Comitiva brusquense inicia agenda de compromissos na Alemanha

A comitiva brusquense iniciou nesta segunda-feira (15) a agenda de compromissos  no Distrito de Karlsruhe, por conta da parceria climática. No primeiro dia na Alemanha, o grupo participou de uma visita guiada sobre Construção Sustentável e Desenvolvimento Urbano e da Feira Nacional de Horticultura Heilbronn 2019 - Exposição Jardim e Cidade.  O administrador distrital, dr. Christoph Schnaudigel, deu as boas-vindas à delegação brasileira. 

De acordo com o prefeito, Jonas Paegle, o primeiro dia já foi bastante produtivo. “Heilbronn é uma cidade com diversas fábricas automobilísticas e um índice de desemprego de 0,2%. Vimos muitas construções sustentáveis, como um prédio de 10 andares feito de madeira”, conta. 

A comitiva  
Compõem a delegação, o prefeito de Brusque Jonas Paegle, a secretária de Educação Eliani Aparecida Busnardo Buemo, o secretário de Saúde Humberto Fornari e o superintendente da Fundema Cristiano Olinger. Do município, também participam da viagem técnica, a assistente social da Unimed Brusque Camile Rebeca Bruns e o professor de Engenharia Mecânica da Unifebe Rodrigo Blodorn. 

Dos municípios vizinhos foram convidados, o prefeito de Guabiruba (SC) Matias Kohler, que embarca com três secretários e o prefeito de Pomerode (SC) Ércio Kriek com um secretário e um administrador. 

Programação 

Na terça-feira (16), a comitiva participa de uma Conferência em Bad Schönborn e do Festival SDG, sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Na conferência, haverá apresentação dos cases de Brusque “Escola Sementeira” pela secretária de Educação e “Academia de Saúde” pelo secretário de Saúde. Neste dia, o superintendente da Fundema também apresentará os detalhes da parceria entre Brusque e o Distrito de Karlsruhe. 

Na quarta-feira (17), o ponto alto da programação é a Conferência em Bad Schönborn onde haverá Fóruns com Especialistas sobre os temas: Cidades e Comunidades Sustentáveis, Intercâmbio e Parceria. Já na quinta-feira (18), a delegação será dividida por área de interesse. Neste dia, estão previstas visitas ao parlamento, a uma escola e hospital, entre outras atividades. 

Na sexta-feira (19), haverá evento sobre Mobilidade Urbana e reunião com o administrador distrital, dr. Christoph Schnaudigel, na sede da Administração Distrital. Neste dia, também haverá visitas em universidades. 

No sábado (20), o grupo conhecerá a festa de rua de Karlsdorf-Neuthard e o Mosteiro Medieval de Maulbronn (patrimônio mundial) e participa de um passeio ciclístico. Na segunda-feira haverá um almoço oficial de despedida e a comitiva embarca para o Brasil.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Nova Trento confirma quinto caso de Coronavírus

A cidade de Nova Trento registrou o quinto paciente com Covid-19. Trata-se de uma mulher, 34 anos, que está já no 10º dia de isolamento. Ela apresentou dor no corpo, na garganta, febre e mal estar geral. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, seu quadro de saúde é estável. Ainda de acordo com as informações repassadas pelo setor, é possível que ela tenha se contaminado quando esteve em Florianópolis. O...
Continuar lendo...

Saiba quais medidas rigorosas podem ser tomadas em Brusque

Uma reunião entre prefeitos, vices, profissionais da saúde de cidades do Vale do Itajaí e Alto Vale do Itajaí esta manhã discute as medidas a serem adotadas para conter o avanço do Covid-19 nestes municípios. O encontro, virtual, deve tirar uma série de recomendações. O vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi, afirma que algumas delas surgiram como propostas em outra reunião, realizada na sexta-feira (26) na Prefeitura,...
Continuar lendo...

Demissões no setor de transporte crescem em Brusque

O setor de transporte tem enfrentado uma onda de demissões por conta da pandemia do Coronavírus. Na cidade de Brusque não é diferente. Dados do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte (SINTRAB) apontam que quase cem desligamentos já ocorreram desde o início da crise, na metade de março. Entre empregados de empresas de transporte coletivo e de cargas, as rescisões de contratos de trabalho chegaram a 70 na última semana. E mais...
Continuar lendo...