SAMU e UBSs terão novos desfibriladores para auxiliar em doenças cardíacas

A prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu mais seis Desfibriladores Externos Automáticos (DEA), equipamentos utilizados em casos de paradas cardiorrespiratórias, responsável por fazer diagnósticos rápidos e emitir choques elétricos visando a retomada de batimentos cardíacos. 

O primeiro foi destinada para a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e possui novas funcionalidades, têm um baixo custo de manutenção e detém outras tecnologias. O equipamento do estava em uso pelo SAMU foi transferido para o Pronto Atendimento da Policlínica Central. 

“A importância do desfibrilador é que ele vai auxiliar nos atendimentos mais graves, principalmente dos casos cardíacos e de infarto, pois essa demanda cresce muito nos meses mais frios do ano”, comenta o enfermeiro Álvaro de Carvalho, responsável pela rede de urgência e emergência do município.

Nas próximas semanas, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) também passarão a contar com mais este importante instrumento de auxílio e diagnóstico rápidos de algumas doenças. As equipes passarão por treinamento.

O Samu de Brusque, que também atende as cidades de Guabiruba e Botuverá, vem registrando um aumento de demanda nos últimos meses. No primeiro semestre de 2019, o pico foi no mês passando, sendo que de 301 ocorrências foram atendidas em junho. Fevereiro registrou 178 chamadas, seguido por janeiro com 222, março – 249, abril – 277, e maio com 294 ocorrências.

A central de regulação do SAMU de Brusque é feita através da regional de Blumenau, que atua em cooperação com o Corpo de Bombeiros. Após o recebimento das chamadas, cabe a uma equipe técnica decidir, por base em informações sobre o estado de saúde do paciente, se aciona os bombeiros ou o SAMU.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Com interferência de bastidores, Brusque perde título no ciclismo e fica com a prata nos Jasc

O título do ciclismo dos Jogos Abertos de Santa Catarina escapou pelos dedos da delegação brusquense. E foi de forma amarga. No último dia da competição, na disputa da prova de downhill, o município ficou com a medalha de bronze com Bernardo Cruz, mas viu Rio do Sul levar a medalha de ouro e conquistar o título geral da competição. Ambas as cidades terminaram com 64 pontos, mas o município do Alto Vale foi considerado...
Continuar lendo...

Policiais do Proerd conquistam bicampeonato em corrida de aventura

No início deste mês de novembro, a equipe do Proerd 18BPM, formada pelos policiais militares Cabo Günter e Cabo Sedrez, conquistaram o bicampeonato catarinense de corrida de aventura. A temporada 2019 contou com sete provas em diversas cidades do Estado e a pontuação somada rendeu à dupla o bicampeonato. As provas reuniram três modalidades de esportes: montain bike, Trekking (corrida em trilha) e canoagem, com percursos que variam de 40 km a 60 km...
Continuar lendo...

Vídeo mostra sequência de acidentes na Rua do Cedro

A comunidade mais uma vez buscou o apoio dos vereadores na busca de soluções no que se refere aos riscos com o trânsito. Através do vereador Marcos Deichmann (Patriotas) moradores da Rua do Cedro, nas proximidades do deposito de gás da Erenita Groh, chamaram a atenção para os perigos diários que os moradores vivenciam. O vereador durante a sessão de terça-feira (16) exibiu alguns vídeos trazido por um morador do...
Continuar lendo...