SAMU e UBSs terão novos desfibriladores para auxiliar em doenças cardíacas

A prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu mais seis Desfibriladores Externos Automáticos (DEA), equipamentos utilizados em casos de paradas cardiorrespiratórias, responsável por fazer diagnósticos rápidos e emitir choques elétricos visando a retomada de batimentos cardíacos. 

O primeiro foi destinada para a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e possui novas funcionalidades, têm um baixo custo de manutenção e detém outras tecnologias. O equipamento do estava em uso pelo SAMU foi transferido para o Pronto Atendimento da Policlínica Central. 

“A importância do desfibrilador é que ele vai auxiliar nos atendimentos mais graves, principalmente dos casos cardíacos e de infarto, pois essa demanda cresce muito nos meses mais frios do ano”, comenta o enfermeiro Álvaro de Carvalho, responsável pela rede de urgência e emergência do município.

Nas próximas semanas, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) também passarão a contar com mais este importante instrumento de auxílio e diagnóstico rápidos de algumas doenças. As equipes passarão por treinamento.

O Samu de Brusque, que também atende as cidades de Guabiruba e Botuverá, vem registrando um aumento de demanda nos últimos meses. No primeiro semestre de 2019, o pico foi no mês passando, sendo que de 301 ocorrências foram atendidas em junho. Fevereiro registrou 178 chamadas, seguido por janeiro com 222, março – 249, abril – 277, e maio com 294 ocorrências.

A central de regulação do SAMU de Brusque é feita através da regional de Blumenau, que atua em cooperação com o Corpo de Bombeiros. Após o recebimento das chamadas, cabe a uma equipe técnica decidir, por base em informações sobre o estado de saúde do paciente, se aciona os bombeiros ou o SAMU.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Havan sorteará voos panorâmicos em comemoração aos 159 anos de Brusque

Você já pensou em ver o município de Brusque e arredores de outro ângulo? Saiba que isso será possível. A loja Havan realizará o sorteio de voos panorâmicos. No total, 50 pessoas poderão viver essa aventura. A ação é em comemoração aos 159 anos de Brusque, celebrado dia 04 de agosto. Os voos acontecerão no dia do aniversário a partir das 13 horas. Para participar basta realizar o...
Continuar lendo...

Dom Joaquim poderá atender 24 horas nos finais de semana e feriados

A possibilidade de abrir o Hospital Dom Joaquim 24 horas nos finais de semana e feriados pode ser considerada uma boa notícia para a cidade de Brusque. A informação foi trazida pelo vereador Ivan Martins (PSB) na sessão da Câmara de Vereadores de ontem, terça-feira (17). Conforme ele, um representante do hospital comunicou que uma proposta havia sido encaminhada a Prefeitura. “Nós ainda não temos conhecimento das...
Continuar lendo...

Brusque volta aos treinamentos após retornar da Bahia

Nesta quarta-feira, 17, o elenco do Brusque se reapresentou após a desgastante viagem a Juazeiro (BA), onde foi derrotado por 1 a 0, na segunda-feira (15). Pela manhã, a equipe fez um trabalho regenerativo na Fórmula Academia. No período da tarde foi a vez de recarregar as baterias na Sociedade Esportiva Bandeirante, com um treino leve e o famoso "rachão". A atividade foi marcada pela união e descontração dos atletas que...
Continuar lendo...