Ação de conscientização sobre a dengue movimenta EEF Nova Brasília

A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, em parceria com a Secretaria de Educação, realizou mais uma atividade de conscientização e prevenção, desta vez com alunos do quinto ano da Escola de Ensino Fundamental (EEF) Nova Brasília. Com essa formação, eles serão considerados agentes mirins de combate à dengue. A ação também contou com o apoio dos articuladores do Programa Saúde na Escola, promovido pelo postinho do bairro.

Durante quatro aulas, os alunos receberam informações, sempre com o foco na prevenção e cuidados em relação ao mosquito transmissor. Segundo a professora Ana Regina Scrotto Dalsochio, o fato do Nova Brasília ser um dos bairros com maior incidência de focos do Aedes Aegypti em toda a cidade motivou ainda mais a realização. “Nossa intenção foi formar agentes multiplicadores, para que os alunos possam, a partir de agora, levar essas informações para suas famílias e vizinhos”, comenta.

A coordenadora do Programa de Combate a Endemias, Letícia Figueiredo, diz que a formação dos agentes mirins de combate a dengue fortalece as ações de enfrentamento do mosquito, pois, a partir de agora, os estudantes passam a ter uma responsabilidade com o bairro em que vivem. “A experiência de levar esses agentes mirins nas casas e identificar os criadouros de larvas, coloca em prática o conhecimento em identificar e eliminar situações onde há água parada”.

João Vitor Maçaneiro Felizardo, de 11 anos, foi um dos alunos que passaram por essa formação. Após receber as orientações em sala de aula, foi a campo junto com os colegas de turma para identificar locais com larvas. “A professora nos ensinou a se prevenir e como encontrar focos do mosquito. Quero ajudar a comunidade, o meu bairro e a nossa cidade no combate a dengue. Infelizmente, muitas pessoas não sabem do perigo dessa doença”, frisa o estudante.

Desde o início do ano, já foram encontrados 25 focos do mosquito Aedes Aegypti no bairro Nova Brasília, estando na quinta colocação entre os bairros com maiores índices de infestação. O primeiro é o Santa Rita (77), seguido por Santa Terezinha (64), Centro I (56) e Centro II (28).

Dúvidas ou Sugestões

Carlos Renaux é derrotado fora de casa

A equipe do Carlos Renaux foi até a cidade de Camboriú pela segunda rodada do Campeonato Catarinense da série C para enfrentar a equipe do Clube Atlético Itajaí onde amargou a sua primeira derrota, perdendo por 2 a 0 para o Clube Atlético Itajaí. O jogo teve início às 15 horas no Estádio Roberto Santos Garcia. Nos 15 primeiros minutos de jogo, uma partida equilibrada. A equipe do Renaux, tentou marcar a saída de...
Continuar lendo...

Homem cai em ladeira e sofre TCE ao bater a cabeça em tubo

Nesta segunda-feira (7), por volta das as 13h25, em Guabiruba, na rua José Rothermel (ladeira no fim da rua) - bairro Guabiruba Sul, ocorreu uma queda de nível da própria altura em via pública quando descia a ladeira vindo a bater a cabeça em uma manilha de concreto. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência. A vítima, um homem de iniciais D.Z.S.F., de 37 anos, encontrava-se consciente, desorientado, sentado em cadeira com...
Continuar lendo...

Jersinho crê na recuperação do Brusque

Na tarde desta quarta-feira (02) às 14h em coletiva com a imprensa no Estádio Augusto Bauer, Jerson Testoni, o Jersinho, falou sobre o seu trabalho com o elenco após assumir o comando técnico do Brusque. Um dos fatores positivos do grupo é o fato de que parte dos jogadores já terem um longo período de convivência com o novo treinador, o que facilita no diálogo com o time.   Para o jogo desta quinta-feira (03) às 20h30...
Continuar lendo...