Prefeitura apresenta projetos de pavimentação para seis ruas do Lageado Baixo

Um dos bairros com as maiores demandas por pavimentação de ruas, o Lageado Baixo recebeu na terça-feira, 30, uma sessão itinerante da Câmara de Vereadores. A Prefeitura de Guabiruba participou das atividades e aproveitou a ocasião para realizar uma audiência pública para apresentar projetos de revitalização para seis ruas da localidade.

Essa foi a sessão itinerante com o maior público presente até agora. Cerca de 100 pessoas da comunidade participaram. Da Prefeitura, os representantes foram o prefeito Matias Kohler, o vice Valmir Zirke e os secretários de Planejamento Urbano e Infraestrutura William Inacio Schlindwein, de Esportes Marcia Hochsprung Watanabe e de Obras Jair Brambila.

Logo após o início da sessão, a vereadora Rosita Kohler, presidente da mesa diretora do Legislativo, passou a palavra ao prefeito para que ele mostrasse aos presentes os projetos do Executivo para as ruas Alfredo Fuckner, Alberto Gums, José Schirmer, Expedicionário Arnold Baron e Otávio Ebel.

As ideias foram muito bem recebidas pela comunidade que há muito tempo espera por tais melhorias. “Ficamos muito felizes com a grande participação do público, que demonstrou bastante interesse nas coisas que acontecem no seu bairro. As obras apresentadas terão bastante interferências, com a readequação de muros e calçadas, mas a comunidade se mostrou disposta a colaborar e não se opôs aos projetos”, destaca o prefeito Matias Kohler. “Também queremos agradecer à Câmara por nos ceder esse espaço tão importante”, completa.

Para o vice, Valmir Zirke, essa colaboração da comunidade é fundamental para que as obras saiam do papel. “Como é um financiamento via BRDE, é preciso seguir as normas do banco, sem esquecer da acessibilidade, que é muito importante. Por isso teremos tantas interferências, mas percebemos que há uma compreensão de todos. O principal é que as obras vão sair”, complementa.

Quadra da escola

No espaço destinado à participação popular, o diretor da Escola Osvaldo Ludovico Fuckner, Cristiano Polhein, falou sobre a quadra de esportes do educandário. Há muitos anos a comunidade anseia pela cobertura do local, obra importante tanto para os alunos como para os moradores do Lageado Baixo, que poderão utilizar a estrutura.

Segundo o prefeito Matias Kohler, já existe previsão orçamentária para a melhoria e ela só não aconteceu ainda porque é preciso acertar os detalhes tanto com a Secretaria Municipal de Educação como com a direção da escola para não atrapalhar as atividades de alunos e professores durante o ano letivo.

O secretário de Educação Alfred Nagel Neto ressalta que durante a sua gestão como diretor dessa mesma escola, ocorreram obras e sua experiência demonstra que não é aconselhável a execução de melhorias como a cobertura da quadra com as crianças circulando no local. Por isso, o ideal seria aguardar o recesso escolar.

Porém, com a demanda apresentada pelo diretor em audiência pública, agora Prefeitura e escola devem se reunir nos próximos dias para discutir qual a melhor forma de atender ao pedido da comunidade.

Pavimentação em parceria

Moradores das ruas Carlos Zabel e Felorentina Dalbosco aproveitaram a presença de representantes do Executivo para solicitar informações sobre o Projeto de Pavimentação em Parceria. O vice-prefeito Valmir Zirke assumiu o compromisso de conduzir os trabalhos entre Prefeitura e moradores. “O próximo passo é fazer uma visita a essas ruas e contatar quem serão os seus representantes para uma reunião em que explicaremos todos os detalhes de como funciona a pavimentação em parceria”, comenta.

Guabiruba Sul

Nesta quinta-feira, 02, é a vez do Bairro Guabiruba Sul discutir com o Executivo sobre o projeto de revitalização da principal rua do bairro. O encontro será a partir das 19h na Escola Anna Othília Schlindwein e todos estão convidados a participar.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Além de atendimento de urgências, SAMU inicia ações educativas na comunidade

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) está intensificando ações de cunho educativo e preventivo em Brusque, com visitas as escolas, além de palestras com noções básicas sobre primeiros socorros. Nas últimas semanas, três atividades foram realizadas envolvendo professores, alunos de Centros de Educação Infantil (CEI) e também grupo de gestantes.  No mês de julho,...
Continuar lendo...

Motorista colide em motocicleta e foge sem prestar socorro

O acidente foi registrado por volta das 18h20 na avenida Bepe Rosa, próximo a ponte do Santos Dumont. Duas pessoas que estavam na moto ficaram feridas. O motociclista de 23 anos que pilota a moto Honda/CG, placa de Brusque, foi socorrido pela guarnição do Samu. A mulher de 22 anos, que estava na garupa, apresentava ferimentos e foi levada para o hospital de Azambuja. Ninguém conseguiu identificar o veículo envolvido neste acidente. Câmeras de...
Continuar lendo...

Brusque está a mais de 40 dias sem chuva significativa

Dados coletados pelas estações meteorológicas de Ciro Groh até a última sexta-feira (09) Brusque completou 45 dias sem chuva expressiva e para os próximos dias, a meteorologia não prevê mudanças significativas neste cenário. O último evento chuvoso que resultou mais de 20 mm em um dia em Brusque, ocorreu em 26 de junho, quando na ocasião, o município acumulou 23,0 mm na média, desde então...
Continuar lendo...