Programa inicia projeto-piloto para incentivar o uso de leite materno nos CEIs

Visando preparar os profissionais da rede municipal de ensino, em especial dos Centros de Educação Infantis (CEI), o programa Amamenta Brusque, da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quarta-feira (3) uma capacitação com as merendeiras do CEI Ponta Russa, sobre a correta utilização do leite materno na alimentação das crianças que frequentam a unidade.

O projeto começou com oficina em maio, onde foram apresentadas as vantagens da continuação do aleitamento para a saúde das crianças, mesmo após as mães voltarem ao mercado de trabalho. Porém, como havia dúvidas sobre o recebimento, armazenamento e manuseio o produto, um encontro específico sobre o tema foi organizado com as duas profissionais responsáveis pela manipulação da alimentação no educandário. 

“O objetivo desse programa é que se alguma mulher queira continuar ofertando o leite para seu filho, as merendeiras sintam-se seguras para receber e manusear o produto. De fato, alguns padrões precisam serem observados, mas o cuidado é o mesmo como qualquer outro alimento. Estamos trabalhando para levar segurança para mães e para os profissionais dos CEI”, comenta Sheila Neves, coordenadora do projeto Amamenta Brusque que também ministrou o curso. A próxima etapa, é ampliar o número de capacitações nos demais CEI da cidade.


Como armazenar

A primeira orientação para as mães que desejarem armazenar leite materno é fazer uma preparação e possuir uma bomba que pode ser adquirida em qualquer farmácia. O leite deve ser armazenado em um recipiente de vidro, com tampa plástica (podendo ser reciclável de produtos a vendas nos supermercados). Os vidros com tampa de metal (como os de conserva) não são recomendados por conta da ferrugem. 

Após a esterilização dos vasilhames, o leite retirado deverá ser congelado, do qual terá validade de até 15 dias. Ao levar para a creche, o mesmo deve ser transportado em bolsa ou caixa términa. Ao chegar no educandário, o alimento poderá ficar na geladeira, onde terá validade de 12 horas. O correto é fazer o descongelamento ou preaquecimento através de banho maria, evitando o uso do micro-ondas.

As mães que necessitam de mais informações ou orientações, podem procurar o projeto Amamenta Brusque, que atende de segunda a sexta-feira entre 8h e 12h e, das 14h às 18h, na sede da Secretaria de Saúde, defronte ao terminal urbano. No local também é possível pegar frascos para o armazenamento do leite materno. Informações no telefone (47) 3255 6843.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões