Secretaria de Saúde intensifica ações no Julho Amarelo

Julho Amarelo, mês de combate às hepatites virais. Esta é a campanha que a Secretaria de Saúde de Brusque, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, está promovendo entre os dias 15 e 31 de julho.

Toda população poderá se dirigir a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa e realizar o teste rápido, que também detecta o HIV e a Sífilis. 28 de julho é celebrado em todo o mundo o Dia Mundial de combate as Hepatites Virais.

As Hepatites Virais variam, na sua grande maioria, entre os subtipos A, B e C, sendo que a B e a C podem se transformar em doenças crônicas como cirrose e câncer de fígado.

A campanha, que começa nesta segunda-feira (15), têm por objetivo chamar atenção de toda a sociedade, em especial das pessoas acima de 40 anos, já que o diagnóstico da doença não era tão comum até o início da década de 90.

Muitos contraíram a doença por transfusão de sangue, via sexual ou uso de agulhas compartilhadas e, ainda, não sabem que são portadores. Hoje, a Hepatite C já possui tratamento medicamentoso pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e se detectada a tempo, poderá ter cura.

A médica hepatologista, Josiane Fischer, reforça a importância do teste rápido: “é muito importante o diagnóstico precoce da doença, no caso do subtipo C, o tratamento que é fornecido gratuitamente pode curar a doença e o paciente pode ter uma vida normal”, comenta.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Vereadores aprovam contratação de médico regulador

Os vereadores de Brusque aprovaram na sessão desta terça-feira (24) projeto d lei de autoria do Executivo que amplia o número de médicos reguladores no serviço público municipal. A demanda fez com que a Prefeitura solicitasse a autorização do Legislativo para criar mais uma vaga, passando de um para dois profissionais. O médico regulador tem como atribuição fazer o atendimento de casos que precisam do crivo de um...
Continuar lendo...

Assaltante tenta fugir de bicicleta e é pego por populares

Uma homem foi detido por pessoas que estava nas proximidades após assaltar um estabelecimento comercial na cidade de Brusque. O crime foi registrado por volta de 16h de ontem, sexta-feira (25), na Rua Maximiliano Furbringer, no Jardim Maluche. De acordo com a Polícia Militar, o homem entrou na loja e anunciou o crime. Ele levou dinheiro do caixa e fugiu em uma bicicleta. A fuga, no entanto, durou poucos metros, pois o suspeito foi pego e detido a chegada da PM. Os policiais...
Continuar lendo...

Fenarreco é divulgada no aniversário de Guaramirim

A grande comemoração dos 70 anos de emancipação política de Guaramirim (SC) foi realizada na quarta-feira (28) com desfile comemorativo. O evento reuniu mais de cinco mil pessoas na região central da cidade e contou com a participação especial da realeza adulta e mirim e dos mascotes da Fenarreco. Mais de 80 entidades passaram pela avenida. A 34ª Festa Nacional do Marreco será realizada de 10 a 20 de outubro, no...
Continuar lendo...