Seminário debate o acolhimento em Família Acolhedora

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora foi tema de debate nesta quarta-feira (22) com a realização do IV Seminário Municipal de Acolhimento em Família Acolhedora. O evento, organizado pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, mobilizou cerca de 100 pessoas no auditório da Uniasselvi.

O foco do seminário, conforme explica o secretário de Assistência Social e Habitação, Deivis Junior, foi o de mostrar os avanços da iniciativa em Brusque, bem como encorajar novas famílias a fazer parte do serviço de acolhimento.

Atualmente, Brusque tem cinco famílias capacitadas. Destas, duas estão em situação de acolhimento neste momento. “Não há nenhuma demanda represada”, comenta o secretário. “Comemoramos o fato de Brusque servir como referência neste tipo de serviço, tendo logrado êxito ao longo dos anos em todos os casos de acolhimento. Nossa missão é capacitar e dar condições estruturais a essas famílias por meio de nossos servidores, uma equipe altamente capacitada, com psicólogos, assistentes sociais, coordenação, entre outros”, explica.

O trabalho da equipe vai desde o início da capacitação para o acolhimento até o momento do desacolhimento. A iniciativa realizada em Brusque chegou a ser elogiada pelo juiz da Vara da Família, Infância e Juventude, Maycon Rangel Favareto. “O serviço sempre tem evoluído em Brusque. É uma grande satisfação ver que ele funciona e as famílias cadastradas são dedicadas e carinhosas com os acolhidos. Assim temos a garantia de um trabalho com qualidade”, comentou, durante a abertura do seminário, que contou ainda com depoimentos de famílias acolhedoras e com a palestra da Assistente Social da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Janice Merigo.

Janice debateu com os presentes sobre “A importância do trabalho em rede na garantia dos direitos de crianças e adolescentes em situação de acolhimento familiar”. A palestra é direcionada a psicólogos, assistentes e educadores sociais, bem como representantes do Conselho Tutelar, profissionais que estão envolvidos diretamente em situações em que, eventualmente, crianças e adolescentes possuem algum direito violado.

Participaram, ainda, profissionais de diversos municípios como Guabiruba, Botuverá, Blumenau, Gaspar, Ascurra, Rodeio, Porto Belo e Bombinhas.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Barateiro Futsal/FME aposta na base e já colhe frutos com atletas locais

Desde 2017, a equipe do Barateiro Futsal/FME, multicampeã de todos os torneios que participou, passa por uma nova filosofia de gestão. A equipe de rendimento, campeã de tudo, acabou não tendo continuidade após 10 anos, a grande maioria deles no auge. Hoje, reformulado, o clube foca na base, novamente buscando o protagonismo no cenário adulto, mas já começa a colher grandes resultados nas categorias de iniciação. O...
Continuar lendo...

Veículo dos Correios fica pendurado na escadaria do Fórum

Um acidente envolvendo um veículo dos Correios chamou atenção na tarde desta segunda-feira (8), no centro da cidade. O veículo estava parado no estacionamento nos fundos do Fórum e Prefeitura Municipal, quando acabou descendo e parando sobre a rampa de acesso ao Fórum de Brusque. Felizmente ninguém ficou ferido neste acidente. Apenas prejuízo para empresa de correios. O incidente caracteriza pela falta ou falha no freio de mão.
Continuar lendo...

Desfile escolar e entrega de praça marcam o aniversário de Guabiruba

Na próxima segunda-feira (10) acontece o desfile cívico escolar que tradicionalmente marca o dia de aniversário de Guabiruba. Cerca de 3,2 mil pessoas desfilarão pela Rua Brusque a partir das 9h. Um pouco antes, acontece a solenidade de abertura do desfile com a presença de autoridades e a execução dos hinos Nacional e de Guabiruba pela Orquestra Municipal de Guabiruba que se apresentará em frente ao palanque oficial que será...
Continuar lendo...