Comitiva que foi à Alemanha faz balanço da viagem

Os representantes do Poder Público Municipal que integraram a comitiva brusquense na viagem realizada para o Distrito de Karlsruhe, na Alemanha, por conta da parceria climática concederam uma entrevista coletiva à imprensa na tarde de quinta-feira (25), no Salão Nobre da Prefeitura. Os secretários municipais também participaram do encontro.

Inicialmente, o superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente - Fundema resumiu a agenda de compromissos cumprida pelo grupo. Os pontos altos foram a participação na Conferência em Bad Schönborn, no Festival SDG sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), visita ao Parlamento do Estado de Baden-Wurtemberg em Stuttgart, visita a Universidade, visita guiada sobre Construção Sustentável e Desenvolvimento Urbano, Feira Nacional de Horticultura Heilbronn 2019 - Exposição Jardim e Cidade e participação na reunião do Conselho do Distrito de Karlsruhe.

O prefeito Jonas Paegle contou que deixou na Alemanha o projeto da Beira Rio. “Eles podem nos ajudar a criar uma Beira Rio mais sustentável. Aqui quase não utilizamos o nosso rio, mas podemos mudar isso como eles fizeram lá”, ressaltou.

Educação

A secretária de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, destacou a possibilidade de replicar a ação da escola sementeira na Alemanha. “Exportar a nossa ideia para um país desenvolvido como a Alemanha é gratificante. Quando terminei a minha apresentação apresentei um vídeo sobre a Escola Edith Gama Ramos e chorei. Foi muito emocionante ver as crianças no nosso interior sendo apresentadas para autoridades alemãs”, destacou.

Para Eliani, a parceria entre o Distrito de Karlsruhe e Brusque, por meio da Secretaria de Educação, vai cada vez mais se firmar. “Talvez pela execução de uma escola sustentável ou por um projeto de formação de professores que começamos a desenhar. Enfim, deixamos muitas ideias e trouxemos outras. Nos próximos meses trabalharemos nos projetos, sempre com objetivo de melhorar ainda mais a qualidade da educação na rede municipal de Brusque”, frisou.

A secretária visitou uma escola sustentável na Alemanha. “Ela é pensada na construção com madeira tratada. Eles pensam no momento do projeto em questões como iluminação, ventilação, entre outros aspectos”, contou.

Saúde

O secretário de Saúde, Humberto Fornari, apresentou na Alemanha o projeto “Academia da Saúde - integrando corpo e mente na melhor idade”. “Foi muito proveitoso acompanhar a comitiva para adquirir novos conhecimentos e ideias. Lá, eles têm um sistema totalmente diferente do sistema público brasileiro. O deles é um sistema suplementar de saúde. O governo tem um plano de saúde, todo voltado para um sistema privado”, conta.

Segundo Fornari, a questão tecnológica brasileira na saúde nada fica devendo para a Alemanha. “Pelo menos na unidade hospitalar que eu visitei. Lá eles tem os mesmos problemas que nós na questão de financiamento.  A maioria dos hospitais são deficitários”, revela.

Meio Ambiente

Para o superintendente da Fundema, Cristiano Olinger, que integrou pela sétima vez uma comitiva do município para a Alemanha, esta vez foi especial pela oportunidade de participar de uma Conferência sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que trabalha a Agenda 2030, com metas a serem alcançadas em prol do planeta.

“Nosso planeta é degradado constantemente pelos humanos, pela geração dos nossos pais e a nossa. Agora precisamos reverter esse cenário, pois estudos indicam que será alarmante a questão dos alimentos, que devem sofrer redução de um quarto e a questão climática, no que se refere ao aquecimento global. Isso ficou muito claro em uma palestra da Conferência. A preocupação é geral. O planeta tem que se unir.

Segundo ele, sustentabilidade tem a ver com a parte ambiental, mas também abrange a parte econômica e social. “A própria mobilidade da cidades que foi criada para carros, agora já se percebeu que precisamos pensar os municípios para as pessoas”, ressalta.

“Cada vez que vamos lá crescemos como indivíduo e profissional para agregar a nossa cidade. Conquistamos confiança e temos hoje laços muito fortes com o Distrito. Somos exemplo nas parcerias, com três projetos em andamento. Outras cidades tiveram a mesma oportunidade que nós, mas não conseguiram dar continuidade. Nosso quarto projeto é a Conferência aqui na região em parceria com a AMMVI. Ano que vem em fevereiro vamos retribuir a Conferência que eles fizeram lá”, completa Olinger.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões