Medidas estão sendo tomadas para minimizar problema

As reclamações sobre falta de água e até a qualidade com que o líquido chega nas torneiras tem sido constante na cidade de Brusque. Na manhã desta terça-feira (21), o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Dejair Machado, falou sobre o assunto no programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade.

Machado repetiu o que já dissera em outras entrevistas à emissora, de que o órgão está atuando no sentido de reduzir o problema e amenizar a situação dos moradores. Como no caso da região de Dom Joaquim. Naquela área da cidade, há projeto para construção de uma estação de tratamento (ETA). Mas a solução não está tão próxima assim.

“A falta de água na região do Bairro Dom Joaquim não é de agora. Estão sendo tomadas medidas paliativas até a construção da estação de tratamento da Cristalina. Está em fase de projeto e deve iniciar a obra até final do ano”, frisa ele.

Com o projeto pronto e a obra iniciada, serão, pelo menos, mais 18 meses, ou um ano e meio, até tudo estar pronto. Em seguida, será feita a extensão de rede, para que a água chegue a todos os pontos do bairro.

Sobre a falta do líquido em outras áreas de Brusque, Machado voltou a afirmar que o problema, em grande parte, está relacionado à estiagem. Segundo ele, nunca houve um período de falta de chuva tão grande.

“O sistema Samae não se compõe de uma única estação. Tem a central e mais seis isoladas. Essas regiões de tratamento isoladas, algumas foram feitas em governos anteriores. Elas ajudam, mas,  consequentemente, o aumento da população e uma estiagem prolongada atrapalham”, pontuou ele.

Ao todo, são 50 reservatórios de diferentes tamanhos e capacidades espalhados na cidade. Porém, isso não tem sido o suficiente e novas medidas vêm sendo adotadas para amenizar o problema do abastecimento. Será instalado um novo reservatório, por exemplo, na região do Bruschal.

“Ficará pronto até final do ano. Atualmente, são apenas 30 mil litros de água. O novo terá capacidade de 500 mil”, destaca Machado.

Sobre a água suja que chega nas torneiras, ele afirma que isso é causado pelo manganês de ferro presente na tubulação. Misturado a outros reagentes, ele acaba formando incrustação (camada que se forma no interior das tubulação), que altera a cor da água.

“A partir do momento que se tem que fazer uma paralização, quando você volta acontece. Isso não faz mal para a saúde”, pontua o diretor-presidente do Samae.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Caixa e BB iniciam pagamento de cotas do PIS/Pasep

Quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 e 4 de outubro de 1988 começa a receber hoje (19) as cotas do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). A Caixa Econômica Federal, que administra o PIS, e o Banco do Brasil (BB), que administra o Pasep, começam a depositar o dinheiro nas contas dos correntistas das duas instituições. Os demais cotistas...
Continuar lendo...

Mesmo sem o resultado do exame paciente com suspeita de Coronavírus em Brusque deve receber alta

Mesmo ser ter saído o resultado final do exame do paciente internado em Brusque com suspeita coronavírus, ele pode receber alta hospitalar. Segundo o médico infectologista Ricardo Freitas, o paciente já está internado há 14 dias e não apresenta mais os sintomas da doença, o que impede a transmissão do vírus. Ainda segundo o especialista, o exame que pode confirmar ou descartar o coronavírus só deve chegar...
Continuar lendo...

Homem é atropelado no centro

Na manhã desta quarta-feira (11) por volta das 10h44 a guarnição dos Bombeiros foi acionada para atendimento de um atropelamento na Rua Otto Renaux no bairro centro. No local o homem, 42 anos, estava sentado na calçada referindo dores no pé. Ele apresentava os sinais vitais estáveis. Após imobilização do membro com uma tala de papelão ele foi conduzido ao pronto socorro do Hospital Azambuja para cuidados médicos. O...
Continuar lendo...