Prefeitura apresenta projetos de pavimentação para seis ruas do Lageado Baixo

Um dos bairros com as maiores demandas por pavimentação de ruas, o Lageado Baixo recebeu na terça-feira, 30, uma sessão itinerante da Câmara de Vereadores. A Prefeitura de Guabiruba participou das atividades e aproveitou a ocasião para realizar uma audiência pública para apresentar projetos de revitalização para seis ruas da localidade.

Essa foi a sessão itinerante com o maior público presente até agora. Cerca de 100 pessoas da comunidade participaram. Da Prefeitura, os representantes foram o prefeito Matias Kohler, o vice Valmir Zirke e os secretários de Planejamento Urbano e Infraestrutura William Inacio Schlindwein, de Esportes Marcia Hochsprung Watanabe e de Obras Jair Brambila.

Logo após o início da sessão, a vereadora Rosita Kohler, presidente da mesa diretora do Legislativo, passou a palavra ao prefeito para que ele mostrasse aos presentes os projetos do Executivo para as ruas Alfredo Fuckner, Alberto Gums, José Schirmer, Expedicionário Arnold Baron e Otávio Ebel.

As ideias foram muito bem recebidas pela comunidade que há muito tempo espera por tais melhorias. “Ficamos muito felizes com a grande participação do público, que demonstrou bastante interesse nas coisas que acontecem no seu bairro. As obras apresentadas terão bastante interferências, com a readequação de muros e calçadas, mas a comunidade se mostrou disposta a colaborar e não se opôs aos projetos”, destaca o prefeito Matias Kohler. “Também queremos agradecer à Câmara por nos ceder esse espaço tão importante”, completa.

Para o vice, Valmir Zirke, essa colaboração da comunidade é fundamental para que as obras saiam do papel. “Como é um financiamento via BRDE, é preciso seguir as normas do banco, sem esquecer da acessibilidade, que é muito importante. Por isso teremos tantas interferências, mas percebemos que há uma compreensão de todos. O principal é que as obras vão sair”, complementa.

Quadra da escola

No espaço destinado à participação popular, o diretor da Escola Osvaldo Ludovico Fuckner, Cristiano Polhein, falou sobre a quadra de esportes do educandário. Há muitos anos a comunidade anseia pela cobertura do local, obra importante tanto para os alunos como para os moradores do Lageado Baixo, que poderão utilizar a estrutura.

Segundo o prefeito Matias Kohler, já existe previsão orçamentária para a melhoria e ela só não aconteceu ainda porque é preciso acertar os detalhes tanto com a Secretaria Municipal de Educação como com a direção da escola para não atrapalhar as atividades de alunos e professores durante o ano letivo.

O secretário de Educação Alfred Nagel Neto ressalta que durante a sua gestão como diretor dessa mesma escola, ocorreram obras e sua experiência demonstra que não é aconselhável a execução de melhorias como a cobertura da quadra com as crianças circulando no local. Por isso, o ideal seria aguardar o recesso escolar.

Porém, com a demanda apresentada pelo diretor em audiência pública, agora Prefeitura e escola devem se reunir nos próximos dias para discutir qual a melhor forma de atender ao pedido da comunidade.

Pavimentação em parceria

Moradores das ruas Carlos Zabel e Felorentina Dalbosco aproveitaram a presença de representantes do Executivo para solicitar informações sobre o Projeto de Pavimentação em Parceria. O vice-prefeito Valmir Zirke assumiu o compromisso de conduzir os trabalhos entre Prefeitura e moradores. “O próximo passo é fazer uma visita a essas ruas e contatar quem serão os seus representantes para uma reunião em que explicaremos todos os detalhes de como funciona a pavimentação em parceria”, comenta.

Guabiruba Sul

Nesta quinta-feira, 02, é a vez do Bairro Guabiruba Sul discutir com o Executivo sobre o projeto de revitalização da principal rua do bairro. O encontro será a partir das 19h na Escola Anna Othília Schlindwein e todos estão convidados a participar.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões