Samae realiza obra para melhorar abastecimento de água

Com objetivo de beneficiar a população por meio de um abastecimento de água mais eficaz, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Brusque – Samae realiza no bairro Guarani (rua Ayres Lourenço Penk) um reforço com pedras e enrocamento na barragem. 

No total, serão utilizadas 274 toneladas de pedra. Após a obra, a autarquia terá uma captação mais eficiente e com melhor bombeamento de água para a Estação de Tratamento Central.

“A parte da barragem já está pronta. Agora falta o enrocamento, mas para a conclusão aguardamos a chegada de mais pedras. O que deve ocorrer em cerca de 10 dias”, explica o engenheiro civil Armando Alberto Walendowsky (Beto). 

Necessidade e benefícios da obra 

Os engenheiros do Samae avaliaram que a obra é necessária para nivelar a altura de água na represa. Assim, em períodos de estiagem, o bombeamento de água se mantém eficiente. 

Também era necessária a mudança do canal extravasor na barragem, para não formar bancos de areia no entorno da casa de bomba, que poderia dificultar o bombeamento da água para a ETA Central e até causar danos na bomba (entupimentos ou queima). 

Além disso, o enrocamento no lado esquerdo da margem do Rio será refeito, pois está com diversas pedras soltas, o que poderia causar desmoronamento do barranco e danos na captação. 

De acordo com o diretor da autarquia, Dejair Machado, após a conclusão da obra o Samae terá uma captação mais eficiente. “Não teremos mais problemas para bombear água para a Estação Central (ETA). Deste modo, quem sai ganhando é a comunidade brusquense”.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Presidente do Sinduscon: “Nesta segunda-feira todo o nosso setor estará em funcionamento”

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sinduscon), Fernando José de Oliveira, na manhã desta segunda-feira (06) fez uma rápida avaliação do retorno das atividades do setor. Fernando explica que desde a liberação já se iniciou uma movimentação para que pequenos e grandes retomassem as atividades. “O que não voltou na quinta e...
Continuar lendo...

Caixa anuncia data da segunda parcela do Auxílio Emergencial

A Caixa Econômica Federal começará a creditar a segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 a partir da próxima segunda-feira (18), informou hoje (14) o presidente do banco estatal, Pedro Guimarães, durante a live semanal do presidente Jair Bolsonaro. O calendário de pagamento será detalhado em coletiva de imprensa amanhã (15), às 15 horas, no Palácio do Planalto.   "Nós começamos na...
Continuar lendo...

Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Santa Rita

No domingo (05), por volta de 22h49min, no bairro Santa Rita, uma guarnição em rondas visualizou um veículo suspeito de realizar tráfico de drogas, diante da suspeita, foi realizada a abordagem. Havia um casal no do veículo, foi efetuada a busca pessoal e veicular. No interior do carro foi encontrado 500 micro pontos de droga sintética LSD, questionado, o homem assumiu ser o proprietário da droga e que além de comercializar ele...
Continuar lendo...