Prazo para regularizar o título termina hoje

Termina hoje, segunda-feira (6), o prazo para os eleitores faltosos nas últimas três votações evitarem o cancelamento do título. Para isso, é preciso pagar as multas referentes às ausências, bem como comparecer a um cartório eleitoral para apresentar, além do título, um documento com foto e um comprovante de residência. Em Brusque, o cartório funciona das 12h às 19h.

O processo pode ser iniciado pela internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para somar as três faltas, são contados também os turnos de votação. São consideradas ainda as eleições suplementares, convocadas quando o pleito oficial é anulado devido a irregularidades.

Caso esteja em dúvida sobre sua situação, o eleitor também pode consultar o site do TSE. Segundo informações do TSE, mais de 2,6 milhões de pessoas podem ter o título cancelado caso não resolvam a pendência. Desse total, apenas 93.702 regularizaram a situação desde o início do prazo, no início de março.

O cancelamento do título pode acarretar uma série de problemas. A pessoa fica, por exemplo, impedida de obter passaporte e carteira de identidade, de receber salário de função ou emprego público e de participar de concorrência pública ou administrativa estatal.

O faltoso fica ainda impossibilitado de obter empréstimos em instituições públicas, de se matricular em instituições de ensino e de ser nomeado em concurso público.

Não terão os títulos cancelados aqueles que não são obrigados a votar, sendo seu comparecimento às urnas facultativo, como as pessoas entre 16 e 18 anos e acima de 70 anos. Também não estão sujeitos à medida os portadores de deficiência a quem seja impossível ou extremamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais.

Os números dos títulos cancelados começarão a ser divulgados em 24 de maio.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Ciclista é socorrido com suspeita de TCE após sofrer queda

Um ciclista sofreu uma queda, por volta das 11h50 deste domingo (05), na rua Maximiliano Furbringer, Jardim Maluche, próximo à Cancha do Venzon. Populares que passavam pelo local prestaram socorro à vítima, que apresentava hemorragia forte. Um médico também passava pelo local e com apoio de uma técnica de enfermagem, ajudou a estabilizar a vítima até a chegada do Corpo de Bombeiros. O local era muito perigoso e populares...
Continuar lendo...

ONG de defesa de animais busca apoio para se regularizar

A  ONG PAIB (Protetora de Animais Independentes de Brusque)  que é comandada por Eder Leite está buscando sua regularização para consolidar a mudança para uma área doada no município de Botuverá. Hoje o trabalho está sendo feito com o apoio de voluntários que auxiliam na doação de rações e recursos para a manutenção de cerca de 100 cães atendidos pelo casal de...
Continuar lendo...

Veículo parado se envolve em dois acidentes na madrugada

Uma terrível coincidência foi registrada na madrugada desta segunda-feira (20) na rua Ludovico Merico, em frente ao número 351, onde estava estacionado um veículo Ford Ka de cor prata. As 3h50 ocorreu o primeiro acionamento, após o piloto de uma motocicleta Honda NXR 150 Bros, de cor vermelha, atingiu a traseira do veículo que estava estacionado. O piloto, de 20 anos de idade, foi encontrado orientado, deitado, com sinais vitais estáveis,...
Continuar lendo...