Comitiva que foi à Alemanha faz balanço da viagem

Os representantes do Poder Público Municipal que integraram a comitiva brusquense na viagem realizada para o Distrito de Karlsruhe, na Alemanha, por conta da parceria climática concederam uma entrevista coletiva à imprensa na tarde de quinta-feira (25), no Salão Nobre da Prefeitura. Os secretários municipais também participaram do encontro.

Inicialmente, o superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente - Fundema resumiu a agenda de compromissos cumprida pelo grupo. Os pontos altos foram a participação na Conferência em Bad Schönborn, no Festival SDG sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), visita ao Parlamento do Estado de Baden-Wurtemberg em Stuttgart, visita a Universidade, visita guiada sobre Construção Sustentável e Desenvolvimento Urbano, Feira Nacional de Horticultura Heilbronn 2019 - Exposição Jardim e Cidade e participação na reunião do Conselho do Distrito de Karlsruhe.

O prefeito Jonas Paegle contou que deixou na Alemanha o projeto da Beira Rio. “Eles podem nos ajudar a criar uma Beira Rio mais sustentável. Aqui quase não utilizamos o nosso rio, mas podemos mudar isso como eles fizeram lá”, ressaltou.

Educação

A secretária de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, destacou a possibilidade de replicar a ação da escola sementeira na Alemanha. “Exportar a nossa ideia para um país desenvolvido como a Alemanha é gratificante. Quando terminei a minha apresentação apresentei um vídeo sobre a Escola Edith Gama Ramos e chorei. Foi muito emocionante ver as crianças no nosso interior sendo apresentadas para autoridades alemãs”, destacou.

Para Eliani, a parceria entre o Distrito de Karlsruhe e Brusque, por meio da Secretaria de Educação, vai cada vez mais se firmar. “Talvez pela execução de uma escola sustentável ou por um projeto de formação de professores que começamos a desenhar. Enfim, deixamos muitas ideias e trouxemos outras. Nos próximos meses trabalharemos nos projetos, sempre com objetivo de melhorar ainda mais a qualidade da educação na rede municipal de Brusque”, frisou.

A secretária visitou uma escola sustentável na Alemanha. “Ela é pensada na construção com madeira tratada. Eles pensam no momento do projeto em questões como iluminação, ventilação, entre outros aspectos”, contou.

Saúde

O secretário de Saúde, Humberto Fornari, apresentou na Alemanha o projeto “Academia da Saúde - integrando corpo e mente na melhor idade”. “Foi muito proveitoso acompanhar a comitiva para adquirir novos conhecimentos e ideias. Lá, eles têm um sistema totalmente diferente do sistema público brasileiro. O deles é um sistema suplementar de saúde. O governo tem um plano de saúde, todo voltado para um sistema privado”, conta.

Segundo Fornari, a questão tecnológica brasileira na saúde nada fica devendo para a Alemanha. “Pelo menos na unidade hospitalar que eu visitei. Lá eles tem os mesmos problemas que nós na questão de financiamento.  A maioria dos hospitais são deficitários”, revela.

Meio Ambiente

Para o superintendente da Fundema, Cristiano Olinger, que integrou pela sétima vez uma comitiva do município para a Alemanha, esta vez foi especial pela oportunidade de participar de uma Conferência sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que trabalha a Agenda 2030, com metas a serem alcançadas em prol do planeta.

“Nosso planeta é degradado constantemente pelos humanos, pela geração dos nossos pais e a nossa. Agora precisamos reverter esse cenário, pois estudos indicam que será alarmante a questão dos alimentos, que devem sofrer redução de um quarto e a questão climática, no que se refere ao aquecimento global. Isso ficou muito claro em uma palestra da Conferência. A preocupação é geral. O planeta tem que se unir.

Segundo ele, sustentabilidade tem a ver com a parte ambiental, mas também abrange a parte econômica e social. “A própria mobilidade da cidades que foi criada para carros, agora já se percebeu que precisamos pensar os municípios para as pessoas”, ressalta.

“Cada vez que vamos lá crescemos como indivíduo e profissional para agregar a nossa cidade. Conquistamos confiança e temos hoje laços muito fortes com o Distrito. Somos exemplo nas parcerias, com três projetos em andamento. Outras cidades tiveram a mesma oportunidade que nós, mas não conseguiram dar continuidade. Nosso quarto projeto é a Conferência aqui na região em parceria com a AMMVI. Ano que vem em fevereiro vamos retribuir a Conferência que eles fizeram lá”, completa Olinger.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Carreta sai da pista e tomba na rodovia durante a madrugada

Uma carreta tombou na madrugada desta sexta-feira (29), deixando duas pessoas feridas. O acidente aconteceu por volta de 4h40, no trecho de Ilhota. O Corpo de Bombeiros Voluntários de Ilhota atendeu a ocorrência. As duas vítimas foram socorridas no local e passam bem. A Polícia Rodoviária Federal assumiu o registro da ocorrência. Segundo as informações das equipes de socorro, a carreta teria saído da pista e tombado sem bater em...
Continuar lendo...

Trânsito no Centro de São João Batista será alterado

A Secretaria Municipal de Infraestrutura de São João Batista está comunicando que, a partir desta quinta (28), o trânsito na Tajuba II será interrompido. A medida é necessária devido ao avanço das obras de asfaltamento da Rua Vicente Marcos da Silva, que, atualmente, está na fase de implantação do novo sistema de drenagem pluvial. A estimativa é que o bloqueio permaneça por cerca de...
Continuar lendo...

Delegacia de Polícia recebe mais um registro de desaparecimento

Mais um caso de desaparecimento foi registrado na Delegacia de Polícia de Brusque na terça-feira (27). A mãe de Robson Duarte da Silva informou na polícia o desaparecimento dele há mais de quinze dias. Conforme ela, Robson, 27 anos, foi visto pela última vez no dia 11 de dezembro na igreja Santa Terezinha. Ela também salientou que ele é usuário de drogas. De acordo com a mãe ele tem estatura média, de cor branca....
Continuar lendo...