Doadoras de leite humano são homenageadas pelo programa Amamenta Brusque

No dia 19 de maio é comemorado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Para marcar a data a Secretaria de Saúde, por meio do programa Amamenta Brusque, realizou na última quarta-feira (22) uma homenagem as mulheres que realizaram a doação em 2018. Cerca de 50 mães foram convidadas para participar do ato, onde foram recepcionadas com um café e receberam um certificado. A solenidade contou com a presença do Prefeito Jonas Oscar Paegle e do Secretário de Saúde, Humberto Martins Fornari.

No ano passado foram coletados 240 litros de leite humano na cidade, através do posto de coleta do Amamenta Brusque. Segundo a enfermeira Sheila Neves, cada frasco é responsável pelo atendimento de até 10 recém-nascidos prematuros. “Semanalmente, enviamos uma grande quantidade para o banco de leite de Blumenau que faz a pasteurização e o encaminhamento para os hospitais, inclusive o de Azambuja. O leite, em geral, é utilizado na grande maioria em bebes prematuros ou em casos em que a mãe não consegue amamentar”, explica. 

As mulheres que contribuem com as doações, recebem orientações e frascos esterilizados. Mães que amamentam e queiram ser uma doadora, podem entrar em contato com o telefone (47) 3255 6800, ou procurar qualquer Unidade Básica de Saúde.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões