Samae realiza obra para melhorar abastecimento de água

Com objetivo de beneficiar a população por meio de um abastecimento de água mais eficaz, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Brusque – Samae realiza no bairro Guarani (rua Ayres Lourenço Penk) um reforço com pedras e enrocamento na barragem. 

No total, serão utilizadas 274 toneladas de pedra. Após a obra, a autarquia terá uma captação mais eficiente e com melhor bombeamento de água para a Estação de Tratamento Central.

“A parte da barragem já está pronta. Agora falta o enrocamento, mas para a conclusão aguardamos a chegada de mais pedras. O que deve ocorrer em cerca de 10 dias”, explica o engenheiro civil Armando Alberto Walendowsky (Beto). 

Necessidade e benefícios da obra 

Os engenheiros do Samae avaliaram que a obra é necessária para nivelar a altura de água na represa. Assim, em períodos de estiagem, o bombeamento de água se mantém eficiente. 

Também era necessária a mudança do canal extravasor na barragem, para não formar bancos de areia no entorno da casa de bomba, que poderia dificultar o bombeamento da água para a ETA Central e até causar danos na bomba (entupimentos ou queima). 

Além disso, o enrocamento no lado esquerdo da margem do Rio será refeito, pois está com diversas pedras soltas, o que poderia causar desmoronamento do barranco e danos na captação. 

De acordo com o diretor da autarquia, Dejair Machado, após a conclusão da obra o Samae terá uma captação mais eficiente. “Não teremos mais problemas para bombear água para a Estação Central (ETA). Deste modo, quem sai ganhando é a comunidade brusquense”.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Ladrões de bicicletas continuam agindo na cidade

Neste sábado (15), por voltas das 13h46min, a Polícia Militar foi acionada para atender a um furto de bicicleta. O crime teria ocorrido no Centro de Brusque.       Segundo relato da vítima, ela deixou a bicicleta estacionada e cadeada na Rua Alberto Torres e quando retornou para buscá-la percebeu que havia sido furtada. Trata-se de uma bicicleta da marca GTA, de cor preta, com faixas rosa, aro 26, feminina. A guarnição...
Continuar lendo...

Após denúncia, PM recupera equipamento de som furtado

Na tarde deste domingo (19), a Polícia Militar recuperou um aparelho de som automotivo que havia sido furtado no dia 12 deste mês. Por volta das 14h20, o Copom recebeu uma ligação, na qual o solicitante relatava que o som furtado do veículo de seu amigo estaria dentro de uma VW/Kombi, a qual estava estacionada na rua Rio Grande do Sul, bairro Limeira. Uma guarnição deslocou até o endereço e fez contato com a vítima, que...
Continuar lendo...

Colisão deixa motociclista em estado grave

Um acidente grave mobilizou equipes de socorro do Corpo de Bombeiros no Bairro Dom Joaquim, em Brusque, esta manhã. Uma motoneta Biz foi, literalmente, cortada ao meio com a colisão. De acordo com informações obtidas no local pela equipe da Rádio Cidade, a motocicleta seguia do sentido Cedro Alto ao Dom Joaquim, quando se chocou contra o carro, uma Saveiro com placas de Brusque. A colisão aconteceu no cruzamento da Rua Ludovico Merico com a Julio...
Continuar lendo...