Abertas as inscrições para o Fundo Municipal de Apoio a Cultura

A Prefeitura de Brusque, por meio da Fundação Cultural de Brusque, lançou mais um Edital do Fundo Municipal de Apoio à Cultura. O documento, que pode ser acessado no link http://fcbrusque.sc.gov.br/editais/, prevê a destinação total de R$ 175 mil para os produtores locais. As inscrições vão até o dia 8 de julho. 

Podem concorrer pessoas físicas com projetos de formação, produção e circulação de até R$ 20 mil cada, nas áreas de Artes Cênicas, Música, Artes Visuais, Patrimônio Cultural, Literatura, Artes Populares e Artes Integradas. 

Cada uma dessas áreas deve ter como objetivo a promoção da circulação de bens culturais no Município de Brusque, incentivar a pesquisa da diversidade cultural e dos processos de criação, contribuir para a profissionalização dos grupos locais, oportunizar maior acesso da população aos bens culturais e alavancar o mercado cultural através da geração de trabalho e renda, priorizando contratações de serviços e/ou artistas locais.

O Coordenador da Fundação Cultural de Brusque, Igor Alves Balbinot, ressalta que este edital é muito esperado pela classe artística local, visto que a quantidade de projetos inscritos têm aumentando a cada ano. “Os recursos são distribuídos em toda cadeia da economia criativa local, desde artistas em geral, designers, produtores, além do comércio tradicional, ajudando a fomentar a economia local”.

Precaução

Com o objetivo de realizar um processo idôneo, assim como ocorre desde o primeiro lançamento do edital, em 2006, a Fundação Cultural de Brusque realizou, ainda em 2018, uma consulta ao Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE SC), a fim de saber se os proponentes podem ser “autorremunerados” com seus projetos.

Como a resposta do órgão fiscalizador não havia sido expedida até esta segunda-feira (27), o edital se baseou na Lei Rouanet, que estabelece um percentual de 15% para remuneração, contanto que o proponente tenha papel determinante no projeto. Com a orientação do TCE SC, vedando este tipo de conduta, a Fundação Cultural de Brusque entendeu por bem retificar o edital, com a devida modificação.

“Iremos publicar essa errata, pois, sempre procuramos dar mais clareza aos editais, que são sempre muito esperados. A demanda está aumentando a cada ano. Em 2018 foram 42 projetos entregues e 12 aprovados”, finaliza Balbinot.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Casamento foi um dos maiores do estado em quantidade de casais

Muitos dos casais que realizaram as cerimônias civil e religiosa do casamento coletivo em Brusque no último sábado (3) já viviam juntos há vários anos. Havia casos deles que matinham união há mais de três décadas. Ao todo, 159 casais participaram do evento. O secretário de Assistência Social e Habitação, Deivis da Silva, afirma que a maioria dos casamentos se deu no civil e outros 46 no religioso....
Continuar lendo...

Águas Claras vence o bolão feminino dos Jogos Comunitários de Brusque

Na luta pelo bicampeonato dos Jogos Abertos Comunitários de Brusque, a comunidade do Águas Claras venceu o bolão bola 23 feminino na noite desta sexta-feira (27). A última passada foi realizada no Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque. Nas duas anteriores, o Águas Claras já somava 1272 pinos, mas corria o risco de perder o título para o São Luiz, com apenas 10 a menos, e para o Centro, logo atrás, com 1260. Bem...
Continuar lendo...

Veículo capota dentro de buraco em via pública

O Corpo de Bombeiros atendeu na tarde desta terça-feira (25), por volta das 13h45, um acidente de trânsito na rua Paulo Knihis, bairro Águas Claras. Ocorreu a queda de um veículo Fiat Uno, de cor azul, placa de Brusque,  em um buraco aberto via pública. O condutor do veículo foi encontrado consciente, orientado, fora do veículo, sentado junto a uma residência nas proximidades. O homem apresentava um corte contuso na parte frontal do...
Continuar lendo...