Festival de Inverno acontece de 29 de julho a 4 de agosto

De 29 de julho a 4 de agosto, o município de Brusque irá respirar cultura, com a 10ª edição do Festival de Inverno, uma realização da Prefeitura, por intermédio da Fundação Cultural. Durante uma semana, serão diversas atrações teatrais, gráficas, musicais e audiovisuais para o deleite da população da cidade e - porque não? - de toda a região.

Como forma de lançar oficialmente a programação extensa preparada, profissionais da entidade estiveram na Prefeitura de Brusque durante esta segunda-feira (8), onde executaram algumas peças musicais para o prefeito de Brusque, Jonas Paegle. Atento às notas sendo executadas pelo baixista e arte educador Paraguaçu Fernandes, o chefe do Poder Executivo comentou acerca da importância da cultura na vida das pessoas.

“Faz bem para o corpo e para a alma. Já é cientificamente provado que as artes desempenham um papel muito importante e essencial em nossas vidas. Vejo de uma importância tremenda podermos fomentar este tipo de atividade cultural em Brusque”, salienta.

Igor Balbinot, coordenador da fundação, explica que o festival de inverno é viabilizado com recursos oriundos do Fundo Municipal de Apoio à cultura. “A edição deste ano é uma parceria muito grande com os produtores locais e o Serviço Social do Comércio (SESC) (...) todas as noites acontecerão diversas atividades no auditório do colégio Cônsul Carlos Renaux, no Instituto Aldo Krieger, no auditório da Uniasselvi e, também, na Fundação Cultural”, complementa o servidor.

Todas as opções são completamente gratuitas e abertas para toda a comunidade. São mais de 20 atrações que prometem fazer da cidade um verdadeiro celeiro cultural. “A agenda cultural brusquense vem mudando bastante. Quem tem acompanhado um pouco, nota que toda semana quase ela está repleta de atividades, e o Festival de Inverno vem para trazer mais um pouco de atrações para a comunidade”.

Programação completa

29/07/2019 - Segunda-feira

19h30 - Abertura do 10º Festival de Inverno
Local:Anfiteatro do Colégio Cônsul

20h - Mostra Cine BQ -  Filme - Sentido único (2016)
Sinopse: Vídeo Arte que utiliza da técnica do cinema mudo de forma a representar comportamentos sociais, medos, interações de grupos, dos quais aborda as dificuldades de ser naturalmente humano no jogo da vida.  
Direção: Daiane Samara Amorim
Duração: 6:30
Classificação Indicativa: 14 anos
Local: Anfiteatro do Colégio Cônsul.
Programação Gratuita

20h10 - Mostra Teatral de Inverno -  Espetáculo “O emprego do demônio”/ Trama Grupo de Teatro
Sinopse: Lúcifer tem ainda uma última alma perdida na Terra para conseguir seu emprego de volta, mas Gabriel fará dessa aventura um “inferno”.
Classificação: 14 anos.
Local: Anfiteatro do Colégio Cônsul.
Programação Gratuita

30/07/2019 - Terça-Feira

19h - Mostra Cine BQ - Filme - Carmen (2017)
Sinopse: Carmen e o filho precisam lidar com a ausência do pai. 
Direção: José Luiz Day
Duração: 20:00
Classificação Indicativa: +16 anos
Local:Instituto Aldo Krieger.
Programação Gratuita

19h - Mostra Teatral de Inverno - Performance “Oráculo”/Douglas Leoni
Sinopse: Oráculo é um convite ao autoconhecimento por meio de provocações artísticas e filosóficas. Um olhar para si. As respostas que procuramos estão mais perto do que possamos imaginar.
Classificação: 18 anos.
Local:Instituto Aldo Krieger.
Programação Gratuita
*Esta ação necessita agendamento de horário na Biblioteca Pública Ary Cabral, de segunda à sexta, das 8h às 18h. A performance atende um espectador por vez. 

20h - Mostra Teatral de Inverno - Espetáculo “Alvirene: Tragicomédia em uma rotina de memórias”/ K’roll Oliveira
Sinopse: Uma mulher monstruosamente encantadora e seu grande amor, o lindo peixe dourado Mirosmar. Há também o esquecido Peixe Prata, que podemos esquecer por enquanto.Sobre as crueldades de nossas escolhas e a importância que aparentam ter.
Classificação:  12 anos.
Local:Anfiteatro do Colégio Cônsul.
Programação Gratuita

31/07/2019 - Quarta-Feira

19h - Mostra Teatral de Inverno - Espetáculo “Pintor de Palavra”/ Cia. Teatral EuTuElas
Sinopse: Pintor de Palavra analisa Van Gogh sob um céu estrelado, reflete sobre suas conquistas, seus devaneios, e remonta o seu quarto e os seus sonhos pessoais, sempre pintando como se fosse uma locomotiva. Van Gogh com seu jeito lúcido preenche nossa alma através de suas imagens poéticas.
Classificação: 12 anos.
Local:Instituto Aldo Krieger.
Programação Gratuita
*Esta ação necessita agendamento de horário na Biblioteca Pública Ary Cabral, de segunda à sexta, das 8h às 18h. A performance atende público reduzido. 

