Proibição de telemarketing de telefônicas começa nesta terça

Entra em vigor nesta terça-feira (16) a lista Não Perturbe para as operadoras de telecomunicações. Os clientes incluídos nesse grupo não poderão ser objeto de ligações de telemarketing de empresas para a venda de serviços, como pacotes de telefonia, acesso à internet e TV paga. A medida foi uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

As pessoas que não desejarem receber esse tipo de chamada podem incluir seu nome no site criado para a iniciativa, no ar a partir desta terça-feira (16).

A lista vai ser única e atingirá as principais empresas do setor: Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. Essas empresas também deverão, nesse prazo, criar e divulgar amplamente um canal por meio do qual o consumidor possa manifestar o seu desejo de não receber ligações.

Segundo a Anatel, se uma pessoa solicitar a sua inclusão e continuar recebendo ligações de oferta de bens e serviços de telecomunicações, ele pode ligar para o número 1331 e fazer uma reclamação. As sanções podem variar de advertência a multa de até R$ 50 milhões.

Outras medidas

Outra decisão da Anatel é que essas empresas não poderão mais efetuar ligações telefônicas com o objetivo de oferecer seus pacotes ou serviços de telecomunicações para os consumidores que registrarem o número na lista nacional a ser criada.

As companhias vão ter de abrir canais para que seus clientes possam solicitar a inclusão no grupo, que passará a não poder mais receber ligações com ofertas de serviços de telecomunicações. Assim, na prática, as empresas ficam impedidas se oferecer seus produtos e serviços utilizando o telemarketing.

A agência determinou ainda que as áreas técnicas estudem medidas para combater os incômodos gerados por ligações mudas e realizadas por robôs, mesmo as que tenham por objetivo vender serviços de empresas de setores não regulados pela Anatel. Segundo a Anatel, estudos de mercado estimam que pelo menos um terço das ligações indesejadas no Brasil são realizadas com o objetivo de vender serviços de telecomunicações.

Além dessa iniciativa, a Anatel deve discutir novas ações relacionadas à prática do telemarketing. De acordo com o comunicado do órgão, o Conselho Diretor da autoridade solicitou que a área técnica elabore propostas para limitar os abusos nessas chamadas, mesmo que de outros serviços fora da área de telecomunicações.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Brusque faz dois gols, mas cede empate ao Manaus

O Brusque FC entrou em campo na tarde deste domingo, 11, para enfrentar o Manaus no primeiro jogo da decisão da Série D do Campeonato Brasileiro. O técnico Waguinho Dias manteve Dida e Zé Mateus como titulares e como Fio estava suspenso, entrou com Thiago Alagoano para manter a ofensividade, sabendo que precisava fazer um bom resultado em casa, já que o jogo derradeiro será no campo do adversário. O Brusque chegou a abrir dois gols de vantagem,...
Continuar lendo...

Secretaria de Obras recebe quatro novas retroescavadeiras

Com o objetivo de melhorar os serviços prestados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos através de novos equipamentos, a Prefeitura de Brusque contraiu, no início do segundo semestre de 2019, empréstimo de R$ 5 milhões junto ao Banco do Brasil.  Os primeiros veículos pesados adquiridos chegaram já na última semana. Trata-se de quatro retroescavadeiras que já estão prontas para serem...
Continuar lendo...

Embratex oficializa acordo com o Brusque FC

Depois de uma parceria de duas temporadas com a Umbro, o Brusque Futebol Clube já tem seu novo fornecedor de material esportivo. A Embratex Sport, empresa de Içara (SC), confirmou em seu site a parceria com o Brusque para a temporada de 2020. Além disso, a empresa já trabalha nas peças que irão vestir o campeão brasileiro da Série D. A informação foi confirmada pela reportagem da Rádio Cidade na tarde desta...
Continuar lendo...