Termina na segunda prazo para retorno de pequenas empresas ao Simples

O prazo para que as micro e pequenas empresas (MPE) excluídas do Simples Nacional solicitem retorno ao sistema termina na próxima segunda-feira (15). A orientação consta da Resolução nº 146, do Comitê Gestor do Simples Nacional, da Receita Federal.

O Simples Nacional é regime tributário diferenciado, que reúne, em um único documento de arrecadação, os principais tributos federais, estaduais, municipais e previdenciários devidos às MPEs.

Conforme detalha a resolução, a possibilidade de retorno se aplica a negócios de pequeno porte que tenham sido retirados do sistema em 1º de janeiro de 2018. A outra condição é de que tenham aderido ao Programa Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte optantes pelo Simples Nacional (Pert-SN). É necessário ainda que a MPE não apresente nenhuma das restrições previstas na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

De acordo com a lei, não podem aderir ao Simples Nacional, por exemplo, empreendimentos que trabalhem com importação ou fabricação de automóveis e motocicletas. Atacadistas de cigarros, armas de fogo, pólvoras e explosivos também entram na categoria daqueles que não estão habilitados à inscrição.

Foi publicada em 03 de julho de 2019 a Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) nº 146, de 26 de junho de 2019, que regulamentou a possibilidade de as empresas excluídas do Simples Nacional em 1º de janeiro de 2018 poderem realizar nova opção por esse regime. A nova opção foi autorizada de forma extraordinária pela Lei Complementar nº 168, publicada em 12 de junho de 2019.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Bebê é derrubado do colo de irmão e sofre lesão cerebral

Na segunda-feira (22), por volta das 15h38, o Corpo de Bombeiros se deslocou até a rua Ponta Russa, bairro do mesmo nome, para atender uma ocorrência de queda de um bebê, de seis meses de idade. Chegando ao local, a guarnição foi informada que a criança tinha caído dos braços de seu irmão e sofreu um choque no crânio e apresentava inchaço na parte posterior do crânio e lateral esquerda, com suspeita de...
Continuar lendo...

Eclipse parcial da Lua é visto em Brusque

Desde as 18h desta terça-feira (16), é possível observar um eclipse lunar parcial em Brusque, e nas cidades que não foram encobertas por nuvens. O fenômeno acontece quando Sol, Terra e Lua se alinham nessa ordem e, assim, o planeta faz uma "sombra" na imagem do satélite natural. Na região da grande Florianópolis foram colocados a disponibilização da  população alguns telescópios foram...
Continuar lendo...

Bandido invade Havan furta objetos e é preso após perseguição

A Polícia Militar foi acionada na madrugada de sábado (10), para atender uma ocorrência de furto na loja Havan, na BR- 282 em Lages, na Serra Catarinense. Ao chegar ao local, os policiais da Radiopatrulha encontraram o criminoso, William Rocker Guedes, com registros de várias passagens policiais, ainda no interior do estabelecimento. Ele estava dentro do veículo Saveiro carregado de mercadorias furtadas, aproximadamente R$15 mil em produtos. O carro...
Continuar lendo...