20h -  Mostra Cine BQ - Filme - O Alfaiate (2017)
Sinopse: “O Alfaiate” é um filme documentário em curta metragem, que tem como intuito trazer um pouco da histórias de vida de Nilo Krieger, sua profissão, quase extinta, Alfaiate, e de sua influência na alfaiataria regional, na qual foi um dos proprietários da Alfaiataria e confecção Irmãos Krieger. Nilo Krieger foi um conhecido cidadão da região de Brusque-SC, nascido em 03/10/1916 e falecido em 06/08/2003, aos 86 de anos.
Sua história de vida tem grande importância na alfaiataria regional. 
Direção: Nícolas Krieger 
Duração: 15:15
Classificação Indicativa: Livre
Local:Anfiteatro do Colégio Cônsul.
Programação Gratuita

20h15 - Mostra Teatral de Inverno - Espetáculo “Escutaqui”/ Trama Grupo de Teatro
Sinopse: O cheiro de mato, o café no bule, o rádio tocando e um álbum de
fotografias antigas são as memórias ainda presentes no cotidiano de Trude e Rubens, um casal de idosos que nos faz mergulhar neste passado ainda presente.
Classificação: Livre.
Local:Anfiteatro do Colégio Cônsul.
Programação Gratuita

01/08/2019 - Quinta-Feira

19h -  Mostra Cine BQ-  Filme - No Meio da Cidade (2018)
Sinopse: O curta busca divulgar a Fundação Parque Ecológico Zoo Botânico de Brusque bem como informar ao público a importância do trabalho feito pela equipe de biólogos e estagiários que cuidam do local para a preservação da fauna e flora do bioma local.
Direção: Brendha Amorim e Daiane Samara Amorim
Duração: 13:10
Classificação Indicativa: Livre
Local:Anfiteatro do Colégio Cônsul.
Programação Gratuita

19h15 - Mostra Teatral de Inverno - Espetáculo “A Criança sem nome”/ Trama Grupo de Teatro
Sinopse: A criança sem nome foi morar com sua madrinha depois que sua mãe adoeceu, no início tudo ia bem, porém, com o passar do tempo o trabalho apareceu e ela somente pode contar com a ajuda do Varre-Varre e Seu Dolô pra sair dessa armadilha.
Classificação: Infantil.
Local:Anfiteatro do Colégio Cônsul.
Programação Gratuita

20h - Circuito Sesc de Música - Rívia e Léo Heckert
Sinopse: Com uma mistura de Blues e Nova MPB, Rívia apresenta suas composições e músicas de compositores catarinenses acompanhada do pianista Léo Heckert de Brusque. 
Classificação: Livre.
Local: Auditório Renascimento da Uniasselvi Brusque
Programação Gratuita

02/08/2019 - Sexta-Feira

19h - Mostra Teatral de Inverno - Espetáculo “Metades”/ Emiliano Souza
Sinopse:  “Metades” Reúne três contos que retratam os seres humanos como eles são: com seus defeitos, qualidades e incompletudes. Nas histórias selecionadas, cada  personagem está à procura de algo e em todos há uma parte que falta.
Classificação: 18 anos.
Local:Instituto Aldo Krieger.
Programação Gratuita
*Esta ação necessita agendamento de horário na Biblioteca Pública Ary Cabral, de segunda à sexta, das 8h às 18h. A performance atende público reduzido. 

20h -  Circuito Sesc de Música - Alexandre Bueno e Grupo
Sinopse: A Apresentação conta com temas de composição do Alexandre Bueno, tendo com estilo musical o Jazz Tradicional de New Orleans também conhecido como Dixieland. Esse estilo que se originou nos Estados Unidos em New Orleans é uma mistura de ritmos como Ragtime e o Blues que são somados a improvisações onde resulta uma música "quente” com muita dinâmica.
Classificação: Livre.
Local: Auditório Renascimento da Uniasselvi Brusque
Programação Gratuita

03/08/2019 - Sábado

14h -  Circuito de Museus - Uma viagem no tempo
Este tour inicia na Fundação Cultural de Brusque e segue para o Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, Casa de Brusque e Instituto Aldo Krieger e Classificação: Livre.
Local de saída: Fundação Cultural de Brusque.
Programação Gratuita
*Esta ação necessita agendamento de horário na Biblioteca Pública Ary Cabral, de segunda à sexta, das 8h às 18h. O transporte de um museu para outro será oferecido pela Fundação Cultural através de ônibus, por isso as vagas são limitadas.

