Termina na segunda prazo para retorno de pequenas empresas ao Simples

O prazo para que as micro e pequenas empresas (MPE) excluídas do Simples Nacional solicitem retorno ao sistema termina na próxima segunda-feira (15). A orientação consta da Resolução nº 146, do Comitê Gestor do Simples Nacional, da Receita Federal.

O Simples Nacional é regime tributário diferenciado, que reúne, em um único documento de arrecadação, os principais tributos federais, estaduais, municipais e previdenciários devidos às MPEs.

Conforme detalha a resolução, a possibilidade de retorno se aplica a negócios de pequeno porte que tenham sido retirados do sistema em 1º de janeiro de 2018. A outra condição é de que tenham aderido ao Programa Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte optantes pelo Simples Nacional (Pert-SN). É necessário ainda que a MPE não apresente nenhuma das restrições previstas na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

De acordo com a lei, não podem aderir ao Simples Nacional, por exemplo, empreendimentos que trabalhem com importação ou fabricação de automóveis e motocicletas. Atacadistas de cigarros, armas de fogo, pólvoras e explosivos também entram na categoria daqueles que não estão habilitados à inscrição.

Foi publicada em 03 de julho de 2019 a Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) nº 146, de 26 de junho de 2019, que regulamentou a possibilidade de as empresas excluídas do Simples Nacional em 1º de janeiro de 2018 poderem realizar nova opção por esse regime. A nova opção foi autorizada de forma extraordinária pela Lei Complementar nº 168, publicada em 12 de junho de 2019.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Homem se fere ao cair do poste de energia elétrica

Um homem de 36 anos que fazia a manutenção da rede elétrica ficou ferido após cair da escada que o sustentava junto ao poste. O fato ocorreu por volta de 17h28 de ontem, sexta-feira (20), na Rua Madalena Misstfeld, no Bairro São Pedro, em Guabiruba. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Guabiruba, que atendeu a vítima, ele é funcionário da empresa que fornece o serviço. O homem estava com ferimentos nos pés e...
Continuar lendo...

Acidente entre duas motocicletas manda três para o hospital

Por volta das 6h35 deste domingo (14) o Corpo de Bombeiros e o SAMU foram acionados para o atendimento de um acidente de trânsito na rodovia Antônio Heil (SC-486), altura do KM 20, bairro Limoeiro. Foi constatado o choque entre uma motocicleta Honda XRE 300, conduzida por um homem de 28 anos de idade que foi socorrido pelo SAMU, sem informações de seu estado de saúde. Já a segunda motocicleta, uma Honda Titan de cor prata, placa de Brusque, era...
Continuar lendo...

Acidente entre duas motos deixa uma vítima sem gravidade

Nesta sexta-feira (8), por volta das 14h27, o Corpo de Bombeiros se deslocou até a rodovia Ivo Silveira, bairro Steffen, para atender um acidente de trânsito envolvendo duas motocicletas. Chegando ao local, encontrou a primeira vítima, uma mulher, maior, de iniciais,  d. T. P., de 36 anos de idade, a mesma estava deitada, consciente, orientada, sinais vitais normais, apresentando contusão e edema no tornozelo. Após o atendimento pré-hospitalar a...
Continuar lendo...