15ª Stadtplatzfest abre inscrições com novidades no regulamento para este ano

Estão abertas as inscrições para a 15ª edição da Stadtplatzfest que, neste ano, tem algumas novidades na organização e no regulamento. Entre elas, a parceria com a Associação Visite Guabiruba (Avigua) e a adoção de canecos retornáveis substituindo completamente o uso de copos descartáveis. “Essas mudanças devem tornar a festa mais segura, organizada e sustentável”, destaca o diretor de Turismo de Guabiruba Andrei Müller.

A partir de agora, cada grupo que se inscrever terá direito a 10 canecos personalizados da Stadtplatzfest. Grupos que precisarem mais canecos ou os visitantes avulsos que não pertençam a nenhuma barraca poderão adquirir o seu caneco individual durante a festa pelo valor de R$ 5. Quem não quiser levá-lo para casa poderá devolver à organização e o valor será restituído. Também está autorizado levar caneco próprio não-descartável.

Com isso, pretende-se zerar o uso de copos descartáveis na Stadtplatzfest, contribuindo com a tendência atual de eliminar o consumo de produtos plásticos de único uso e também reduzindo drasticamente a quantidade de lixo. Ao mesmo tempo, permanecerá neste ano a ideia testada e aprovada no ano passado de vender chope aos visitantes avulsos da festa que não pertençam a nenhuma barraca inscrita.

Qualidade e preservação da cultura

Müller destaca ainda que o principal objetivo das melhorias que vêm sendo implantadas a cada ano não é aumentar o público, mas a qualidade do evento. A Stadtplatzfest já é um evento consolidado no calendário do município encerrando as comemorações de aniversário da cidade.

A presidente da Avigua, Rosemari Glatz, lembra que a Stadtplatzfest é uma festa de raiz que nasceu da vontade do povo e contribui para a preservação da cultura e da história de Guabiruba e região. “Sabemos que as pessoas viajam para conhecer a cultura e a história de um lugar e de um povo, e uma importante expressão de cultura são as festas tradicionais. Assim, vislumbramos no fortalecimento da Stadplatzfest um importante atrativo turístico. O que é bom para a população local, o que é bem organizado, valorizado e prestigiado na região, atrai turistas”, aponta. “O turismo vem crescendo como uma importante fonte de renda no Brasil, e Santa Catarina é o principal destino turístico internacional no nosso país. Pelas suas características e potencial, a Stadplatzfest merece ser valorizada e fortalecida e, buscando a valorização da festa como atrativo turístico, é que a Avigua entra como parceria na Stadplatzfest”, complementa.

A 15ª Stadtplatzfest acontece no dia 27 de julho na Rua José Fischer, Centro, a partir das 10h. O prazo de inscrição para os grupos é 12 de julho. Regulamento e ficha de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura de Guabiruba em Transparência – Publicações Legais – 2019. Mais informações ou dúvidas sobre o evento podem ser consultadas na Diretoria de Turismo de Guabiruba, na Rua Brusque, nº 1000 ou pelo telefone (47) 3308 – 3116.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões