Enem 2019 já tem 3 milhões de inscritos

A edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já atingiu a marca de 3 milhões de inscritos. O balanço foi divulgado pelo Ministério da Educação e contabiliza os inscritos até as 22h de ontem. As inscrições foram abertas no último dia 6 e vão até o dia 17 de maio, pela internet. As provas do Enem serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro.

Do total de inscritos, 63% estão isentos do pagamento da taxa de inscrição. A taxa para o Enem é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 23 de maio. O participante terá até 17 de maio para atualizar dados de contato, escolher outro município de provas, mudar a opção de língua estrangeira e alterar atendimento especializado e/ou específico. Após esse prazo, não serão mais permitidas mudanças.

O candidato que precisar de atendimento especializado e específico deve fazer a solicitação durante a inscrição. O prazo para pedidos de atendimento por nome social vai de 20 e 24 de maio.

Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem, por exemplo, para se inscrever em programas de acesso à educação superior como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni) ou de financiamento estudantil.

A prova também pode ser feita pelos chamados treineiros – estudantes que vão concluir o ensino médio depois de 2019. Neste caso, os resultados servem somente para autoavaliação, sem possibilidade de o estudante concorrer efetivamente às vagas na educação superior ou para bolsas de estudo. Esses participantes devem declarar ter ciência disso já no ato da inscrição.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Mais um caso de som alto em plena madrugada

Na madrugada desta segunda-feira (20), a Polícia Militar de Brusque foi chamada para atender a uma ocorrência de som alto e perturbação de sossego. O caso ocorreu no Bairro Thomaz Coelho. De acordo com a PM, tudo aconteceu por volta das 03h25. A pessoa que fez a ligação informou que o fato é corriqueiro e que a Polícia Militar já esteve no local em outras ocasiões pelo mesmo motivo. Uma guarnição foi...
Continuar lendo...

Zirke assume Prefeitura de Guabiruba pelos próximos 11 dias

Ao final do dia desta sexta-feira (10), o prefeito Matias Kohler transmitiu o cargo ao vice, Valmir Zirke, que ocupará a cadeira principal do Executivo até o próximo dia 20. Kohler se ausentará do município para uma viagem à Alemanha. Ele irá acompanhado da secretária municipal do Meio Ambiente, Bruna Ebele, e da arquiteta e urbanista da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Infraestrutura Débora Barroero. A viagem...
Continuar lendo...

Viúvo será indenizado por morte da mulher em acidente com van

O município de Vidal Ramos foi condenado ao pagamento de danos morais e materiais pela morte de uma das passageiras de uma van da prefeitura que transportava pacientes daquela cidade para Lages. O veículo capotou ao sair da pista na BR-282, em Alfredo Wagner. Hilda Schmitz Coñaco, de 59 anos, foi arremessada para o lado de fora e ficou presa sob o veículo.  O acidente ocorreu ao amanhecer do dia 5 de dezembro de 2013, por volta das 6h, no Km 116 daquela rodovia...
Continuar lendo...