150 anos da imigração polonesa é tema de reunião na prefeitura

O prefeito Jonas Paegle e o vice-prefeito Ari Vequi receberam na tarde de segunda-feira (10), no gabinete, representantes da Fundação José Walendowsky. Os visitantes apresentaram ao Executivo parte da programação das comemorações dos 150 anos da Imigração Polonesa em Brusque, em agosto deste ano. 

A Fundação foi criada para preservar a cultura polonesa no município. Para os festejos serão inauguradas esculturas do artista David Rodrigues.   

A primeira obra é inspirada em uma escultura do polonês Jan Zak, que depois de se naturalizar brasileiro ficou conhecido como João Zacco Paraná. É uma réplica da obra “O Semeador”, que simboliza a cultura, as tradições e a força do trabalho dos poloneses.

Já a segunda obra, que será iniciada em julho, simboliza o batizado do menino Estevão Sienovski, que nasceu em 1869, ainda no navio que trouxe para Brusque as primeiras 16 famílias de imigrantes poloneses. Ele foi batizado pelo Padre Gattone no dia 25 de agosto do mesmo ano. 

“Por isso 25 de agosto é o Dia Municipal da Imigração Polonesa para Brusque”, explica o presidente da Fundação, João Paulo Loyola Walendowsky. 

O prefeito parabenizou a entidade em nome da Administração Municipal. “Brusque tem muito respeito e admiração por seus imigrantes e os poloneses fazem parte desta história”, ressaltou. 

O vice-prefeito também destacou a importância dos festejos. “Com certeza estaremos lá para comemorar com a associação e todos os brusquenses os 150 anos da imigração polonesa”, disse Vequi.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Flagra e ciúmes da ex-mulher acaba em atropelamento proposital

Na noite desta segunda-feira (1º) deu entrada no Pronto Socorro do Hospital de Azambuja um homem que foi vítima de atropelamento. A Polícia Militar foi acionada e o caso foi registrado como lesão corporal dolosa. Na apuração do caso ficou evidenciado que foi ocasionada por ciúmes. A vítima do atropelamento relatou aos policiais que sua ex-namorada fez contato durante o dia combinando de se encontrar, afirmando que estava separada e queria...
Continuar lendo...

Início da canastra e definições na bocha, basquete, futebol e futsal

Em mais uma noite repleta de disputas, os Jogos Abertos Comunitários de Brusque/Troféu Havan deram início à competição de canastra, com 40 participantes (21 homens e 19 mulheres) no Dunkas Bar e Eventos, no Clube Esportivo Paysandu. Mas enquanto a canastra começa, outras modalidades vão se encaminhando para a reta final. Futsal livre masculino e feminino, além do futsal sênior e o futebol suíço livre já...
Continuar lendo...

Três residências são arrombadas na mesma rua

Nesta sexta-feira (05), por voltas das 13h41, a Polícia Militar foi acionada para atender três casos de furtos a residências no Bairro Poço Fundo, em Brusque. Segundo relato dos solicitantes, eles chegaram em casa e perceberam que elas haviam sido arrombadas e furtadas. A informação é de que quem cometeu os crimes, possivelmente, teria utilizado um automóvel VW/GOL branco, quatro portas, modelo G5, que estaria em atitude suspeita na...
Continuar lendo...