Ouvidoria da Prefeitura, agora, existe de fato e na lei

Embora já exista na prática, a Ouvidoria da Prefeitura de Brusque foi oficialmente criada nesta terça-feira (25). A lei que regulamenta o órgão, de número 75/2018, foi aprovada em duas sessões na Câmara Municipal de Brusque. A extraordinária foi convocada e realizada cinco minutos após o término da ordinária, para assegurar o prazo de aprovação: conforme determinação federal, todos os municípios devem ter ouvidorias sintituídas até 30 de junho de 2019.

A Ouvidoria Municipal ficará subordinada à Procuradoria Geral da Prefeitura e será formada por cargos indicados pelo prefeito, em caráter de confiança. O texto do projeto sugere que esses nomes sejam escolhidos entre os servidores de carreira, mas não torna isso obrigatório.

O projeto de lei tramitou na Câmara desde ao no passado, sendo revisto por diversas vezes nas comissões, principalmente na de Legislação e Redação.

A Ouvidoria vai funcionar com contato do cidadão através da internet e meios disponibilizados pela Prefeitura. O texto afirma que nenhum tipo de solicitação encaminhada pelos cidadãos deve ser ignorado, ficando o prefeito sob o risco de responder administrativamente por isso.

Da mesma forma, define que cada setor da Prefeitura deve dispor de um servidor responsável por repassar todas as informações e dar respostas à equipe da Ouvidoria, conforme solicitação feita pelo cidadão. Ele ainda define a identificação da pessoa que fez o contato, seja para reclamar, denunciar ou elogiar, somente deve ser exigida quando o assunto em questão implicar nessa necessidade.

A regulamentação da Ouvidoria Municipal na Prefeitura segue o que já ocorre com a Câmara desde 2016, quando foi aprovada a criação e instituição de mecanismo igual no Legislativo.

CONFIRA O NA ÍNTEGRA O PROJETO APROVADO

CLIQUE AQUI

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Motociclista fica ferida após se envolver em acidente na Beira Rio

Na tarde de quinta-feira (28), uma colisão envolvendo moto e caminhão resultou e uma pessoa conduzida ao hospital. O acidente foi registrado na avenida Beira Rio, próximo a universidade, e deixou a motociclista de 19 anos com ferimentos no braço. Ela conduzia a moto Honda/Biz, placa de Brusque e foi levada para o hospital de Azambuja. O motorista do caminhão nada sofreu, apenas teve danos materiais. Não foi informado as circunstâncias do...
Continuar lendo...

Brusquense com Coronavírus é transferida para UTI de Timbó

Uma mulher de 63 anos de idade, moradora do bairro Santa Terezinha, em Brusque precisou ser transferida para o Hospital Oase, de Timbó, onde está internada na UTI. Ela foi detectada com Covid-19 e o estado de saúde é bastante delicado. A informação foi confirmada pelo próprio secretário de Saúde de Brusque, Humberto Martins Fornari. Em um vídeo publicado em sua rede social na noite de ontem, domingo (10), ele falou sobre o...
Continuar lendo...

Estado soma 4.678 infectados e chega a 81 mortos

O governo do estado informou que há 4.678 pacientes com teste positivo para Covid-19, dos quais 2.651 já se recuperaram e 1.946 estão em acompanhamento. O dado foi divulgado neste sábado (16). Desde o início da pandemia, 81 óbitos foram causados pelo coronavírus. Esses números colocam a taxa de letalidade em Santa Catarinaem 1,73%. Os dois óbitos que entraram nos registros foram de uma mulher de 76 anos, moradora de Joinville, e...
Continuar lendo...