​Remanejamento de orçamento é aprovado com polêmica

A Câmara de Vereadores de Guabiruba esteve reunida em sessão ordinária, na noite desta terça-feira (23). Desta vez, a polêmica ficou por conta do projeto de lei apresentado pela Prefeitura e que dispõe sobre a abertura de crédito especial e suplementar no orçamento do município. Vereadores de oposição questionaram o remanejamento que, entre os novos destinos dos recursos, está o pagamento do consórcio que prevê o recolhimento do lixo no local de transbordo.

O questionamento partiu do vereador Jaime Nuss e foi seguido pelo vereador Harri Westarb Neto, ambos da oposição no Legislativo. A sugestão era para que os novos remanejamentos sejam feitos com destinação em projetos de lei separados, permitindo que os vereadores não votem em blocos de destinação, mas foram votos vencidos e a proposta foi votada em regime de urgência, com votação única e aprovada.

O líder do prefeito, vereador Cristiano Kormann, defendeu o projeto em sua forma original, lembrando que sempre ocorreu o remanejamento para ações distintas, sem prejuízo para a população, como sempre foi feito, inclusive quando o vereador Jaime Nuss era secretário municipal. O vereador Waldemiro Dalbosco, muito experiente nestas questões contábeis, opinou que não se deve alterar o processo atual e que o remanejamento deve ser preservado para acelerar o processo de investimentos no município.

Na palavra livre, o vereador Felipe Eilert dos Santos apresentou uma indicação para limpeza da ciclofaixa da rua São Pedro, que por conta de obras e chuvas, está com terra e areia acumulada, colocando em risco a vida dos ciclistas. Ele pediu também que seja realizada uma pesquisa, com apoio da Polícia Militar, para montar estatísticas de acidentes com e sem vítimas, permitindo desta forma que a possam ser apresentadas sugestões para melhorar o trânsito e torná-lo mais seguro em Guabiruba.

O vereador Haliton Teodoro Kormann apresentou duas solicitações à administração municipal. Por meio da Secretaria de Obras,  ele pede para que providencie o conserto do buraco que se encontra na rua José de Oliveira, bairro Holstein; e ainda por meio da GBTRAN, para que providencie a instalação de uma travessia elevada ou faixa de pedestre, em frente a escola de inglês (What About), na rua Brusque, Centro de Guabiruba.

 
Dúvidas ou Sugestões

Lançamento da Sala do Empreendedor lota Câmara de Vereadores

Empresários e representantes de entidades da região lotaram o plenário da Câmara de Vereadores de Brusque, na noite de quarta-feira (11) durante o lançamento da Sala do Empreendedor, realizado pela Prefeitura de Brusque em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae.  O lançamento oficial foi mais um importante passo do governo municipal dentro do Programa Cidade Empreendedora, que conta com 35...
Continuar lendo...

Homem descumpre medida judicial ao se aproximar da ex

Por volta das 18h uma guarnição PM deslocou até a Rua Jorge Teixeira, no Bairro São Sebastião, para atender ocorrência de descumprimento de medida protetiva. No local, a guarnição se deparou com o homem que tentou suicídio com o intuito de pressionar a ex-mulher a reatar o relacionamento. Após atendimento médico as partes foram encaminhadas a Delegacia de Polícia Civil para procedimentos.  
Continuar lendo...

Casa de Brusque doa anuário Notícias de Vicente Só a Guabiruba

O prefeito Matias Kohler e o vice Valmir Zirke recepcionaram no gabinete da Prefeitura de Guabiruba, representantes da Casa de Brusque para receber a doação de um lote de exemplares do anuário Notícias de Vicente Só. O anuário tem 16 anos de circulação, e nesta edição Guabiruba ganha um espaço de destaque com um artigo assinado pela professora Rosemari Glatz sobre os 100 anos da tradição do Pelznickel na...
Continuar lendo...