Defesa Civil divulga aviso meteorológico da Epagri/Ciram

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque divulgou aviso meteorológico emitido pela Epagri/Ciram, com informações referente a temperatura nos próximos dias. O alerta inicia às 18h de quarta-feira (3) e segue até meio dia de sábado (6) para todas as regiões do Estado, incluindo o Vale do Itajaí. 

De acordo com a previsão, a será registrada a temperatura mínima próxima de 0°C no período noturno e amanhecer, podendo chegar a -7°C nas áreas altas do Planalto Sul (Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra). 

Em Brusque e no Litoral, devem ser registradas mínimas de 2°C a 8°C. Na madrugada e amanhecer de quinta (4) e sexta-feira (5), há condição de geada ampla nas áreas do Estado. 

No fim da noite de sexta-feira (5) e amanhecer de sábado (6), o frio intenso e a elevada umidade do ar favorecem a condição de neve nas áreas altas do Meio-Oeste e Planalto Sul.

“Estamos acompanhando esta massa polar desde a semana passada. Nesta segunda-feira tivemos a confirmação da Defesa Civil Estadual e da Epagri/Ciram, que é a nossa fonte confiável para as questões meteorológicas, informando sobre a chegada dessa massa polar na quarta-feira trazendo um frio considerável”, explica o diretor da Defesa Civil, Carlos Alexandre Reis. 

Recomendações 

Com ocorrência de frio Intenso deve-se redobrar os cuidados com a população vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. 

De acordo com a Secretaria da Saúde de Brusque, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas. Além de realizar a higiene freqüente das mãos. 

A Secretaria de Assistência Social e Habitação também tomará medidas em função do frio e intensificará o acolhimento institucional neste período, principalmente no horário da noite. “Deixamos uma reserva técnica de vagas para estes dias. Faremos o acompanhamento dos casos de pessoas em situação de rua e convidaremos para o albergue, que conta com camas e chuveiros”, explica o secretário Deivis da Silva. 

De acordo com ele, a comunidade pode entrar em contato com o Plantão da Secretaria, caso encontre alguma pessoa em situação de rua nestes dias de frio intenso, pelo telefone 47-99688-0123. 

Em caso de emergência ligue para a Defesa Civil pelo fone 199.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões