Descarte de material irregular entope tubulação na rua Itajaí

Qualquer chuva e a população da rua Itajaí já estava sofrendo com a súbita subida da água. Os moradores acreditavam que a tubulação do local não estava dando conta de escoar a água, mas, no último domingo, uma inspeção dos funcionários da Secretaria de Obras revelou que um tambor de metal de 200 litros havia sido descartado irregularmente e estava entupindo a passagem.

O descarte de material de forma irregular é um dos grandes problemas da Prefeitura de Brusque, que todos os meses retira toneladas de lixo ao fazer a limpeza de mais de 500 bocas de lobo e da tubulação em geral, considerando que a cidade possui cerca de 20 mil bocas de lobo.

O secretário municipal de Obras, Ricardo José de Souza, explicou o que ocorreu com a tubulação do local. “O funcionário da Secretaria de Obras teve que entrar com uma marreta e amassar o tambor de tão entalado que ele estava ali. Nós estávamos com problemas recorrentes nessa drenagem, não existia uma explicação, porque existe dois tubos de um metro. Na semana passada deu uma chuva de pequena quantidade e a água já transbordou. Fizemos uma inspeção e realmente ficamos surpreendidos", falou.

Souza completou falando da importância da participação das pessoas para uma cidade melhor. "Não sabemos se é maldade de alguém, se é falta de conhecimento, mas a gente pede para que a população nos ajude na parte da fiscalização, nos cuidados com nosso sistema de drenagem, porque a cidade não pertence ao prefeito, vice-prefeito, secretários; e, sim, à população. Toda a população brusquense tem que ter interesse em cuidar, fiscalizar e ajudar a manter esse sistema de drenagem funcionando adequadamente,” explicou.

Crime ambiental

O descarte irregular de resíduos pode ser considerado crime, conforme a lei 9605/98. Além do crime, há também a infração administrativa que está sujeita a multa, conforme decreto 6514/98. A população pode e deve colaborar com a prefeitura fazendo denúncias.

Contatos para denúncias

Fundema
3355-6193
98873-1826 (plantão)
Secretaria de Obras
3350-1960  

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões