OIT adota nova convenção contra assédio e violência no trabalho

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) aprovou uma nova convenção e um texto de combate à violência e ao assédio no ambiente de trabalho. O documento, acompanhado por uma recomendação, foi aprovado no último dia da Conferência da OIT alusiva aos 100 anos da entidade e divulgado nesta sexta-feira (21).

A convenção reconhece que a violência e o assédio no trabalho configuram violações ou abuso aos direitos humanos, constituindo ameaça à igualdade de oportunidades, e são “inaceitáveis e incompatíveis com o trabalho digno”. As informações foram publicadas na página da OIT.

“O documento define violência e assédio como comportamentos, práticas ou ameças que visam, resultam ou se aproximam de prejuízos físicos, psicológicos, sexuais ou econômicos [aos trabalhadores]. Lembramos aos Estados-Membros que eles têm a responsabilidade em promover um ambiente geral de tolerância zero [a esses comportamentos]”, informa o texto da OIT.

Os novos padrões internacionais de trabalho, segundo a organização, visam a proteger trabalhadores e empregados, independentemente dos tipos de contrato, e incluem pessoas em treinamento, estagiários, aprendizes, voluntários e candidatos a emprego.

A convenção entrará em vigor 12 meses após a ratificação de pelo menos dois Estados membros. A recomendação, também aprovada, provê linhas gerais de como aplicar a convenção. Segundo a OIT, esta é a primeira nova convenção aprovada desde 2011, quando foi adotada a Convenção dos Trabalhadores Domésticos.

O encontro da OIT contou com a presença de 5.700 delegados, representantes de governos, trabalhadores e empregadores, dos 187 países que formam a organização.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

"Acabamos um ciclo com o título da Série D"

Foi com essas palavras que o presidente do Brusque Futebol Clube, Danilo Rezini, abriu a conversa que anunciava oficialmente a saída de Waguinho Dias do comando do time. Ele foi anunciado esta tarde como técnico do Criciúma, conforme já aadiantado na semana passada pela Rádio Cidade. Segundo Rezini, ainda durante o campeonato houve vários contatos de outras equipes, demonstrando interesse não apenas pelo treinador, mas com...
Continuar lendo...

Rita Conti é eleita presidente da Associação Empresarial de Brusque

O nome da empresária Rita Cassia Conti entrou para a história da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) nesta segunda-feira, 16 de setembro. Na oportunidade, ela foi eleita presidente da entidade para o biênio 2019/2021, sendo a primeira mulher a assumir o comando da ACIBr, que neste ano comemora 85 anos de trajetória. Na vice-presidência está o empresário Marlon Sávio Sassi, que por alguns anos participa da diretoria da...
Continuar lendo...

Acidente de trânsito no Maluche

Por volta das 23h41min de ontem, sexta-feira (12) o Corpo de Bombeiros deslocou-se até a Avenida Dom Joaquim, proximidades da sinaleira do Colégio Dom João Becker, no bairro Maluche para atender um acidente de trânsito.  No local uma colisão envolvendo o veículo GM Meriva com placas de Brusque, e o veículo Ford Fiesta com placas de Brusque, conduzido por homem de 28 anos, que sentia dores no peito, e tinha como carona no banco dianteiro,...
Continuar lendo...