Exposição de obras será voltada a deficientes visuais

Estudantes do ensino médio do Sesi/Senai realizam nesta quinta-feira (2) e sexta-feira (3) uma exposição de obras, pinturas em tela, voltada a deficientes visuais. A visitação estará aberta ao público das  19h às 22h (quinta-feira) e das 8h às 12h e das 13h30 às 17h (sexta-feira).

Cópias de Obras como Monalisa, de Leonardo da Vinci, A criação de Adão, de Michelangelo Buonarotti, e muitas outras estarão expostas no Senai de Brusque. A audiodescrição de obras é uma prática que vem se difundido, visto que é um recurso de acessibilidade comunicacional já previsto na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. 

Numa primeira etapa, os alunos passaram por uma preparação com palestrante e auxílio de pessoas da área da Educação Especial. Além disso, os estudantes também aprenderam sobre audiodescrição e definiram como seria a exposição. Foram escolhidas 11 obras de artistas renomados e elas foram impressas e emolduradas.

Outras três obras expostas são autorais, produzidas por alunos da turma voltadas ao toque. Também foram gravados os áudios descrevendo cada uma das obras e preparados os equipamentos para que os visitantes possam ouvir. Todas as obras também contarão com etiquetas em Braille para facilitar ainda mais o entendimento.

“Isso que a gente está promovendo também é acessibilidade, é dar acesso à cultura para essas pessoas, o que garante a constituição. Então, pra gente, poder contribuir, mesmo que numa proporção menor, já é uma grande satisfação”, diz a aluna Thaíssa Souza de Jesus, que esteve na Rádio Cidade esta manhã, juntamente com o colega Gustavo Baron, quando falaram a respeito do tema no programa Rádio Revista Cidade.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Vítima de assalto relata estado emocional da família

Passadas mais de 72 horas do assalto que aterrorizou a família de Ciro  Landeira, 57, e a esposa Rosimeri Brehm, 47, com duas filhas menores, de 9 e 11 anos de idade, as imagens do crime não saem da cabeça e mudou os hábitos por conta do medo. Todos passaram a dormir juntos, no mesmo quarto, e qualquer anormalidade, como a queda de um celular durante a noite, faz com que todos acordem e demorem mais de hora para retomar o sono. O patriarca da família...
Continuar lendo...

Inflação do aluguel acumula taxa de 7,78%

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos de aluguel, registrou inflação de 0,58% na segunda prévia de maio deste ano. O resultado é inferior ao apurado na segunda prévia de abril (0,78%). Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o indicador acumula taxa de inflação de 3,69% no ano e de 7,78% em 12 meses. A queda da taxa da prévia de abril para a de maio foi puxada pelos...
Continuar lendo...

Bandidos assaltam e roubam veículo em loja de carros no centro

Bandidos assaltaram uma loja de carros no centro de Brusque, no início da noite desta sexta-feira (3). Eles surpreenderam funcionários e o proprietário da loja depois do final de expediente.  A ação foi muita rápida. Depois de amarrar e agredir as vítimas, eles levaram da loja o veículo VW/Saveiro que acabou sendo localizado agora a noite na rodovia Antonio Heil. Uma das vítimas precisou ser atendida pelos Bombeiros com ferimento no braço. Segundo informações da polícia, na...
Continuar lendo...