Fies abre prazo para renovação de contratos firmados a partir de 2018

O prazo para os estudantes renovarem contratos do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ficará aberto até o dia 31 de agosto. O aditamento deve ser feito pela internet. Ao todo, 128 mil estudantes que contrataram o Fies a partir de janeiro de 2018 devem fazer o procedimento.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, uma das condições para o aditamento é estar com os pagamentos em dia. A não realização do aditamento por três semestres consecutivos pode ocasionar o cancelamento do contrato.

Os estudantes também podem fazer o pedido de suspensão ou encerramento do semestre pelo mesmo sistema. A partir de segunda-feira (8), será possível solicitar a transferência de instituição de ensino.

Caso haja necessidade de alterações no contrato, como a troca de fiador, o estudante deve comparecer a uma agência da Caixa. Nesse caso específico, o estudante deverá comparecer com o novo fiador e apresentar a documentação necessária para assinatura de termo aditivo ao contrato.

Novo Fies

O novo Fies, lançado no ano passado, tem modalidades de acordo com a renda familiar. A modalidade Fies juro zero é voltada para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é de 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é de R$ 42 mil e é bancado pelo governo.

Além do juro zero, o Novo Fies oferece a modalidade P-Fies para candidatos com renda familiar per capita entre 3 e 5 salários mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito, que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.

O aditamento está aberto apenas para contratos firmados junto à Caixa. O aditamento dos contratos firmados antes de 2018 seguem cronograma definido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Homem come 71 cachorros-quentes em 10 minutos e vence concurso nos EUA

O norte-americano Joey Chestnut venceu mais uma vez o concurso de quem come mais cachorros-quentes, organizado nesta quinta-feira (4) em Nova York (Estados Unidos). O homem devorou 71 hot dogs em 10 minutos – bem mais do que o segundo colocado, que comeu "só" 48. Apesar do título – o 12º da carreira e o quarto consecutivo – Chestnut saiu um pouco frustrado da competição. Ele não conseguiu bater o próprio recorde de 74...
Continuar lendo...

Uso de patinetes pode vir a ser regulamentado em Brusque

Crescente em todo o país, a onda do uso de patinetes e veículos está chegando, também, a Brusque. Fruto do caos nas ruas por conta da quantidade de veículos ou mesmo por opção de qualidade de vida, cada vez mais pessoas têm aderido a este meio de transporte. O secretário de Trânsito e Mobilidade da Prefeitura de Brusque, Renato Bianchi, afirma que a pasta já foi procurada por algumas pessoas para tirar dúvidas...
Continuar lendo...

ANTT publica novas regras para cálculo do frete mínimo

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou as novas regras para o cálculo do frete mínimo de transporte de cargas. Com as alterações publicadas ontem (18), a nova resolução sobre o tema prevê que o cálculo do frete mínimo passará a considerar 11 categorias na metodologia coeficientes dos pisos mínimos. A resolução também amplia os itens levados em consideração...
Continuar lendo...