Medidas estão sendo tomadas para minimizar problema

As reclamações sobre falta de água e até a qualidade com que o líquido chega nas torneiras tem sido constante na cidade de Brusque. Na manhã desta terça-feira (21), o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Dejair Machado, falou sobre o assunto no programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade.

Machado repetiu o que já dissera em outras entrevistas à emissora, de que o órgão está atuando no sentido de reduzir o problema e amenizar a situação dos moradores. Como no caso da região de Dom Joaquim. Naquela área da cidade, há projeto para construção de uma estação de tratamento (ETA). Mas a solução não está tão próxima assim.

“A falta de água na região do Bairro Dom Joaquim não é de agora. Estão sendo tomadas medidas paliativas até a construção da estação de tratamento da Cristalina. Está em fase de projeto e deve iniciar a obra até final do ano”, frisa ele.

Com o projeto pronto e a obra iniciada, serão, pelo menos, mais 18 meses, ou um ano e meio, até tudo estar pronto. Em seguida, será feita a extensão de rede, para que a água chegue a todos os pontos do bairro.

Sobre a falta do líquido em outras áreas de Brusque, Machado voltou a afirmar que o problema, em grande parte, está relacionado à estiagem. Segundo ele, nunca houve um período de falta de chuva tão grande.

“O sistema Samae não se compõe de uma única estação. Tem a central e mais seis isoladas. Essas regiões de tratamento isoladas, algumas foram feitas em governos anteriores. Elas ajudam, mas,  consequentemente, o aumento da população e uma estiagem prolongada atrapalham”, pontuou ele.

Ao todo, são 50 reservatórios de diferentes tamanhos e capacidades espalhados na cidade. Porém, isso não tem sido o suficiente e novas medidas vêm sendo adotadas para amenizar o problema do abastecimento. Será instalado um novo reservatório, por exemplo, na região do Bruschal.

“Ficará pronto até final do ano. Atualmente, são apenas 30 mil litros de água. O novo terá capacidade de 500 mil”, destaca Machado.

Sobre a água suja que chega nas torneiras, ele afirma que isso é causado pelo manganês de ferro presente na tubulação. Misturado a outros reagentes, ele acaba formando incrustação (camada que se forma no interior das tubulação), que altera a cor da água.

“A partir do momento que se tem que fazer uma paralização, quando você volta acontece. Isso não faz mal para a saúde”, pontua o diretor-presidente do Samae.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Câmera de segurança registra ação de ladra no Centro

Câmeras de segurança flagraram uma ocorrência de roubo consumado, na rua Prudente de Morais, Centro I, Brusque. Segundo relatos da vítima, 72 anos, que afirma ter sido empurrada por uma mulher e em seguida teve sua bolsa subtraída. Ainda segundo o relato no Boletim de Ocorrência, pessoas que presenciaram o crime seguiram a autora e a localizaram no endereço que ela supostamente reside. Eram cinco testemunhas que conseguiram recuperar a bolsa, mas...
Continuar lendo...

Coronavírus: Confira o Boletim Epidemiológico de Brusque desta quinta-feira (2)

A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio da Vigilância em Saúde, informa os números relacionados à pandemia de coronavírus (Covid-19) na cidade, boletim desta quinta-feira (02). Atualmente, o município investiga 16 casos suspeitos. E estão sendo monitorados em domicílio 318 pessoas. Até o momento, Brusque registra três casos confirmados. Todas as pessoas que apresentaram sintomas da doença devem procurar o...
Continuar lendo...

Temporal com granizo assusta motoristas que transitavam na SC-108

Chuva de granizo foi registrada no início da noite desta segunda-feira (3), na região de Claraíba em Nova Trento. Motoristas que transitavam pela rodovia Gentil Batisti Archer (SC-108), procuraram abrigo em um posto de combustíveis no momento da chuva. Segundo o que recebemos de informações de internautas era impossível transitar na rodovia. As primeiras informações é que nenhum acidente foi registrado durante o...
Continuar lendo...