Cerimônia marca o início da abertura oficial da 26º JACOBs

Está aberta oficialmente a 26ª edição dos Jogos Abertos Comunitários de Brusque/Troféu Havan. Na noite desta sexta-feira (28), mais de 500 pessoas prestigiaram a cerimônia de acendimento do Fogo Simbólico no piso térreo do Pavilhão da Fenarreco. O ato simboliza o início da principal e maior competição esportiva do município. Os jogos reúnem cerca de 4,5 mil atletas, 28 comunidades, e serão realizados até 2 de agosto, antevéspera do aniversário de 159 anos de Brusque.

Evento prestigiado
Além de atletas, familiares e líderes comunitários, o evento ainda contou com a presença do prefeito, Jonas Paegle, do vice, Ari Vequi, bem como vereadores e demais autoridades do município. A abertura oficial ainda terminou com uma atração especial: o palhaço Birita, do Circo Biriba, que encantou o público e tirou gargalhadas da plateia, que depois ainda pôde saborear um delicioso coquetel.

O superintendente interino da Fundação Municipal de Esportes de Brusque, Eduardo Gohr, destaca que foi uma noite especial, com espírito de confraternização e amizade. “Sem dúvidas, uma noite bem agradável, com as comunidades se integrando cada vez mais; oportunidade de as pessoas virem aqui e jogarem conversa fora. É uma alegria para a Fundação Municipal de Esportes estar proporcionando isso”.

A cerimônia
A cerimônia começou com um vídeo de boas-vindas com imagens de diversos atletas que participam da competição. Logo após, cada líder comunitário recebeu das autoridades presentes uma lembrança em reconhecimento a todo trabalho que fazem frente às comunidades participantes dos jogos, que foram apresentadas nominalmente, uma a uma.

Na sequência, ocorreram os tradicionais atos que dão um charme especial à abertura. O primeiro deles, o juramento do atleta, realizado pela jogadora de vôlei da equipe Abel/Havan, Julia Harthman, 16 anos, do Águas Claras, que antecedeu ao discurso das autoridades.

Posteriormente, o momento especial da noite, o acendimento do Fogo Simbólico. A tocha que acendeu a pira foi carregada pelas mãos da atleta Maurina Vargas, 57, jogadora de canastra, moradora do Águas Claras. Ela participou de todas as 25 edições da competição.

Por fim, o prefeito Jonas Paegle, ao lado do vice, Ari Vequi, declarou aberta oficialmente a competição. Em seu discurso, o líder do Executivo celebrou toda a força e união das pessoas em torno do esporte brusquense, que fortalece ainda mais os laços de união e companheirismo na cidade.

Ele também aproveitou para celebrar um feito de destaque do esporte de Brusque que ocorreu horas antes: o título do ciclista André Gohr, filho de Eduardo, novo campeão brasileiro da prova de Contrarrelógio. “Ficamos felizes porque é um atleta que começou aqui, na nossa cidade, participando dos Jogos Comunitários, e hoje desponta em nível nacional levando o nome de Brusque”.

O vice-prefeito Ari Vequi foi outro que enalteceu a participação popular nos jogos e trouxe outra boa notícia para a comunidade. “Posso dizer que hoje é um momento muito feliz para Brusque, pois recebemos a notícia há pouco de que a cidade é a segunda do estado e a oitava do país, entre aquelas com mais de 100 mil habitantes, no Índice de Governança Municipal, e isso só mostra que estamos no caminho certo, sendo novamente destaques em nível nacional”, disse, sob aplausos.

O Índice de Governança Municipal avalia, entre outras coisas, serviços de saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência e segurança com base no programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Ação policial flagra droga e menores em balada irregular

As guarnições de serviço de São João Batista e de Nova Trento na noite de sexta-feira (20) prestaram apoio ao Poder Judiciário, Conselho Tutelar e a Polícia Civil para realizar a fiscalização de alvarás e verificar as denúncias de que o local era frequentado por menores de idade no estabelecimento Karraro, em São João Batista. No local haviam muitas pessoas, sendo constatado dez menores de idade no...
Continuar lendo...

Apresentado o elenco do Carlos Renaux para o Catarinense 2019

Aconteceu na noite desta quinta-feira (22) a apresentação do elenco do Clube Atlético Carlos Renaux que disputará a série C do Campeonato Catarinense. O evento aconteceu na Sociedade Esportiva Bandeirantes. Na ocasião foi apresentado também o projeto Carlos Renaux 200 anos. O presidente, Renato Petruschky, o Tato, destacou a importância do evento. “Foi um momento onde trouxemos os nossos jogadores a público. Queremos, com os...
Continuar lendo...

Preso homem que aplicava golpes em aplicativos de relacionamentos

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia da Criança, Adolescente, Mulher Idoso (DPCAMI) da Capital, prendeu um homem de 32 anos suspeito de aplicar golpes em mulheres que conhecia em aplicativos de relacionamento. A ação foi na sexta-feira (06), quando os policiais cumpriram prisão preventiva dele. Segundo o delegado Flávio Lima e Silva Júnior, da DPCAMI, após conquistar a confiança das...
Continuar lendo...