Fies abre prazo para renovação de contratos firmados a partir de 2018

O prazo para os estudantes renovarem contratos do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ficará aberto até o dia 31 de agosto. O aditamento deve ser feito pela internet. Ao todo, 128 mil estudantes que contrataram o Fies a partir de janeiro de 2018 devem fazer o procedimento.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, uma das condições para o aditamento é estar com os pagamentos em dia. A não realização do aditamento por três semestres consecutivos pode ocasionar o cancelamento do contrato.

Os estudantes também podem fazer o pedido de suspensão ou encerramento do semestre pelo mesmo sistema. A partir de segunda-feira (8), será possível solicitar a transferência de instituição de ensino.

Caso haja necessidade de alterações no contrato, como a troca de fiador, o estudante deve comparecer a uma agência da Caixa. Nesse caso específico, o estudante deverá comparecer com o novo fiador e apresentar a documentação necessária para assinatura de termo aditivo ao contrato.

Novo Fies

O novo Fies, lançado no ano passado, tem modalidades de acordo com a renda familiar. A modalidade Fies juro zero é voltada para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é de 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é de R$ 42 mil e é bancado pelo governo.

Além do juro zero, o Novo Fies oferece a modalidade P-Fies para candidatos com renda familiar per capita entre 3 e 5 salários mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito, que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.

O aditamento está aberto apenas para contratos firmados junto à Caixa. O aditamento dos contratos firmados antes de 2018 seguem cronograma definido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Polícia Civil prende homem com mandado de prisão por homicídio

A Divisão de Investigação Criminal de Brusque (DIC), em apoio a Delegacia de Homicídios da Capital/SC deu cumprimento a um mandado de prisão nesta terça-feira (17). O homem, 25 anos, foi preso em sua residência no bairro Dom Joaquim. Ele é suspeito de ter assassinado um homem a golpes de faca em novembro de 2018 no bairro Saco do Limões, em Florianópolis. Conforme informações do DIC, ele estava há...
Continuar lendo...

Ari Vequi explica porque Brusque não será contemplado com o Projeto Recuperar

O Governo do Estado de Santa Catarina assinou na quinta-feira (01) a adesão de nove consórcios ao Projeto Recuperar, para a manutenção de 3.924,40 mil dos 6.076,60 mil quilômetros de rodovias estaduais. Mas Brusque, Guabiruba e Botuverá não estão na lista de cidades contempladas.  O vice-prefeito, Ari Vequi, explicou o motivo pelo qual Brusque está fora. “Acredito que não estamos nesta lista, pois, os trechos das...
Continuar lendo...

Só educação para diminuir o número de acidentes de trânsito

O Comandante do 18º BPM, tenente-coronel, Otávio Manoel Ferreira Filho, enfatizou no programa Rádio Revista Cidade, que a educação é a principal ferramenta para o número de acidentes com registro de vítimas fatais diminua em Brusque. Desde a semana passada, foram registrados vários acidentes de trânsito no município e com óbito. Apesar das inúmeras iniciativas e campanhas educativas, o trânsito...
Continuar lendo...