Faltosos têm até dia 6 para regularizar o título de eleitor

Os eleitores que não votaram nem justificaram a ausência às urnas nas últimas três eleições têm até o próximo dia 6 de maio para regularizar a situação. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em todo o país, mais de 2,6 milhões de pessoas estão em situação irregular.

De acordo com o Tribunal, quem não acertar contas com a Justiça Eleitoral pode ter o título cancelado. O TSE informa que são incluídas eleições regulares e suplementares e que cada turno é considerado uma eleição.

O título de eleitor, conforme o TSE, é necessário para obter passaporte ou carteira de identidade e para receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como de fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição.

O documento é exigindo para participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias, para obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo e com essas entidades celebrar contratos.

Concurso

Para inscrição em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e prática de ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda igualmente é cobrado o título de eleitor. Sem título, o eleitor não consegue certidão de quitação eleitoral nem documentos em repartições diplomáticas.

O eleitor pode consultar sua situação no portal do TSE, na opção “situação eleitoral”, no canto superior esquerdo da página principal. Após preencher o nome completo e a data de nascimento, o serviço indicará se o título está regular ou irregular.

Quem estiver em situação irregular terá de pagar uma multa no valor de R$ 3,50. Depois precisa ir ao cartório eleitoral e apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e título de eleitor, se ainda o possuir.

Também é possível fazer o processo pela internet, no portal do TSE, na opção quitação de multas. Ainda assim, é preciso levar a documentação ao cartório eleitoral.

Resolução do TSE estabelece o prazo para a atualização do cadastro eleitoral, bem como os procedimentos relativos ao cancelamento dos títulos eleitorais e à regularização da situação dos eleitores.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Brusque escapa da derrota após duas expulsões em Tubarão

O Brusque Futebol Clube enfrentou o Hercílio Luz na tarde deste domingo (16), no estádio Aníbal Torres Costa, em Tubarão, na primeira partida da fase mata-mata. O técnico Waguinho Dias escalou o time com a volta do atacante Fio e a permanência de Thiago Alagoano entre os titulares, com o objetivo de surpreender o adversário No jogo de 180 minutos, um resultado positivo fora de casa foi o objetivo dos brusquenses, mas o jogo terminou sem gols e a...
Continuar lendo...

Cartão postal revitalizado: Prefeitura entrega nova Praça Barão de Schneeburg

Música ao vivo, manhã ensolarada, chope gelado, famílias na praça e muita descontração. Em um dia que parece que foi desenhado a mão pelos arquitetos do universo, a Prefeitura de Brusque realizou, durante este sábado (10), a entrega das obras de revitalização da Praça Barão de Schneeburg, um dos principais cartões postais do município, situado bem no coração da cidade. Além...
Continuar lendo...

Noite é marcada por homenagens a pessoas e entidades

A Câmara Municipal de Brusque realizou nesta terça-feira (22) sessão solene para homenagear pessoas e entidades com a Comenda do Mérito. Ao todo, foram dez as menções entregues. Foram elas: Comenda do Mérito Assistencial a Ademir Fischer, como reverência aos relevantes trabalhos prestados na Fazenda Canaã. - Comenda do Mérito Militar a Arnoldo Lana, como reconhecimento aos seus atos de bravura, em defesa dos interesses...
Continuar lendo...