Uma boa notícia para o menino Gustavo

Uma boa notícia encheu de alegria esta semana a família do menino brusquense Gustavo Jappe Aires, de 2 anos, que sofre de Atrofia Muscular Espinhal (AME). É que o Ministério da Saúde anunciou que vai liberar o medicamento Spiranza, único no mundo indicado para combater o avanço da doença, para todos os níveis de AME via Sistema único de Saúde (SUS).

Recentemente, a mãe de Gustavo, Nara Fernanda Jappe, fez uma campanha em rede social pedindo apoio popular com assinaturas para que o governo se sensibilizasse e estendesse a oferta do medicamento a mais tipos. Até então, apenas os portadores do tipo 2 e 3 tinham acesso ao medicamento na rede pública. Gustavo tem o tipo 1, considerado o mais agressivo. Cada dose do medicamento custa em torno de R$ 290 mil.

Gustavo nasceu em novembro de 2016. Dez meses depois, ele foi diagnosticado, depois de idas e vindas a diferentes médicos, como portador da doença. A mãe, Nara, deu início a uma campanha desesperadora para arrecadar fundos e conseguir as primeiras doses da vacina. Até o cantor sertanejo Daniel entrou em cena e fez apelos.

Os valores arrecadados permitiram a aplicação das primeiras doses e auxiliaram o menino com fisioterapia e outros serviços necessários. Aos poucos, Gustavo foi demostrando reação e já pode, hoje, sair de casa, graça as uma cadeira adaptada e que foi adquirida através de doações e rifas feitas pela família.

“Numa primeira liberação, foi aprovado apenas para AME tipo 1, que não faziam uso de ventilação mecânica contínua, o que deixaria a maioria sem ter direito ao tratamento. Mas ontem (quarta-feira) foi anunciado que a liberação vai ser estender para todos os tipos. Estamos muito muito felizes pois agora todos terão direito ao tão sonhado tratamento”, escreveu Nara em uma rede social que utiliza para prestar contas das doações e informar sobre o andamento do tatamento.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Prefeitura explica o não funcionamento do Sistema de Compartilhamento de Bicicletas

Inaugurada no dia 29 de outubro o Sistema de Compartilhamento de Bicicletas - Bbike e Estações Fotovoltaicas, frutos do projeto “50 Parcerias Municipais pelo Clima” ainda não está funcionando. A prefeitura divulgou na tarde de quarta-feira (13) uma nota por meio da Secretaria de Comunicação Social (Secom), da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) e da Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram) explicando os...
Continuar lendo...

Balneabilidade apresenta melhora no litoral catarinense

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulga o relatório de balneabilidade referente a coletas realizadas de 09 a 13 de dezembro. De acordo com a nova pesquisa, 82,1% dos pontos analisados estão próprios para banho no litoral catarinense, o que representa uma leve melhora com relação ao monitoramento da semana anterior que apontava 79,5% dos pontos adequados para mergulho. Em Florianópolis, das 85 áreas onde há...
Continuar lendo...

Em quatro dias, três assaltos em Brusque

O município de Brusque registrou em quatro dias, três assaltos à mão armada e todos eles foram resolvidos pela polícia com a prisão dos assaltantes. O primeiro ocorreu na quarta-feira (24) em uma farmácia no Bairro Santa Rita. O assaltante armado subtraiu mil reais e fugiu. Já o segundo roubo aconteceu na sexta-feira ( 25) dessa vez  em uma verdureira na Rua Maximiliano Furbringer, no bairro Jardim Maluche. Um homem armado de...
Continuar lendo...