Samae realiza obra para melhorar abastecimento de água

Com objetivo de beneficiar a população por meio de um abastecimento de água mais eficaz, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Brusque – Samae realiza no bairro Guarani (rua Ayres Lourenço Penk) um reforço com pedras e enrocamento na barragem. 

No total, serão utilizadas 274 toneladas de pedra. Após a obra, a autarquia terá uma captação mais eficiente e com melhor bombeamento de água para a Estação de Tratamento Central.

“A parte da barragem já está pronta. Agora falta o enrocamento, mas para a conclusão aguardamos a chegada de mais pedras. O que deve ocorrer em cerca de 10 dias”, explica o engenheiro civil Armando Alberto Walendowsky (Beto). 

Necessidade e benefícios da obra 

Os engenheiros do Samae avaliaram que a obra é necessária para nivelar a altura de água na represa. Assim, em períodos de estiagem, o bombeamento de água se mantém eficiente. 

Também era necessária a mudança do canal extravasor na barragem, para não formar bancos de areia no entorno da casa de bomba, que poderia dificultar o bombeamento da água para a ETA Central e até causar danos na bomba (entupimentos ou queima). 

Além disso, o enrocamento no lado esquerdo da margem do Rio será refeito, pois está com diversas pedras soltas, o que poderia causar desmoronamento do barranco e danos na captação. 

De acordo com o diretor da autarquia, Dejair Machado, após a conclusão da obra o Samae terá uma captação mais eficiente. “Não teremos mais problemas para bombear água para a Estação Central (ETA). Deste modo, quem sai ganhando é a comunidade brusquense”.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Código de Obras tem votação adiada novamente

A Câmara Municipal de Brusque adiou mais uma vez a votação do projeto de lei que institui o Código de Obras do Município. A proposta é aguardada com expectativa principalmente pelo setor de construtoras, pois dá novas regras para edificações, entre outras medidas. A proposta já havia sido adiada na sessão anterior, da semana passada. Desta vez, o vereador Cleiton Bittelbrunn (Patriotas) foi quem solicitou postergar a...
Continuar lendo...

Fenarreco recebe espaço para divulgação durante sessão na AL

Uma comitiva da prefeitura de Brusque em visita a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), cumpriu agenda de divulgação da 34ª edição da Fenarreco, que será realizada de 10 à 20 de outubro. A realeza, com a rainha e as duas princesas, o casal de Marrecos, símbolos da festa, estiveram ao lado do vice-prefeito, José Ari Vequi, que discursou na Tribuna logo no início dos trabalhos legislativos desta quarta-feira...
Continuar lendo...

Advogado é condenado por se apropriar indevidamente de valores de cliente

A juíza Camila Coelho, titular do Juizado Especial Cível e Criminal da comarca de Brusque, condenou um advogado daquela região ao pagamento de R$ 31 mil de indenização por danos morais e materiais a um de seus clientes, de cujos valores se apropriou indevidamente. A vítima relatou nos autos que contratou os serviços do profissional em junho de 2014 para uma ação revisional de contrato contra instituição...
Continuar lendo...