Por trás dos teares, o rock resiste em Brusque

O rock em Brusque já pode ser considerado um patrimônio cultural da cidade. Desde a década de 80, centenas de bandas já foram formadas deixando seus legados. Ano após ano, este número vem aumentando gradativamente, em especial o rock autoral.

As pessoas procuram maneiras de se expressar, e o rock é um bom canal para isso. Hoje em dia, existem mais de 20 bandas autorais brusquenses lançando material, de alta qualidade, com frequência e também fazendo shows por todo o sul do Brasil.

“Nós fomos considerados a capital do rock brasileiro na época que existia o rock carioca do Barão Vermelho, o rock paulista do Titãs, o rock brasiliense do Paralamas; e nós fomos considerados a capital do rock”, diz o vocalista do grupo Bandeira Federal, Luiz Roberto Deschamps. “Mas eu não considero um título, como uma coroa que será carregada pra sempre, é mais parecido como um campeonato. O que é mais importante é sentir que o rock pulsa, que ele está vivo e que dá voz a toda essa molecada”, completa.

As bandas autorais brusquenses não apenas agradam a população trazendo boa música para seus ouvidos, mas também ajuda na economia da cidade. “Essa movimentação da cena de música autoral local gira uma considerável parte da economia local, e diversas atividades econômicas da economia criativa são ativadas. Atividades culturais (expressões culturais diversas, música e demais atividades artísticas), audiovisual, publicidade, design, gastronomia, além de todo comércio tradicional, como lojas de instrumentos musicais e acessórios”, cita o coordenador da Fundação Cultural de Brusque, Igor Alves Balbinot.

“Em partes, a quantidade é essencial para se ter qualidade, não que seja uma competição, arte jamais deveria ser tratada como tal, mas quando, por exemplo, a banda “A” lança um CD, ela instiga a banda “B” a gravar também. Quando a banda “C” grava um vídeo clipe, a banda “D” se vê na necessidade de lançar um vídeo legal também e isto acaba fortalecendo toda a cena, e esta quantidade com, obviamente, qualidade acaba destacando Brusque como um dos principais celeiros do rock catarinense, e isto se torna cada vez mais evidente e palpável,” pontua o letrista e baterista da banda Etílicos e Sedentos, Juninho Tavares.

 

Eventos de rock em Brusque

Vários shows e concertos estão marcados para este e para os próximos meses, sendo o maior deles o Rock na Praça, que será realizado no dia 10 de agosto, e já tem as atrações do evento confirmadas:

16h - Southern

17h - Morenas Azuis

18h - Black Burning Seas

19h - Mosaico Híbrido

20h - Claviceps Purpúrea

21h - Pulsação

22h - Etílicos e Sedentos

23h - The Fighters

 

Confira também a agenda com outros eventos:

26/07 -  7ª Semana do Rock Catarinense no Rock Bar com Stall the Orange, Etílicos e Sedentos e Commando 47 (Joinville) - 23h;

27/07 - 7ª Semana do Rock Catarinense no QG Doberro com Stella Folks (Floripa), 1Plugged e Capim - 17h (FREE);

10/08 - Rock na Praça;

24/08 - 3° Tobias Blues Session com as bandas Pulsação + Arco Elétrico + banda à confirmar - 16:00 hrs - (Free);

31/08 - 3º BQ Rock City - Botuva - Eletric Dust e Mosaico Híbrido.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Casal brusquense pretende dar volta ao mundo de bicicleta

O casal brusquense, Marcelo Furtado, 37 anos e Milena Rodrigues, 21, irão dar a volta ao mundo de bicicleta. “Saia da sua zona de conforto e viva uma vida incrível” é assim que eles definem a aventura que viverão a partir do dia 10 de setembro de 2019. O objetivo do projeto é dar a volta pela América, depois pelo mundo, saindo de Brusque passando pelo litoral catarinense, gaúcho e uruguaio, cortando a Argentina pela...
Continuar lendo...

Eli “Bares e restaurantes sonegam impostos em SC”

Um assunto repercute ainda nesta semana após as declarações do secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, que durante uma entrevista soltou literalmente o verbo contra a Abrasel-SC, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e que críticas ao aumento de ICMS são fake news. De maneira generalizada ao empresariado no ramo de bares e restaurantes, aproximadamente 15 mil em Santa Catarina, Paulo Eli, disse que este muitos deste grupo...
Continuar lendo...

Últimos dias para adquirir a rifa em prol da Vitória

Estamos vivendo o mês de agosto, e com ele teremos no dia 09 o sorteio da rifa em benefício a pequena Vitória Ferreira da Costa, três anos, que reside em Brusque no bairro Azambuja. Em 2018, ela sofreu uma parada cardiorrespiratória em virtude de uma pneumonia, tendo como sequela uma lesão cerebral, e a partir daí a vida dela, e das pessoas ao seu redor foi transformada. A Rádio cidade entrou em contato com a mãe, Fernanda...
Continuar lendo...