Ação de conscientização sobre a dengue movimenta EEF Nova Brasília

A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, em parceria com a Secretaria de Educação, realizou mais uma atividade de conscientização e prevenção, desta vez com alunos do quinto ano da Escola de Ensino Fundamental (EEF) Nova Brasília. Com essa formação, eles serão considerados agentes mirins de combate à dengue. A ação também contou com o apoio dos articuladores do Programa Saúde na Escola, promovido pelo postinho do bairro.

Durante quatro aulas, os alunos receberam informações, sempre com o foco na prevenção e cuidados em relação ao mosquito transmissor. Segundo a professora Ana Regina Scrotto Dalsochio, o fato do Nova Brasília ser um dos bairros com maior incidência de focos do Aedes Aegypti em toda a cidade motivou ainda mais a realização. “Nossa intenção foi formar agentes multiplicadores, para que os alunos possam, a partir de agora, levar essas informações para suas famílias e vizinhos”, comenta.

A coordenadora do Programa de Combate a Endemias, Letícia Figueiredo, diz que a formação dos agentes mirins de combate a dengue fortalece as ações de enfrentamento do mosquito, pois, a partir de agora, os estudantes passam a ter uma responsabilidade com o bairro em que vivem. “A experiência de levar esses agentes mirins nas casas e identificar os criadouros de larvas, coloca em prática o conhecimento em identificar e eliminar situações onde há água parada”.

João Vitor Maçaneiro Felizardo, de 11 anos, foi um dos alunos que passaram por essa formação. Após receber as orientações em sala de aula, foi a campo junto com os colegas de turma para identificar locais com larvas. “A professora nos ensinou a se prevenir e como encontrar focos do mosquito. Quero ajudar a comunidade, o meu bairro e a nossa cidade no combate a dengue. Infelizmente, muitas pessoas não sabem do perigo dessa doença”, frisa o estudante.

Desde o início do ano, já foram encontrados 25 focos do mosquito Aedes Aegypti no bairro Nova Brasília, estando na quinta colocação entre os bairros com maiores índices de infestação. O primeiro é o Santa Rita (77), seguido por Santa Terezinha (64), Centro I (56) e Centro II (28).

Dúvidas ou Sugestões

Autor preso pela PM assume autoria da tentativa de latrocínio, mas nega estupro

O homem, de 22 ano de idade, que foi preso na manhã desta quarta-feira (19) conduzindo o veículo Chevrolet Cruze, de cor branca, placas de Brusque, foi autuado em flagrante pelo delegado da DIC (Divisão de Investigações Criminais), Alex Bonfim Reis, por tentativa de latrocínio em que a vítima, de 20 anos de idade, afirmou ter sido abusado sexualmente e depois sofreu um golpe de faca no pescoço e teve o veículo roubado. O autor negou a autoria inicialmente, mas depois confirmou ao...
Continuar lendo...

Duas residências são arrombadas

No sábado (20) por volta das 21h51min, a Polícia Militar foi acionada para atender um furto em uma residência ocorrido no bairro Limeira. No local a guarnição conversou com a vítima que informou que ao chegar a sua casa após sair para ir ao mercado, percebeu que a mesma estava arrombada e fora furtado do local 01 TV 50’ marca TCL, um aparelho de som marca LG e um cartão de banco. Ainda de acordo com a vítima...
Continuar lendo...

Traficante atira na polícia e dá socos nos PMs ao ser detido

Um homem de 23 anos de idade foi detido após resistir à prisão e ainda atirar contra os policiais militares. O caso foi registrado na noite deste sábado (15), no Bairro Joáia, em Tijucas. De acordo com relatos da PM, André Pereira Soares estaria tentando assumir o tráfico de drogas naquela região depois que o irmão dele, Adriano Pereira Soares, foi preso. Na chegada da PM ao local, André teria atirado contra as...
Continuar lendo...