16h -  Circuito Sesc de Música - Show “Abrasileirar” 
Sinopse: No show Abrasileirar, Jesus Luhcas apresenta canções autorais, com letras provocativas, e que misturam variados ritmos como pop, rock, reggae, maracatu e rap. É um convite para todas as tribos da música brasileira mostrarem numa só intenção que é possível viver com Diversidade e Harmonia, unir a pluralidade, viver o Respeito!.
Classificação: Livre.
Local: Instituto Aldo Krieger - IAK
Programação Gratuita

19h -Mostra Cine BQ - Filme - Vermelho Unissex (2017)
Sinopse: Vicente vive uma vida dupla, um desejo oculto que gera uma crise no seu casamento com Laura, uma professora de dança. Em meio a rotina do casal, um turbilhão de sons, ritmos e um vestido vermelho, que cabe no corpo dos dois.
Direção: Sérgio Azevedo
Duração: 18:00
Classificação Indicativa: +18 anos

19h20 - Mostra Teatral de Inverno - Espetáculo “Certos Cães”/ Pesquisa Teatral (P.A.) Cia. de Teatro
Sinopse: Certos cães têm moradia fixa. Têm uma família que os nutra. Têm com quem conviver. Outros não. Outros cães são solitários. Vivem do jeito que conseguem. Reviram o lixo para encontrar o alimento. Perambulam pelas ruas à procura de um lugar para dormir e tentam encontrar um grupo e um sentido. Do encontro de um cão de rua e de um artista solitário nasce Certos Cães.
Classificação: 18 anos.
Local: Sesc.
Programação Gratuita
*Esta ação necessita que o público chegue com antecedência para garantir seu lugar. Os lugares são limitados para 50 espectadores.

04/08/2019 - Domingo

16h30 -  Mostra Cine BQ - Filme - A memória da cidade (2017)
Sinopse: O documentário “A Memória da Cidade”, reúne o passado de um povo, retratado pelas lentes do fotógrafo Erico Zendron. Viajamos no tempo e nos vemos no reflexo das imagens clicadas desde a década de 40, no cotidiano da vida de uma cidade, que pode ser a sua. 
Direção: Sérgio Azevedo
Duração: 20:00
Classificação Indicativa: Livre
Local:Fundação Cultural de Brusque
Programação Gratuita

17h - Mostra Teatral de Inverno - Espetáculo “Pequenas miudezas”
Sinopse: Nanico nos convida amorosamente a desbravar suas experiências. Pequenas Miudezas. Fala de vivências sem hora marcada. Coisas sobre acolhimentos, partidas ou outros verbos (todos humanos). Alegria, poesia e sinceridade são itens deste acordar de olhos.
Classificação: Livre.
Local:Fundação Cultural de Brusque
Programação Gratuita

17h30 - Mostra Teatral de Inverno - Jogos de Improviso / Cia. Polaris e Cia. Universo Cênico
Sinopse: A Cia Polaris e a Cia Universo Cênico apresentam: Jogos de Improviso. Um exercício teatral repleto de bom humor e arte.
Classificação: 14 anos.
Local:Fundação Cultural de Brusque
Programação Gratuita

19h -  Mostra Teatral de Inverno - Espetáculo “Fanny, a rainha da cidade”/ Trama Grupo de Teatro
Sinopse: Um desavisado esqueceu o pijama em meio aos lençóis das moças de Fanny. O pior é que a peça tem as iniciais do dono caprichosamente grafadas. Mas não há tempo para delongas: é dia de receber amigos e clientes na casa de tolerância mais famosa da cidade!
Classificação: 16 anos.
Local: Teatro do CESCB (Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque)
Ingressos: R$20,00 à venda na Livraria Graf

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Atropelamento na Beira Rio

Na manhã desta quarta-feira (24) por volta das 07h45, o Corpo de Bombeiros de Brusque atendeu chamado na Avenida Bepe Rosa, Beira Rio, Centro para uma ocorrência de atropelamento de homem idoso de 65 anos. A vítima foi atropelada e apresentava contusão na perna esquerda, bem como escoriações pelo corpo e no crânio. Após o atendimento protocolar a vítima foi encaminhada ao Hospital Azambuja. A condutora de 34 anos do veículo...
Continuar lendo...

PM prende outros dois ladrões do assalto em Guabiruba

A Polícia Militar foi acionada por moradores da região onde outros dois suspeitos de terem participado do assalto em Guabiruba na tarde desta segunda-feira (8) estavam escondidos, no Lageado Baixo, em Guabiruba e lograram êxito em prender a dupla, por volta das 7h50 desta terça-feira (9). Eles passaram a noite escondidos, mas foram vistos e denunciados. Com a prisão dos dois homens, a PM conclui a caçada que teve início na tarde de ontem e que...
Continuar lendo...

Hospital Dom Joaquim tem capacidade física e técnica para estender atendimento

O Hospital Dom Joaquim está negociando com a Secretaria Municipal de Saúde a extensão do Pronto Atendimento para finais de semana e feriados. A informação foi confirmada pela  chefe de enfermagem,  Vera Lúcia Civinski, no programa Rádio Revista Cidade desta quinta-feira (25). A negociação está na reta final de acerto. A proposta é estender os plantões a partir das 22h de sexta-feira, abrangendo o...
Continuar lendo...