​Remanejamento de orçamento é aprovado com polêmica

A Câmara de Vereadores de Guabiruba esteve reunida em sessão ordinária, na noite desta terça-feira (23). Desta vez, a polêmica ficou por conta do projeto de lei apresentado pela Prefeitura e que dispõe sobre a abertura de crédito especial e suplementar no orçamento do município. Vereadores de oposição questionaram o remanejamento que, entre os novos destinos dos recursos, está o pagamento do consórcio que prevê o recolhimento do lixo no local de transbordo.

O questionamento partiu do vereador Jaime Nuss e foi seguido pelo vereador Harri Westarb Neto, ambos da oposição no Legislativo. A sugestão era para que os novos remanejamentos sejam feitos com destinação em projetos de lei separados, permitindo que os vereadores não votem em blocos de destinação, mas foram votos vencidos e a proposta foi votada em regime de urgência, com votação única e aprovada.

O líder do prefeito, vereador Cristiano Kormann, defendeu o projeto em sua forma original, lembrando que sempre ocorreu o remanejamento para ações distintas, sem prejuízo para a população, como sempre foi feito, inclusive quando o vereador Jaime Nuss era secretário municipal. O vereador Waldemiro Dalbosco, muito experiente nestas questões contábeis, opinou que não se deve alterar o processo atual e que o remanejamento deve ser preservado para acelerar o processo de investimentos no município.

Na palavra livre, o vereador Felipe Eilert dos Santos apresentou uma indicação para limpeza da ciclofaixa da rua São Pedro, que por conta de obras e chuvas, está com terra e areia acumulada, colocando em risco a vida dos ciclistas. Ele pediu também que seja realizada uma pesquisa, com apoio da Polícia Militar, para montar estatísticas de acidentes com e sem vítimas, permitindo desta forma que a possam ser apresentadas sugestões para melhorar o trânsito e torná-lo mais seguro em Guabiruba.

O vereador Haliton Teodoro Kormann apresentou duas solicitações à administração municipal. Por meio da Secretaria de Obras,  ele pede para que providencie o conserto do buraco que se encontra na rua José de Oliveira, bairro Holstein; e ainda por meio da GBTRAN, para que providencie a instalação de uma travessia elevada ou faixa de pedestre, em frente a escola de inglês (What About), na rua Brusque, Centro de Guabiruba.

 
Dúvidas ou Sugestões