SAMU e UBSs terão novos desfibriladores para auxiliar em doenças cardíacas

A prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu mais seis Desfibriladores Externos Automáticos (DEA), equipamentos utilizados em casos de paradas cardiorrespiratórias, responsável por fazer diagnósticos rápidos e emitir choques elétricos visando a retomada de batimentos cardíacos. 

O primeiro foi destinada para a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e possui novas funcionalidades, têm um baixo custo de manutenção e detém outras tecnologias. O equipamento do estava em uso pelo SAMU foi transferido para o Pronto Atendimento da Policlínica Central. 

“A importância do desfibrilador é que ele vai auxiliar nos atendimentos mais graves, principalmente dos casos cardíacos e de infarto, pois essa demanda cresce muito nos meses mais frios do ano”, comenta o enfermeiro Álvaro de Carvalho, responsável pela rede de urgência e emergência do município.

Nas próximas semanas, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) também passarão a contar com mais este importante instrumento de auxílio e diagnóstico rápidos de algumas doenças. As equipes passarão por treinamento.

O Samu de Brusque, que também atende as cidades de Guabiruba e Botuverá, vem registrando um aumento de demanda nos últimos meses. No primeiro semestre de 2019, o pico foi no mês passando, sendo que de 301 ocorrências foram atendidas em junho. Fevereiro registrou 178 chamadas, seguido por janeiro com 222, março – 249, abril – 277, e maio com 294 ocorrências.

A central de regulação do SAMU de Brusque é feita através da regional de Blumenau, que atua em cooperação com o Corpo de Bombeiros. Após o recebimento das chamadas, cabe a uma equipe técnica decidir, por base em informações sobre o estado de saúde do paciente, se aciona os bombeiros ou o SAMU.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Prefeitura promove seminário sobre os direitos da pessoa com deficiência

A Prefeitura de Brusque promoveu, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdef), o 2º Seminário Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento foi realizado na noite de terça-feira (27), na Uniasselvi, e contou com representantes da Secretaria de Assistência Social, Educação, e de outras entidades ligadas à inclusão e garantia dos direitos das pessoas com deficiência. O tema este ano...
Continuar lendo...

Governo amplia vagas em áreas mais carentes com Médicos pelo Brasil

O governo federal vai ampliar em pouco mais de 7,3 mil o número de médicos nas áreas mais carentes do país, sendo que 55% dos profissionais serão contratados para atender as regiões Norte e Nordeste. O Programa Médicos pelo Brasil, lançado hoje (1º), em substituição ao Mais Médicos, define novos critérios para realocação dos profissionais considerando locais com maior dificuldade de acesso,...
Continuar lendo...

Acidente deixa um ferido grave na Travessa Dom Joaquim

Por volta das 15h14 desta sexta-feira (16), na Travessa Dom Joaquim, bairro Dom Joaquim, em Brusque, a guarnição do ASU-355 de Guabiruba juntamente com a guarnição do ABTR-114 de Brusque atenderam um acidente de trânsito envolvendo um caminhão e uma motocicleta com colisão frontal. O condutor do caminhão Mercedes Benz de cor branca, com placa de Guabiruba, N.R.F., de 42 anos, nada sofreu, todavia possui histórico clínico...
Continuar lendo...