Segundo dia na Alemanha é marcado por apresentação de cases

Nesta terça-feira (16) a comitiva brusquense participou de uma Conferência em Bad Schönborn e do Festival SDG, sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Na conferência, foi realizada a apresentação dos cases de Brusque, entre eles a “Escola Sementeira - Programa Nossa Escola, Nosso Lar”, pela secretária de Educação Eliani Aparecida Busnardo Buemo. 

“Fiquei muito emocionada por apresentar a Escola de Campo, um projeto nosso que dá certo, aqui na Alemanha. Conseguimos mostrar as ações que desenvolvemos, de forma especial, a ação de plantio e cultivo na Escola Edith Gama Ramos, no bairro Cedro Grande. Levaremos na bagagem experiência e a proposta de continuação da parceria desenvolvida até aqui”, explica Eliani. 

No mesmo evento, o secretário de Saúde, Humberto Fornari, apresentou o case “Academia da Saúde - integrando corpo e mente na melhor idade”. Segundo ele, o tema foi bastante discutido entre os presentes. 

“Fomos muito apreciados. Houve uma discussão ampla em relação a essa célula da Secretaria da Saúde. Finalizamos com um workshop onde foram escolhidos os padrinhos dos temas a serem desenvolvidos a partir de agora”, conta Fornari. 

Já o superintendente da Fundema, Cristiano Olinger, apresentou os detalhes da parceria entre Brusque e o Distrito de Karlsruhe e participou da formatura dos alunos alemães que concluíram o projeto Sairinhas. E a assistente social da Unimed Brusque, Camile Rebeca Bruns, falou sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Além das apresentações, os cases brusquenses também foram apresentados aos alemães em formato banner. 

Na ocasião, o prefeito de Brusque, Jonas Paegle, entregou às autoridades alemãs o convite da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) para Conferência ODS no Brasil, que deve ser realizada em março de 2020. 

O grupo ainda encontrou os alunos intercambistas de Brusque e Guabiruba, que estão na Alemanha, acompanhados do professor Tiago Spiess. 

Talk Show 

O prefeito Jonas Paegle participou durante o Festival SDG de um Talk Show, com os demais prefeitos convidados. Entre eles, o chefe do Executivo de Guabiruba (SC) Matias Kohler e de Pomerode (SC), Ércio Kriek. 

Paegle foi questionado com a seguinte pergunta: como está a parceria climática com o Distrito de Karlsruhe. O que vocês estão fazendo e que projetos estão sendo desenvolvidos?

O prefeito iniciou sua resposta agradecendo pela oportunidade. Em seguida, resumiu o andamento das ações. 

“Temos um apreço enorme pelo Distrito de Karlsruhe. Agradeço a oportunidade de estar aqui hoje com vocês e também as oportunidades geradas para Brusque. Em nossa cidade executamos três projetos: o de Estações Inteligentes e Luminárias Led, que está em fase de finalização. O projeto de Mobilidade Sustentável e o de Instalações Fotovoltaicas, que estão sendo adquiridas e vão ser instaladas dentro de 60 dias”, explicou. 

Agenda
 
A agenda de compromissos no Distrito de Karlsruhe continua. Amanhã (17), o ponto alto da programação é a Conferência em Bad Schönborn onde haverá Fóruns com Especialistas sobre os temas: Cidades e Comunidades Sustentáveis, Intercâmbio e Parceria. 

Na quinta-feira (18), a delegação será dividida por área de interesse. Neste dia, estão previstas visitas ao parlamento, a uma escola e hospital, entre outras atividades. Na sexta-feira (19), haverá evento sobre Mobilidade Urbana e reunião com o administrador distrital, dr. Christoph Schnaudigel, na sede da Administração Distrital. Neste dia, também haverá visitas em universidades. 

No sábado (20), o grupo conhecerá a festa de rua de Karlsdorf-Neuthard e o Mosteiro Medieval de Maulbronn (patrimônio mundial) e participa de um passeio ciclístico. Na segunda-feira haverá um almoço oficial de despedida e a comitiva embarca para o Brasil.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Abertas inscrições para cuidadores escolares

Interessados em atuar com cuidador escolar na cidade de Guabiruba podem fazer inscrição. A Secretaria de Educação do município abriu o prazo para receber os cadastros. A carga horária de trabalho é de 40 horas semanais, com remuneração de R$ 1.408,69. A retirada da ficha para se inscrever pode ser feita no site da Prefeitura, que é o www.guabiruba.sc.gov.br. Na página, é só acessar o espaço...
Continuar lendo...

Grupo Mulheres Polivalentes auxilia vítimas de câncer de mama e colo de útero

A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio da Clínica da Mulher, promove mensalmente o encontro do grupo “Mulheres Polivalentes”, criado para dar suporte e acolher pacientes em tratamento ou que já tenham superado o câncer de mama e de colo de útero. A iniciativa surgiu em 2015 e, reúne em média 15 participantes a cada reunião.  Durante os encontros são apresentadas palestras com equipes multidisciplinares nas...
Continuar lendo...

Vereador cobra realização da Semana da Mobilidade Urbana

Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Guabiruba na terça-feira (03). O Vereador, Felipe Eilert dos Santos, apresentou uma indicação, solicitando ao poder executivo que organize atividades que debatam sobre a mobilidade urbana. Conforme Felipe, foi aprovado em lei, que seja realizada na terceira semana de setembro a Semana da Mobilidade Urbana. “Buscando fazer o trabalho de legislador, fiscalizando o executivo. Temos uma lei que foi aprovada na...
Continuar lendo...