Prazo para regularizar o título termina hoje

Termina hoje, segunda-feira (6), o prazo para os eleitores faltosos nas últimas três votações evitarem o cancelamento do título. Para isso, é preciso pagar as multas referentes às ausências, bem como comparecer a um cartório eleitoral para apresentar, além do título, um documento com foto e um comprovante de residência. Em Brusque, o cartório funciona das 12h às 19h.

O processo pode ser iniciado pela internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para somar as três faltas, são contados também os turnos de votação. São consideradas ainda as eleições suplementares, convocadas quando o pleito oficial é anulado devido a irregularidades.

Caso esteja em dúvida sobre sua situação, o eleitor também pode consultar o site do TSE. Segundo informações do TSE, mais de 2,6 milhões de pessoas podem ter o título cancelado caso não resolvam a pendência. Desse total, apenas 93.702 regularizaram a situação desde o início do prazo, no início de março.

O cancelamento do título pode acarretar uma série de problemas. A pessoa fica, por exemplo, impedida de obter passaporte e carteira de identidade, de receber salário de função ou emprego público e de participar de concorrência pública ou administrativa estatal.

O faltoso fica ainda impossibilitado de obter empréstimos em instituições públicas, de se matricular em instituições de ensino e de ser nomeado em concurso público.

Não terão os títulos cancelados aqueles que não são obrigados a votar, sendo seu comparecimento às urnas facultativo, como as pessoas entre 16 e 18 anos e acima de 70 anos. Também não estão sujeitos à medida os portadores de deficiência a quem seja impossível ou extremamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais.

Os números dos títulos cancelados começarão a ser divulgados em 24 de maio.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Colisão entre motos e carro termina com vítimas no hospital

Acidente envolvendo duas motos e um carro deixou os condutores das motocicletas feridos na tarde de ontem, terça-feira (26), em Brusque. Foi por volta de 13h46, na rua Alberto Muller, bairro Limeira Baixa. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente envolveu um Ford Fiesta, conduzido por uma mulher de 43 anos, uma Honda CG Titan, cujo condutor tem 20 anos, e outra Honda Titan, esta conduzida por um homem de 19 anos de idade. Os dois motociclistas foram levados ao pronto socorro...
Continuar lendo...

SC: Mais de 5 mil vagas de emprego estão abertas, 221 em Brusque

Para quem busca um novo emprego e uma recolocação no mercado de trabalho um dos caminhos é verificar as vagas ofertadas nas unidades do Sistema Nacional do Emprego de Santa Catarina (SINE/SC), integrado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE). São 5.063 oportunidades, sendo 64 para pessoas com deficiência (PCD). Das 124 unidades do SINE no Estado, 61 estão com oportunidades abertas. As principais...
Continuar lendo...

Veículo é arrombado e som subtraído do interior

Neste domingo (08) por voltas das 21h24min, a Polícia Militar foi acionada para atender um furto na avenida 1º de Maio, centro de Brusque. Segundo relato do solicitante, o mesmo deixou o veiculo por volta de 18h20 da noite estacionado, e ao retornar as 21h24 verificou que seu veiculo estava aberto e que foi subtraído do seu interior o aparelho de som e alguns documentos. Diante dos fatos foi lavrado o referido boletim de ocorrência.
Continuar lendo...