Samae realiza obra para melhorar abastecimento de água

Com objetivo de beneficiar a população por meio de um abastecimento de água mais eficaz, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Brusque – Samae realiza no bairro Guarani (rua Ayres Lourenço Penk) um reforço com pedras e enrocamento na barragem. 

No total, serão utilizadas 274 toneladas de pedra. Após a obra, a autarquia terá uma captação mais eficiente e com melhor bombeamento de água para a Estação de Tratamento Central.

“A parte da barragem já está pronta. Agora falta o enrocamento, mas para a conclusão aguardamos a chegada de mais pedras. O que deve ocorrer em cerca de 10 dias”, explica o engenheiro civil Armando Alberto Walendowsky (Beto). 

Necessidade e benefícios da obra 

Os engenheiros do Samae avaliaram que a obra é necessária para nivelar a altura de água na represa. Assim, em períodos de estiagem, o bombeamento de água se mantém eficiente. 

Também era necessária a mudança do canal extravasor na barragem, para não formar bancos de areia no entorno da casa de bomba, que poderia dificultar o bombeamento da água para a ETA Central e até causar danos na bomba (entupimentos ou queima). 

Além disso, o enrocamento no lado esquerdo da margem do Rio será refeito, pois está com diversas pedras soltas, o que poderia causar desmoronamento do barranco e danos na captação. 

De acordo com o diretor da autarquia, Dejair Machado, após a conclusão da obra o Samae terá uma captação mais eficiente. “Não teremos mais problemas para bombear água para a Estação Central (ETA). Deste modo, quem sai ganhando é a comunidade brusquense”.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Polícia encontra caminhonete utilizada em assalto

Policiais do Bope, Diec, e Core conseguiram encontrar ao final da tarde de ontem sexta-feira (06) na cidade de Gaspar, no bairro Belchior Alto, a caminhonete que foi utilizada no assalto a agência bancária do Bradesco em Blumenau, no bairro Itoupava Central durante ao final da manhã de sexta. O veículo, Nissan Frontier, estava completamente queimado, impossibilitando identificar a cidade de emplacamento. No interior da caminhonete foram encontrados, capsulas de...
Continuar lendo...

AmpeBr inicia preparativos para a 50ª Pronegócio

50 edições. Esse é o número de rodadas organizadas pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) que será alcançado no mês de agosto deste ano, com a realização da 50ª Pronegócio. O evento, realizado em parceria com o Sebrae/SC, acontece nos dias 19 a 23, no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof, apresentará as coleções do Alto...
Continuar lendo...

Assaltantes são presos pela PM após segundo assalto no dia

Por volta das 22h15 desta quinta-feira, dois homens armados com uma faca e uma pistola dominaram um casal de proprietários de uma lanchonete e a funcionária, na rua São Leopoldo, bairro São Luiz. Eles chegaram pedindo o dinheiro e ameaçando as vítimas. O dono do comércio, de 64 anos de idade, entrou em luta corporal com o assaltante que estava armado com a faca e conseguiu desarmá-lo, após um golpe que rasgou sua camiseta na altura...
Continuar lendo...