Comitiva brusquense embarca para a Alemanha

Neste domingo (14) uma comitiva brusquense desembarca na Alemanha onde participa de extensa programação até segunda-feira (22), no Distrito de Karlsruhe, por conta da parceria climática.

Compõem a delegação, o prefeito de Brusque Jonas Paegle, a secretária de Educação Eliani Aparecida Busnardo Buemo, o secretário de Saúde Humberto Fornari e o superintendente da Fundema Cristiano Olinger. Do município, também participam da viagem técnica, a assistente social da Unimed Brusque Camile Rebeca Bruns e o professor de Engenharia Mecânica da Unifebe Rodrigo Blodorn.

Dos municípios vizinhos foram convidados, o prefeito de Guabiruba (SC) Matias Kohler, que embarca com três secretários e o prefeito de Pomerode (SC) Ércio Kriek com um secretário e um administrador.

Programação

Na segunda-feira (15), o grupo participa de uma visita guiada sobre Construção Sustentável e Desenvolvimento Urbano e da Feira Nacional de Horticultura Heilbronn 2019 - Exposição Jardim e Cidade. Na terça-feira (16), a comitiva participa de uma Conferência em Bad Schönborn e do Festival SDG, sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Na conferência, haverá apresentação dos cases de Brusque “Escola Sementeira” pela secretária de Educação e “Academia de Saúde” pelo secretário de Saúde. Neste dia, o superintendente da Fundema também apresentará os detalhes da parceria entre Brusque e o Distrito de Karlsruhe.

Na quarta-feira (17), o ponto alto da programação é a Conferência em Bad Schönborn onde haverá Fóruns com Especialistas sobre os temas: Cidades e Comunidades Sustentáveis, Intercâmbio e Parceria. Já na quinta-feira (18), a delegação será dividida por área de interesse. Neste dia, estão previstas visitas ao parlamento, a uma escola e hospital, entre outras atividades.

Na sexta-feira (19), haverá evento sobre Mobilidade Urbana e reunião com o administrador distrital, dr. Christoph Schnaudigel, na sede da Administração Distrital. Neste dia, também haverá visitas em universidades.

No sábado (20), o grupo conhecerá a festa de rua de Karlsdorf-Neuthard e o Mosteiro Medieval de Maulbronn (patrimônio mundial) e participa de um passeio ciclístico. Na segunda-feira haverá um almoço oficial de despedida e a comitiva embarca para o Brasil.

A parceria e as ações

Dentro da parceria “50 Municípios pelo Clima”, Brusque atualmente está em fase de execução de três projetos: o de Estações Inteligentes e Luminárias Led, que está em fase de finalização. O projeto de Mobilidade Sustentável, que contou com workshops de alunos alemães que vieram a Brusque e também com a parceria da Unifebe, que possibilitou a ida de acadêmicos para a Alemanha.

“Eles estudam a parte de tráfego nas cidades. Elencando melhorias para o trânsito, tanto do Distrito, quanto de Brusque. Também está previsto o compartilhamento de bicicletas comuns e a questão do monitoramento do trânsito. Além disso, estão sendo instaladas câmeras no município para monitorar a quantidade de veículos que passam por determinados locais e possibilitar a melhoria da segurança”, explica o superintendente da Fundema, Cristiano Olinger.

Por último, é desenvolvido o projeto de Instalações Fotovoltaicas, que estão sendo adquiridas e vão ser instaladas dentro de 60 dias. “Essas instalações vão gerar energia para as bicicletas elétricas que foram adquiridas e o excedente será implementado na iluminação pública”, acrescenta Olinger.

Dentro desse projeto existe um estudo realizado por uma empresa alemã de todo o potencial energético dos telhados. Para que o cidadão de Brusque possa saber quanto poderá gerar de energia em seu telhado, por meio de um site que será disponibilizado.

“Temos um apreço enorme pela Alemanha e pelo Distrito de Karlsruhe. Agradecemos o convite e a oportunidade de participar de toda a programação preparada para a nossa chegada. Bem como, as oportunidades geradas para Brusque por meio da parceria”, conclui o prefeito Jonas Plaegle.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Casal assalta motorista de aplicativo na rodovia e acaba preso pela Rocam

Policiais da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) de Brusque prenderam um casal acusado de ter assaltado o motorista de aplicativo na noite deste sábado (13) na rodovia Ivo Silveira (SC-108), no bairro Santa Terezinha, em Gaspar. A prisão ocorreu por volta das 23h na rua Luiz Gonzaga Werner, quase na esquina com a avenida Santos Dumont, no bairro Santa Terezinha, em Brusque.  O motorista de um Chevrolet Onix, de cor preta, placas de Belo Horizonte, foi...
Continuar lendo...

Equipe de 13 médicos reforça atendimentos em Brusque

Até dia 24 de abril, Brusque contará com mais 13 médicos para atuar na Atenção Básica. Os profissionais fazem parte do Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde e quatro deles já se apresentaram. Eles atuam nas unidades básicas de saúde dos bairros Limeira, Steffen, Guarani e Nova Brasília. O secretário de Saúde, Humberto Fornari, explica que alguns dos médicos vão...
Continuar lendo...

Polícia Militar de Guabiruba continua procedimentos de fiscalização para prevenir COVID-19

A Polícia Militar em Guabiruba continua a seguir as normativas institucionais nos procedimentos de fiscalização das medidas de prevenção e enfrentamento à COVID-19. Além disso, discute estratégias no âmbito do Comitê Gestor de Crise municipal. Na última semana não houve grandes alterações nesse sentido, o número de notificações de irregularidade administrativas tem sido...
Continuar lendo...