Prova teórica passa a ser obrigatória após conclusão do curso de reciclagem de CNH

Condutores infratores que tenham a habilitação suspensa ou cassada serão submetidos à prova teórica de reciclagem nas Ciretrans, a partir de 5 de agosto em todo o estado. Para que a medida entre em vigor, o Detran/SC buscou a parceria do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina S.A. (Ciasc) para desenvolver uma ferramenta no sistema DetranNet que contemple a modalidade Penalidades. A nova funcionalidade foi apresentada durante reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 17, em Florianópolis.

O encontro reuniu profissionais do Detran/SC, do Ciasc, delegados regionais e representantes das Ciretrans de diversas regiões de Santa Catarina. Na ocasião, foi feita a apresentação e demonstração do sistema que será disponibilizado para os operadores, além do repasse de orientações gerais quanto aos procedimentos a serem adotados, de acordo com o anexo II, da Resolução 168/2004 do Contran.

Cada Ciretran fará o agendamento da prova de acordo com a demanda. Na Capital, a avaliação deve ocorrer toda quarta-feira. Assim, o condutor que tiver cumprido o período de suspensão ou cassação, deve apresentar o certificado no órgão de trânsito de seu município para fazer o agendamento da prova.

A exigência será aplicada a todos os condutores que realizaram o curso de reciclagem, mesmo que estejam cumprindo o período de suspensão, desde que ainda não tenham entregado seus certificados nos órgãos de trânsito.

Para os condutores de outras unidades da federação, será obrigatória a transferência do prontuário, pois o interessado deve constar na base de dados estadual para que possa realizar a prova e cumprir todas as etapas do processo administrativo.

O gerente-geral das Jaris e Imposição de Penalidades do Detran, Felipe Odara, explica que o objetivo é avaliar o conhecimento dos condutores adquiridos durante o curso de reciclagem. “É algo que vem somar a todas as medidas implantadas pelo Detran para um trânsito mais seguro e consciente”, frisou.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Justiça sugere que réu pare de beber álcool para poder pagar fiança de R$ 200,00

Um pedreiro do Vale do Itajaí terá que pagar fiança de R$ 200,00 até a próxima quinta-feira, dia 10 de outubro, caso pretenda continuar a responder em liberdade processo por embriagues ao volante. A decisão foi confirmada em sede de habeas corpus, sob a relatoria do desembargador Zanini Fornerolli. Ele entendeu que a magistrada de origem não incorreu em qualquer ato ilegal a ser remediado ao fixar o montante, inobstante a Defensoria...
Continuar lendo...

Abain/FME recebe doação de materiais esportivos da Justiça Federal

A Associação Brusquense de Amigos e Incentivadores da Natação (Abain/FME) recebeu a doação da Justiça Federal de Brusque de diversos materiais esportivos que serão utilizados pelos integrantes da equipe. São cronômetros, kits paraquedas, nadadeiras, pé de pato, palmares, colchonetes e toucas personalizadas com o nome dos atletas, algo que era um dos objetivos do grupo, conforme comenta a presidente da Abain, Daniela...
Continuar lendo...

Brusque vence o Ituano e chega à final da Série D do Brasileiro

Brusque FC entrou em campo na tarde deste domingo (4) contra o Ituano pelo jogo de volta da fase semifinal do Campeonato Brasileiro da Série D, no Estádio Augusto Bauer. O técnico Waguinho Dias não pode contar com o goleiro titular, Zé Carlos, por isso manteve Dida na meta brusquense e o zagueiro Ianson, que se contundiu, entrando Magrão em seu posto. Outro desfalque sentido foi de Ruan, também entregue ao departamento médico, entrando...
Continuar lendo...