Programa “Se fiscalizar, dá certo!” capacita engenheiros

Mais uma etapa do projeto “Se fiscalizar, dá certo!” foi realizada na última segunda feira (6), por meio do curso “Planejamentos, Fiscalização e Identificação de fraudes de obras públicas”, voltado para a área de engenharia. A ação foi uma parceria entre o município de Brusque,  a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e o Observatório Social de Brusque e contou com a participação de aproximadamente 20 engenheiros.

A formação continuada foi conduzida pelo auditor federal da Controladoria Geral da União, Luiz Roberto Machado, e teve foco os profissionais da área de engenharia da Prefeitura de Brusque, pois esses profissionais atuam com a complexidade da fiscalização de contratos e, principalmente, com a fiscalização das obras públicas municipais.

De acordo com o diretor geral da Controladoria, Daniel Felício, o programa tem o objetivo de desenvolver servidores para a fiscalização de contratos, porque a fiscalização é um importante instrumento de controle e eficiência administrativa, do ponto de vista orçamentário e financeiro. “Focar e dar mais condições ao nosso corpo funcional, melhor capacitá-lo, para melhorar a fiscalização de contratos de obras no âmbito municipal”, cita Felício. 

Para a diretora do DGI, Andrea Volkmann, que participou da capacitação, “o DGI tem vários contratos com várias empresas e com a apresentação do controlador Geral da União nós vamos conseguir ter um parâmetro do que estamos fazendo errado e o que podemos melhorar. Então, sempre ter uma capacitação é importante para que o município venha trabalhar sempre com a possibilidade de estar pondo em prática o que vem aprendendo e que a transparência das obras sejam sempre ampliadas para que o munícipe se sinta seguro investindo seu dinheiro no município”.

O programa

“Se fiscalizar, dá certo!” é o nome do programa da Prefeitura de Brusque, por meio da Controladoria Geral do Município, que vem promovendo treinamentos, palestras e orientações sobre o acompanhamento de contratos de execução de serviços e entrega de produtos.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Carro acerta poste e deixa motorista ferido na Primeiro de Maio

Um veículo Ecosport, placas de Brusque, bateu contra um poste no início da madrugada deste sábado (27). O acidente aconteceu por volta de 1h35, na Avenida Primeiro de Maio, bairro Primeiro de Maio, também Brusque. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o motorista, um homem de 39 anos de idade, foi encontrado no local com alguns ferimentos, principalmente na cabeça. Porém, ele estava consciente, apesar de desnorteado. A...
Continuar lendo...

Cãozinho é resgatado no Nova Brasília

Corpo de Bombeiros em Brusque atendeu uma situação no mínimo inusitada na tarde deste domingo (8) no bairro Nova Brasília. Os socorristas foram chamados para resgatar um animal, um filhote de cachorro que havia caído em um terreno baldio inclinado, nos fundos de uma residência na rua Afonso Fehnle. No local pra realizar o resgate foi necessário utilizar uma escada do ABTR-114. Sem ferimentos o animal apresentava estar saudável e...
Continuar lendo...

Acidente no bairro Dom Joaquim deixa crianças feridas

Neste sábado (12) a guarnição dos Bombeiros de Guabiruba foi acionada para atender uma ocorrência de trânsito por volta das 12h06. O fato aconteceu na Rua Botuverá, bairro Dom Joaquim, em Brusque. Um veículo, Pálio, com placas de Brusque colidiu na traseira de automóvel Gol com placas de Botuverá. O condutor de Gol, 34, foi atendido e liberado no local. Já a condutora do Pálio, 24 anos, dizia ter dores na...
Continuar lendo...