Concidades pede alterações no Plano Diretor de Guabiruba

A Câmara de Vereadores de Guabiruba esteve reunida em sessão ordinária na noite desta terça-feira (16), sob a presidência do vereador Paulo Ricardo Guns. Na ordem do dia, foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei Ordinária de autoria do Executivo, concedendo auxílio financeiro a Associação para o Desenvolvimento Rural de Guabiruba (Aderg), sendo aprovado por unanimidade.

O que mais chamou a atenção foi um ofício encaminhado pelo Concidades (Conselho Estadual das Cidades), intercedendo em favor dos bairros Planície Alta e Holstein, sugerindo alterações na revisão do Plano Diretor que entrará na pauta do Legislativo após o recesso, no mês de agosto. Segundo o Conselho, depois de ocorridas todas as audiências públicas com a participação da comunidade, surgiu uma demanda de alguns moradores  destes bairros.

No caso da Planície Alta, a questão se refere a proibição da edificação e instalação de indústrias e comércios de maior porte no bairro, em tese, por tratar-se de uma zona de interesse turístico. O conselho se mostrou favorável a uma alteração no projeto encaminhado para possibilitar a ocupação dos imóveis deste bairro por atividades industriais de baixo impacto ambiental de médio e grande porte. “Entende, este conselho, que tais restrições inibem o desenvolvimento do bairro Planície Alta, restringindo seu crescimento e a consequente geração de empregos para os seus moradores, bem como a subutilização de seus imóveis”, citou o presidente Carlos Alberto Kniss em um trecho do ofício.

Outra demanda acolhida pelo conselho diz respeito ao zoneamento existente na localidade do Holstein, onde está instalada a Indústria Rodotex Tinturaria. Ocorre que tal zoneamento, chamado de ZUR (Zona de Urbanização Rarefeita) também não permite a instalação de indústria, o que impossibilita a regularização de empresas já instaladas. “Cabe salientar que a empresa, no caso específico a Rodotex, ali instalada, com início das atividades há 34 anos, possui os licenciamentos ambientais e alvará de funcionamento necessários, porém, não consegue o habite-se da construção pelo fato do zoneamento não permitir. Entendemos como direito adquirido sua permanência no local”, pontua o conselho. O impasse ´pode comprometer a continuação de suas atividades, face a uma exigência legal de seus parceiros comerciais. 

O Concidades sugere uma alteração no zoneamento existente em parte desta área, consultando a Secretaria de Planejamento Urbano, haja vista que a mesma passa por um processo de urbanização e adensamento. O ofício com as propostas será discutido apenas após o recesso do Legislativo guabirubense. 

  

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Ladrão arromba residência e furta um notebook

Nesta quarta-feira (23) por volta das 20h08min, a Polícia Militar foi acionada para atender um furto em uma residência, ocorrido no bairro São Pedro. No local a guarnição conversou com o solicitante que informou que ao chegar a sua residência percebeu que estava com uma janela aberta. Ao entrar percebeu que havia sido furtada, sendo levado do local um notebook marca Dell 15’ de cor preta. Diante dos fatos a guarnição confeccionou...
Continuar lendo...

Veículos se chocam e um deles capota após o acidente

Na quinta-feira (10), por volta das 23h52, a guarnição ASU-431 do Corpo de Bombeiros se deslocou até a rua Conselheiro Rui Barbosa para atender um acidente de trânsito. No local, foi constatado tratar-se de uma colisão seguida de capotamento envolvendo dois veículos. O sinistro envolveu uma VW Saveiro, de cor prata, placas de placas de Brusque, conduzida por um homem de 24 anos que nada sofreu. O segundo veículo envolvido foi um Fiat...
Continuar lendo...

Vereador reclama do excesso de multas aplicadas

Na sessão desta terça-feira (20) da Câmara Municipal de Brusque, o vereador Jean Pirola (Progressista) reclamou da quantidade de multas aplicadas a motoristas que deixaram seus veículos durante o último final de semana nos arredores do hospital de Azambuja. No local acontecia a tradicional Festa de Azambuja. Segundo o vereador, muitas pessoas se deslocaram até a unidade hospitalar para atendimento médico ou em vistas as pacientes, mas foram...
Continuar lendo...