Samae realiza obra para melhorar abastecimento de água

Com objetivo de beneficiar a população por meio de um abastecimento de água mais eficaz, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Brusque – Samae realiza no bairro Guarani (rua Ayres Lourenço Penk) um reforço com pedras e enrocamento na barragem. 

No total, serão utilizadas 274 toneladas de pedra. Após a obra, a autarquia terá uma captação mais eficiente e com melhor bombeamento de água para a Estação de Tratamento Central.

“A parte da barragem já está pronta. Agora falta o enrocamento, mas para a conclusão aguardamos a chegada de mais pedras. O que deve ocorrer em cerca de 10 dias”, explica o engenheiro civil Armando Alberto Walendowsky (Beto). 

Necessidade e benefícios da obra 

Os engenheiros do Samae avaliaram que a obra é necessária para nivelar a altura de água na represa. Assim, em períodos de estiagem, o bombeamento de água se mantém eficiente. 

Também era necessária a mudança do canal extravasor na barragem, para não formar bancos de areia no entorno da casa de bomba, que poderia dificultar o bombeamento da água para a ETA Central e até causar danos na bomba (entupimentos ou queima). 

Além disso, o enrocamento no lado esquerdo da margem do Rio será refeito, pois está com diversas pedras soltas, o que poderia causar desmoronamento do barranco e danos na captação. 

De acordo com o diretor da autarquia, Dejair Machado, após a conclusão da obra o Samae terá uma captação mais eficiente. “Não teremos mais problemas para bombear água para a Estação Central (ETA). Deste modo, quem sai ganhando é a comunidade brusquense”.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Acidente com vítima fatal na Antônio Heil

Na manhã desta terça-feira (21) por volta das 07h15 ocorreu um grave acidente na Rodovia Antônio Heil. Colisão entre dois veículos, um W/Jetta e Ford/Fiesta Sedan. Vítimas ficaram presas as ferragens, sendo que uma delas foi a óbito no local do acidente. Outras duas vítimas foram encaminhadas em estado grave ao Hospital Azambuja. O Corpo de Bombeiros de Brusque  acionou o helicóptero Arcanjo 03 para prestar...
Continuar lendo...

Família de Biguaçu está entre as vítimas encontradas mortas no Chile

Cinco catarinenses estão entre os mortos encontrados na tarde desta quarta-feira (22) em um apartamento em Santiago, no Chile. As vítimas são um casal de Biguaçu, na Grande Florianópolis, os dois filhos - uma menina de 15 e um garoto de 13 - e outro catarinense que morava em São Paulo com a mulher. Eles teriam sido vítimas de um vazamento de gás. A identidade das vítimas ainda não foi confirmada. As...
Continuar lendo...

Motorista de Uber é assaltado e quatro suspeitos são presos

Na madrugada deste sábado (29), o motorista de um veículo de aplicativo (Uber), um Siena de cor branca, placas de Brusque, foi acionado por volta das 3h45 para atender uma mulher, na rodovia Antônio Heil, Centro II, em Brusque, proximidades de uma balada. Ao chegar ao local, quatro homens se apresentaram pedindo para serem levados ao bairro Limeira.  A princípio, o motorista de 59 anos de idade se recusou a fazer a corrida, mas a moça disse que foi ela...
Continuar lendo...