Exposição de obras será voltada a deficientes visuais

Estudantes do ensino médio do Sesi/Senai realizam nesta quinta-feira (2) e sexta-feira (3) uma exposição de obras, pinturas em tela, voltada a deficientes visuais. A visitação estará aberta ao público das  19h às 22h (quinta-feira) e das 8h às 12h e das 13h30 às 17h (sexta-feira).

Cópias de Obras como Monalisa, de Leonardo da Vinci, A criação de Adão, de Michelangelo Buonarotti, e muitas outras estarão expostas no Senai de Brusque. A audiodescrição de obras é uma prática que vem se difundido, visto que é um recurso de acessibilidade comunicacional já previsto na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. 

Numa primeira etapa, os alunos passaram por uma preparação com palestrante e auxílio de pessoas da área da Educação Especial. Além disso, os estudantes também aprenderam sobre audiodescrição e definiram como seria a exposição. Foram escolhidas 11 obras de artistas renomados e elas foram impressas e emolduradas.

Outras três obras expostas são autorais, produzidas por alunos da turma voltadas ao toque. Também foram gravados os áudios descrevendo cada uma das obras e preparados os equipamentos para que os visitantes possam ouvir. Todas as obras também contarão com etiquetas em Braille para facilitar ainda mais o entendimento.

“Isso que a gente está promovendo também é acessibilidade, é dar acesso à cultura para essas pessoas, o que garante a constituição. Então, pra gente, poder contribuir, mesmo que numa proporção menor, já é uma grande satisfação”, diz a aluna Thaíssa Souza de Jesus, que esteve na Rádio Cidade esta manhã, juntamente com o colega Gustavo Baron, quando falaram a respeito do tema no programa Rádio Revista Cidade.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões