Robótica educacional começa a ser realidade na rede municipal pública de ensino

Nesta quinta (18) e sexta-feira (19), a Secretaria Municipal de Educação (SEME) realiza a formação continuada para os servidores da pasta. Ao todo, serão ofertadas 161 oficinas contando com a participação de 1600 profissionais da rede municipal de ensino. A ação ocorre na Uniasselvi Assevim, nos períodos matutino e vespertino.

Diferencial

Entre as oficinas oferecidas está a de robótica educacional, que vai capacitar os profissionais para atuarem em sala de aula, proporcionando o conhecimento para os alunos. O instrutor de programação da SEME Brusque, Rubens Zimmermann, falou da importância da educação incluir a programação na sala de aula. 

"Com certeza , hoje vemos que já estamos inseridos, as crianças que nascem na geração de hoje, já estão na geração digital. Ela eventualmente é usuária, mas o que queremos passar com isso, é que ela seja produtora dessa programação, que ela saiba a lógica que envolve programação, algoritmo, o dia a dia de uma programação", disse.

Já o coordenador do Centro Municipal de Inclusão Digital - CMID, João Luiz de Lima Moreira, destacou a importância da rede pública ofertar a robótica para os alunos. "A robótica na atual circunstância é algo real na vida das nossas crianças. Mas as crianças de colégios privados é que possuem essa maior disponibilidade de estar manuseando isso. Nós, através da Secretaria de Educação do município, conseguimos trazer isso para o público. Então, por isso fizemos a maquete na linguagem de programação de robótica, nós planejamos uma praça com a via pública, com prédios, e até heliponto", explicou.

Gestão do conhecimento

Para a escolha das oficinas e dos oficineiros da capacitação da rede municipal de educação deste ano, foi aberto edital para os profissionais da rede de ensino, possibilitando que o conhecimento e capacitação dos profissionais que integram a rede possam repassar o conhecimento, valorizando o material humano e intelectual que Brusque possui. 

Fonte Assessoria

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Criação de cargo gera divergência na última sessão do ano em Guabiruba

O projeto de Lei Ordinária 40/2019 do Executivo que altera a Lei 1.573/16 e cria o cargo de provimento em comissão de assessor de publicidade gerou divergências na Câmara de Guabiruba durante a última sessão do ano realizada na terça-feira (18). Em votação com regime de urgência ele foi aprovado por cinco votos favoráveis a três contrários. Harri Westerb Neto, o Godo, foi um dos vereadores que votou contra...
Continuar lendo...

Brusque registra novos casos de Covid-19 nesta terça-feira

A cidade de Brusque registrou mais 28 casos de Covid-19 nesta terça-feira (23). Os dados integram o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde no final desta tarde. Agora, são 362 casos de pessoa sinfectadas pela doença desde o início da pandemia.  Ainda conforme o boletim, há 167casos ativos. Isso porque o total de pessoas recuperadas é de 195. Os números também mostram que...
Continuar lendo...

Mitos e verdades: cuidados com a alimentação na pandemia

Vivemos um momento diferenciado. O Coronavírus chegou no Brasil e mudou a rotina dos brasileiros. Não é diferente de outras partes do mundo. Além de todo o cuidado com a saúde, a pandemia alterou os hábitos da população. Constantemente, ouvimos relatados das pessoas que passaram a se alimentar de uma forma excessiva sem nenhuma prática de atividades físicas durante o isolamento. A nutricionista, Andresa Nascimento...
Continuar lendo...