Lançamento da Sala do Empreendedor lota Câmara de Vereadores

Empresários e representantes de entidades da região lotaram o plenário da Câmara de Vereadores de Brusque, na noite de quarta-feira (11) durante o lançamento da Sala do Empreendedor, realizado pela Prefeitura de Brusque em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae. 

O lançamento oficial foi mais um importante passo do governo municipal dentro do Programa Cidade Empreendedora, que conta com 35 soluções que serão implementadas em diversas áreas. O prazo de implantação é dois anos.

De acordo com o diretor regional do Sebrae, Alcides Sgrott, a Sala do Empreendedor facilitará as aberturas de empresas, mas também contribuirá com a formação dos empreendedores por meio da oferta de treinamentos sobre temas de interesse desse público. “Fechamos parceria com instituições bancárias, de ensino e empresas de consultoria. Trabalharemos uma agenda mensal”, detalhou. 

O vice-prefeito, Ari Vequi, ressaltou o aumento da geração de empregos no município, no primeiro semestre de 2019. “Vocês que andam pela cidade conseguem perceber que Brusque vive um novo momento econômico. A Sala do Empreendedor vai auxiliar muito nesse sentido, principalmente aqueles que estão começando”, enfatizou. 

Para o prefeito Jonas Paegle foi uma alegria lançar a Sala do Empreendedor. “Como Poder Público, nosso objetivo é caminhar com as novas gerações. Facilitar e desburocratizar. Vejo que a Sala do Empreendedor cumpre esse papel. Trata-se de uma união de forças entre a Administração Municipal, por meio de suas secretarias e autarquias, junto a entidades como  Jucesc, Corpo de Bombeiros e Sebrae”, declarou. 

Também participaram da cerimônia o secretário de Governo e Gestão Estratégica, William Fernandes Molina e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, João Beuting. 

A Sala 
A Sala do Empreendedor conta inicialmente com uma equipe formada por nove profissionais, sendo três servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, que farzem o atendimento inicial aos empreendedores, um representante do Corpo de Bombeiros, um da Fundação Municipal do Meio Ambiente - Fundema, um da Vigilância Sanitária, um da Secretaria da Fazenda, um do Instituto Brusquense de Planejamento - IBPLAM e outro da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina - Jucesc. 

“O intuito da Sala é colocar todos esses órgãos de fiscalização em um único lugar. Ou seja, o empresário não vai mais precisar rodar o município para conseguir um alvará ou uma licença específica, porque estará tudo centralizado”, explica o auditor fiscal e agente de desenvolvimento da Prefeitura de Brusque, Cristiano Spanhol Baumgartner. 

Para o diretor geral da Secretaria da Fazenda, Guilherme Ouriques, a Sala do Empreendedor se resume em dois propósitos: a centralização dos serviços e informações para abertura das empresas e a desburocratização dos processos. “A primeira etapa já está concluída. Agora vamos aguardar a aprovação do Projeto de Lei, que segue os princípios da Medida Provisória da Liberdade Econômica”, ressalta.

Ele também convidou os presentes e toda a comunidade para conhecerem o novo espaço, no piso térreo da Prefeitura.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Uso de patinetes pode vir a ser regulamentado em Brusque

Crescente em todo o país, a onda do uso de patinetes e veículos está chegando, também, a Brusque. Fruto do caos nas ruas por conta da quantidade de veículos ou mesmo por opção de qualidade de vida, cada vez mais pessoas têm aderido a este meio de transporte. O secretário de Trânsito e Mobilidade da Prefeitura de Brusque, Renato Bianchi, afirma que a pasta já foi procurada por algumas pessoas para tirar dúvidas...
Continuar lendo...

PM e Guarda Ambiental evitam desmatamento em Balneário Camboriú

Neste sábado, 13, por volta das 10h39, a Polícia Militar foi empenhada via Central Regional de Emergência, para atendimento de ocorrência de invasão na rua Daniel Anastácio Fraga, bairro São Judas Tadeu em Balneário Camboriú, onde o solicitante relatou ser proprietário do terreno, e que cerca de vinte pessoas teriam invadido e começaram a desmatar a área. Os policiais militares juntamente com a guarda municipal...
Continuar lendo...

Governo anunciará nos próximos dias as regras para a liberação do dinheiro das contas ativas do FGTS

Na tarde desta quarta-feira (17) o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o governo anunciará nos próximos dias as regras para a liberação do dinheiro das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Segundo ele até 35% do valor depositado pelo empregador atual poderá ser retirado das contas. O percentual dependerá da renda do trabalhador. A expectativa é que a medida libere R$ 42 bilhões...
Continuar lendo...