Defesa Civil divulga aviso meteorológico da Epagri/Ciram

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque divulgou aviso meteorológico emitido pela Epagri/Ciram, com informações referente a temperatura nos próximos dias. O alerta inicia às 18h de quarta-feira (3) e segue até meio dia de sábado (6) para todas as regiões do Estado, incluindo o Vale do Itajaí. 

De acordo com a previsão, a será registrada a temperatura mínima próxima de 0°C no período noturno e amanhecer, podendo chegar a -7°C nas áreas altas do Planalto Sul (Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra). 

Em Brusque e no Litoral, devem ser registradas mínimas de 2°C a 8°C. Na madrugada e amanhecer de quinta (4) e sexta-feira (5), há condição de geada ampla nas áreas do Estado. 

No fim da noite de sexta-feira (5) e amanhecer de sábado (6), o frio intenso e a elevada umidade do ar favorecem a condição de neve nas áreas altas do Meio-Oeste e Planalto Sul.

“Estamos acompanhando esta massa polar desde a semana passada. Nesta segunda-feira tivemos a confirmação da Defesa Civil Estadual e da Epagri/Ciram, que é a nossa fonte confiável para as questões meteorológicas, informando sobre a chegada dessa massa polar na quarta-feira trazendo um frio considerável”, explica o diretor da Defesa Civil, Carlos Alexandre Reis. 

Recomendações 

Com ocorrência de frio Intenso deve-se redobrar os cuidados com a população vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. 

De acordo com a Secretaria da Saúde de Brusque, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas. Além de realizar a higiene freqüente das mãos. 

A Secretaria de Assistência Social e Habitação também tomará medidas em função do frio e intensificará o acolhimento institucional neste período, principalmente no horário da noite. “Deixamos uma reserva técnica de vagas para estes dias. Faremos o acompanhamento dos casos de pessoas em situação de rua e convidaremos para o albergue, que conta com camas e chuveiros”, explica o secretário Deivis da Silva. 

De acordo com ele, a comunidade pode entrar em contato com o Plantão da Secretaria, caso encontre alguma pessoa em situação de rua nestes dias de frio intenso, pelo telefone 47-99688-0123. 

Em caso de emergência ligue para a Defesa Civil pelo fone 199.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Acidente em Guabiruba

A equipe de Auto Socorro de Urgência de Guabiruba atendeu um acidente de trânsito neste domingo (15), por volta das 11h35 na Rua José Fischer no Centro da cidade. A colisão frontal envolveu dois veículos, um Fiat Palio e um Corsa. O condutor e o passageiro do Palio depois do acidente se evadiram do local. Já o motorista do Corsa, desorientado e sem ferimentos foi atendido pelo ASU e levado ao Hospital Azambuja. No local do acidente foi preciso...
Continuar lendo...

Fé e gratidão marcam evento que passa de geração em geração

Um dos gestos mais bonito do ser humano é a gratidão. Em tempos de correria, de relações superficiais, agradecer ainda é uma atitude que devemos evidenciar. Contaremos a história da Odete Rescaroli Mendes e sua família que tradicionalmente, há 10 anos, promove na sua residência um momento especial para a comunidade no intuito de reverenciar e agradecer. Devotos de Santa Luzia, a noite de sexta-feira (13) foi mágica na...
Continuar lendo...

Ciclista gravemente ferido em Canelinha

Na tarde deste sábado (7), por volta das 12h, em Canelinha, na Grande Florianópolis, um ciclista de 50 anos foi encaminhado em estado grave para o hospital da cidade após se envolver em acidente com carro. A colisão foi em uma estrada de chão. O ciclista precisou ser socorrido pela equipe do helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros e apresentou múltiplas lesões, como traumatismo craniano, fratura exposta nas pernas e...
Continuar lendo...