Abono do PIS/Pasep começa a ser pago na próxima quinta-feira

O pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), exercício 2019/2020, começa na quinta-feira (25) da próxima semana. A liberação do dinheiro para os cadastrados no PIS vai considerar a data de nascimento e os do Pasep, o dígito final do número de inscrição.

Os trabalhadores que nasceram entre julho e dezembro receberão o abono do PIS ainda este ano. Já os nascidos entre janeiro e junho terão o recurso disponível para saque em 2020. Recebem também este ano os servidores públicos cadastrados no Pasep com dígito final do número de inscrição entre 0 e 4. Os com final entre 5 e 9 receberão no próximo ano.

A data para o fechamento do calendário de pagamento do exercício 2019/2020 está prevista para o dia 30 de julho de 2020. A estimativa é de que sejam destinados R$ 19,3 bilhões a 23,6 milhões de trabalhadores. O pagamento do abono salarial referente ao PIS será feito pela Caixa em suas agências em todo o país; e o abono do Pasep será pago no Banco do Brasil.

Quem tem direito

Para ter direito ao abono salarial do PIS/Pasep é necessário ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2018, com remuneração média de até dois salários mínimos. Além disso, o trabalhador tem de estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Para os trabalhadores que tiverem os dados declarados na Rais 2018 fora do prazo e entregues até 25 de setembro de 2019, o pagamento estará disponível a partir de 4 de novembro de 2019, conforme calendário de pagamento aprovado, e, após este prazo, somente no calendário seguinte.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Mulher é condenada a 27 anos em júri popular em Blumenau

Uma mulher acusada de participar da morte brutal de um homem de 23 anos em março de 2018 foi condenada à pena de 27 anos e três meses de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado, em sessão do Tribunal do Júri nesta semana no Fórum Central de Blumenau.  Segundo denúncia do Ministério Público, a ré e outras oito pessoas (entre eles dois adolescentes), que fazem parte de uma organização...
Continuar lendo...

Adolescente desaparece na mata e movimenta equipes de salvamento

Uma família de Nova Trento passou por drama entre o final da tarde de ontem, quinta-feira (16), e o início da madrugada de hoje, sexta-feira (17). É que um rapaz de 17 anos, portador de autismo, acabou desaparecendo na mata. Ele havia ido ao pasto próximo da residência com o pai e não foi mais visto. O fato foi registrado na região de São Valentim. Policiais militares foram acionados e pediram ajuda a equipes dos bombeiros e do canil da...
Continuar lendo...

Empresário da rede de lojas Paludo prestigia a Pronegócio

A 50ª edição da Pronegócio que acontece em Brusque até o próximo dia 23, no Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, está atraindo novos compradores do Brasil e do exterior, mas um dos objetivos, segundo o presidente da AmpeBr, Ademir José Jorge, é continuar recebendo os compradores de longa data, que são fiéis às rodadas de negócios. Alguns deles colocaram Brusque no roteiro de compras há...
Continuar lendo...