Mudança do 193 para Blumenau não vai prejudicar Brusque, afirma capitão

A transferência da central de recebimento de chamadas do Corpo de Bombeiros Militar, através do telefone 193, de Brusque para Blumenau não vai trazer prejuízos para a prestação do serviço à população. Pelo contrário, vai melhorar a gestão e liberar mais pessoal para atuar nas ocorrências de rua. Palavras do comandante dos Bombeiros de Brusque, capitão Jacson Luiz de Souza.

Em entrevista ao programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade, desta terça-feira (30), ele falou sobre o assunto. Na semana passada, a Rádio Cidade divulgou com exclusividade a mudança que acabou gerando muita preocupação às pessoas.

“Acredito que o pessoal não entendeu o conteúdo. É natural que as pessoas não entendam, porque não conhecem na prática como funciona o processo”, pontuou Jacson.

Segundo ele, a regionalização dos atendimentos já vem ocorrendo há, pelo menos, cinco anos, em outras partes do estado. Brusque é uma das últimas a ter o sistema implantado. Além de Brusque, apenas o de Rio do Sul ainda não estava inserido.

“Os demais batalhões estão todos integrados. Eu trabalhei no batalhão de Curitibanos e já era integrado, atendia todo o Planalto Central de Santa Catarina. Trabalhai na região de Joaçaba e, também, era assim”, destaca Souza.

O COBOM de Brusque é responsável, ainda, pelas cidades de Guabiruba e Botuverá, mas atende, em determinadas situações, municípios como Nova Trento, São João Batista e ate Itajaí.. Alguns de Guabiruba caem em Brusque.

Na central em Blumenau, haverá de dois a três bombeiros atendendo as. O processos de comunicação com as demais áreas, como Brusque, será de várias maneiras: através de rádio e som, aplicativo na internet e o telefone entre nos quarteis.

“Esse acionamento hoje apenas foi redirecionado a Blumenau por questões estratégicas. Porque o estado está investindo nesse sistema de comunicação, desmunindo tempo e protocolos, fazendo a gestão de recursos”, pontua ele.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Na última semana, Saúde distribuiu mais 82,6 mil testes RT-PCR para todo o país

O Ministério da Saúde ampliou a distribuição de testes de RT-PCR para abastecimento de todos os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) do país. Na última semana foram distribuídos um total de 82,6 mil testes de biologia molecular. Este tipo de teste identifica o vírus que provoca a COVID-19 logo no início, ou seja, no período em que ainda está agindo no organismo. Com esta nova remessa,...
Continuar lendo...

Sancionada lei que libera despachantes para emitir documentos de veículos

Na sexta-feira (3), o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, sancionou a lei que regulamenta a emissão do Certificado de Registro de Veículos (CRV) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) por serviços de despachante. A sanção do Projeto de Lei (PL) 221/2019 garante mais segurança jurídica ao trabalho realizado pelos despachantes em todo o estado, segundo o governo. A medida foi comemorada, inclusive,...
Continuar lendo...

Homem é preso ao derrubar poste de energia com motosserra

Um homem de 57 anos de idade foi preso neste domingo (8) após derrubar um poste com sua motosserra. O fato foi registrado por volta de 11h, na Estrada Geral do Molha, em Nova Trento.. De acordo com a Polícia Militar, a guarnição foi acionada pelos funcionários de uma empresa que presta serviço na área de energia elétrica. Um deles disse que foi verificar problema na rede, quando acabou abordado pelo sujeito. O homem e os...
Continuar lendo...