Exposição de obras será voltada a deficientes visuais

Estudantes do ensino médio do Sesi/Senai realizam nesta quinta-feira (2) e sexta-feira (3) uma exposição de obras, pinturas em tela, voltada a deficientes visuais. A visitação estará aberta ao público das  19h às 22h (quinta-feira) e das 8h às 12h e das 13h30 às 17h (sexta-feira).

Cópias de Obras como Monalisa, de Leonardo da Vinci, A criação de Adão, de Michelangelo Buonarotti, e muitas outras estarão expostas no Senai de Brusque. A audiodescrição de obras é uma prática que vem se difundido, visto que é um recurso de acessibilidade comunicacional já previsto na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. 

Numa primeira etapa, os alunos passaram por uma preparação com palestrante e auxílio de pessoas da área da Educação Especial. Além disso, os estudantes também aprenderam sobre audiodescrição e definiram como seria a exposição. Foram escolhidas 11 obras de artistas renomados e elas foram impressas e emolduradas.

Outras três obras expostas são autorais, produzidas por alunos da turma voltadas ao toque. Também foram gravados os áudios descrevendo cada uma das obras e preparados os equipamentos para que os visitantes possam ouvir. Todas as obras também contarão com etiquetas em Braille para facilitar ainda mais o entendimento.

“Isso que a gente está promovendo também é acessibilidade, é dar acesso à cultura para essas pessoas, o que garante a constituição. Então, pra gente, poder contribuir, mesmo que numa proporção menor, já é uma grande satisfação”, diz a aluna Thaíssa Souza de Jesus, que esteve na Rádio Cidade esta manhã, juntamente com o colega Gustavo Baron, quando falaram a respeito do tema no programa Rádio Revista Cidade.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Aplicativo de relacionamentos é condenado por manter perfil falso de internauta

Uma sentença proferida pelo 1º Juizado Especial Cível da comarca de Chapecó, sob responsabilidade do juiz André Alexandre Happke, condenou uma empresa que administra o aplicativo de relacionamentos Tinder a pagar R$ 9 mil de indenização a um homem cuja imagem e nome foram utilizados em perfil falso. Mesmo ciente do problema, a empresa retirou o perfil apenas após determinação judicial e sob multa diária de R$...
Continuar lendo...

PMRv registra colisão traseira entre dois veículos de Brusque

Nesta quarta-feira (21), por volta das 18h10min, A PMRv (Polícia Militar Rodoviária) atendeu uma ocorrência no Km 21,300 da rodovia SC-486, no bairro Limoeiro , município de Brusque, constatando um acidente com danos materiais. Trata-se de um acidente do tipo colisão traseira, envolvendo automóvel GM/AGILE  do município de Brusque e o automóvel Peugeot /208 também do município de Brusque. Não há registro...
Continuar lendo...

Polícia Civil esclarece caso de bebê abandonado no centro de Florianópolis

A Polícia Civil identificou nesta quarta-feira (23) a mulher responsável por abandonar uma criança recém-nascida no Centro de Florianópolis, no último domingo (20). A ação é da 6ª Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) da Capital em conjunto com a 1ª Delegacia de Polícia de Criciúma. Segundo o delegado Flávio Lima e Silva...
Continuar lendo...