Prefeito Matias Kohler fala sobre sua viagem à Alemanha

O prefeito Matias Kohler foi entrevistado nesta sexta-feira (26) no programa Rádio Revista Cidade. Ele falou sobre a viagem à alemanha onde foi se integrar ao projeto Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), discutindo a questão do clima e que atinge todos indistintamente. Foram dois dias de conferências específicas, entre outras ações. O prefeito explicou que toda a viagem foi  custeada pela Global Engagement, agência do governo alemão criada para fomentar esse tipo de parceria com outros países, entre eles, o Brasil.

Foram feitos alinhamento de projetos com viabilidade e garantia de implantação. Matias explicou que enquanto no Brasil se busca resultados em um a dois meses, na Alemanha os projetos são pensados a longo prazo, entre um a dois anos. Vários conceitos foram abordados e ficou a certeza de que Guabiruba está no caminho certo. No final, além de buscar conhecimentos, no futuro pode resultar em recursos financeiros para execução de projetos em parceria, como já acontece em Brusque.  São modelos que estão sendo criados no Brasil e que podem ser replicados. 

O prefeito guabirubense citou que para muitos uma viagem ao exterior pode parecer um passeio, mas o resultado deste intercâmbio traz um retorno a longo prazo. Ele disse que foi possível mostrar aos alemães que Guabiruba tem avançado em vários aspectos, citando o projeto da mobilidade urbana, “porque o nosso processo de mobilidade foi construído  ao longo de muitos anos através do conceito de que o uso do carro era um conceito de liberdade, de prosperidade, enquanto na verdade você fica preso dentro de um carro duas a três horas, enquanto se você estivesse fazendo o trajeto de bicicleta em menor tempo e um carro é emissão de CO2, a origem do aquecimento global, então nós temos fatores que acabam nos prejudicando e nós não percebemos”, comentou.

TRANSPORTE COLETIVO

O prefeito Matias Kohler disse, em resposta a uma ouvinte, que pretende implantar o sistema de transporte coletivo interligando o município. Ele disse que as obras de pavimentação que foram autorizadas nesta semana através da ordem de serviço vai contribuir para a implantação do sistema e o projeto deve ser colocado em prática ainda neste ano. 

Outro assunto abordado pelo prefeito de Guabiruba foi em relação a  Stadtplatzfest, tradicional festa de rua que resgata um costume germânico de reunir família e amigos ao ar livre para compartilhar e confraternizar. Neste ano foi implantado um novo sistema em que a pessoa pode participar sem necessariamente estar incluído em um grupo, um ambiente gostoso, familiar. Outra novidade será a eliminação do sistema de copos descartáveis, comercializando uma caneca que poderá ser levada pelo visitante, ou ser devolvida ao final do evento e ter o dinheiro reembolsado. A festa acontece neste fim de semana e para a montagem de todas as estruturas da festa, a rua José Fischer será interditada a partir das 4h de sábado, 27, para o trânsito de veículos. A reabertura está marcada para às 19h. Como alternativas de ligação entre o Centro e o Bairro São Pedro, os motoristas poderão utilizar as ruas Independência ou Antônio Fischer.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões