Grupo Mulheres Polivalentes auxilia vítimas de câncer de mama e colo de útero

A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio da Clínica da Mulher, promove mensalmente o encontro do grupo “Mulheres Polivalentes”, criado para dar suporte e acolher pacientes em tratamento ou que já tenham superado o câncer de mama e de colo de útero. A iniciativa surgiu em 2015 e, reúne em média 15 participantes a cada reunião. 

Durante os encontros são apresentadas palestras com equipes multidisciplinares nas áreas da psicologia, nutrição, educação física, fisioterapia, enfermagem e da medicina. Outras atividades recreativas como passeios também são realizados, visando proporcionar momentos de alegria e prazer para ajudar na superação das doenças. 

A enfermeira Thaisi da Cunha, que coordena a Clínica da Mulher, explica que a meta do grupo é promover o bem-estar e, ainda, oferecer apoio clínico e emocional às pacientes. “É um grupo de apoio onde a troca de experiência de quem já superou a doença, acaba servindo de exemplo para as novas integrantes que estão no início do tratamento. Muitas vezes os familiares também participam dos encontros e auxiliam na motivação”, explica a enfermeira. 

Assim como acontece em todas as terceiras quintas-feiras do mês, no último dia dezoito ocorreu a confraternização julina, com guloseimas e um bate papo informal. O local escolhido para o encontro foi o auditório da Secretaria de Saúde.

Uma das integrantes, Edilene Knabbem, comenta que o grupo Mulheres Polivalentes permite a integração e a superação é um das metas a serem atingidas.  “Foi um choque quando recebi o diagnóstico do câncer há sete anos. Eu perdi a mama, os cabelos mas, não perdi a esperança. Ainda estou em tratamento, porém tenho minha autoestima novamente, com a ajuda das amizades do grupo”, comemora a integrante e uma das primeiras mulheres a ingressar no grupo Polivalentes.

Para participar basta procurar a Clínica da Mulher, sediada no Centro de Serviços em Saúde na Policlínica Central, defronta ao Terminal Urbano de Brusque. Outras informações no telefone (47) 3255 6840.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Bombeiros socorrem vítima de queimadura e fratura

O Corpo de Bombeiros de Brusque foi acionado este sábado, 28, por volta das 15h25min na rua Planície Alta, Bairro Planície Alta em Guabiruba para atender uma ocorrência de esmagamento com queimadura no terço medial da tíbia, apresentava vermelhidão e edema com suspeita de fratura do membro inferior direito. A vítima, ao tentar ligar sua moto Honda Biz Preta 125 de Brusque, acabou sofrendo o acidente. Cabe citar que a vítima foi...
Continuar lendo...

Colisão no Guarani envolve moto e carro de Guabiruba

Nesta segunda-feira (23), por volta das 16h49, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Brusque deslocou até a rua General Osório, bairro Guarani, para atendimento de acidente de trânsito. No local, foi constatado uma colisão envolvendo um Honda Civic , de cor branca, placas de Guabiruba, conduzido por um homem de 63 anos, que não se feriu, e uma motocicleta Honda Biz, de cor  preta, placa de Guabiruba, conduzida por  uma mulher de 52...
Continuar lendo...

“Nunca na história de Brusque se derrubou tanta droga”

Na quinta-feira (19), no auditório do 18º Batalhão da Polícia Militar, o comandante, tenente-coronel, Otávio Manoel Ferreira Filho divulgou os números no que se refere ao tráfico de drogas em Brusque de janeiro até o mês de agosto. Ele explica que o trabalho da polícia tem sido minucioso. E diz acreditar que os números mais altos não indicam um aumento no tráfico e sim o resultado da...
Continuar lendo...