Motoristas de aplicativos poderão atuar como microempreendedores

O Ministério da Economia confirmou hoje (3) que estuda um decreto para regulamentar a exigência de inscrição de motoristas de aplicativos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A Lei 13.640, do ano passado, que regulamentou a profissão, servirá como base para os estudos.

A pasta pretende abrir a possibilidade de que o motorista autônomo se inscreva como microempreendedor individual (MEI), que paga alíquota menor, de 5% do salário mínimo. Nesse caso, ele receberá um benefício menor, limitado a um salário mínimo, desde que contribua por pelo menos 15 anos e tenha idade mínima de 60 anos (mulheres) e 65 anos (homens).

O motorista de aplicativo também pode escolher pagar alíquotas de 20% sobre o faturamento como contribuinte individual. Nesse caso, o profissional autônomo terá direito a um benefício maior que o salário mínimo.

Nas duas situações, o motorista não receberá apenas a aposentadoria, mas terá direito a outros benefícios, como auxílio-doença, licença maternidade (para motoristas mulheres), aposentadoria por invalidez e auxílio-reclusão. Apenas o seguro-desemprego está fora da lista porque o trabalhador contribuirá como autônomo, não como funcionário de uma empresa.

Dúvidas ou Sugestões

Brusque Basquete faz valer o favoritismo e garante vaga no quadrangular final da Copa SC

Depois de três dias de jogos na cidade de Joinville, a equipe do Brusque Basquete confirmou o favoritismo e garantiu presença no quadrangular final da 12ª Copa SC de Basquete Adulto Masculino. O time venceu os três jogos que fez no Norte do Estado e finalizou com a primeira colocação do grupo B, à frente da Joinville, Avaí e Ajab/Secel (Jaraguá do Sul). Logo na primeira partida, na quinta-feira (27), os brusquenses não...
Continuar lendo...

Motorista de Uber é assaltado e quatro suspeitos são presos

Na madrugada deste sábado (29), o motorista de um veículo de aplicativo (Uber), um Siena de cor branca, placas de Brusque, foi acionado por volta das 3h45 para atender uma mulher, na rodovia Antônio Heil, Centro II, em Brusque, proximidades de uma balada. Ao chegar ao local, quatro homens se apresentaram pedindo para serem levados ao bairro Limeira.  A princípio, o motorista de 59 anos de idade se recusou a fazer a corrida, mas a moça disse que foi ela...
Continuar lendo...

Após sofrer queda de moto, rapaz é conduzido para hospital

O Corpo de Bombeiros atendeu nesta quarta-feira (26), por volta das 6h55, um acidente envolvendo um rapaz de 19 anos que acabou sendo conduzido ao hospital de Azambuja. O fato ocorreu na rua Poço Fundo. A vítima conduzia a moto Honda/Tiram, placas de Brusque, quando acabou sofrendo a queda. Ele sofreu ferimentos e foi socorrido por uma guarnição do Corpo de Bombeiros. Não foi informado as circunstância do acidente.  
Continuar lendo...