Defesa Civil de Brusque realiza primeira blitz educativa de Produtos Perigosos

Na sexta-feira (26) será realizada a primeira blitz educativa de Produtos Perigosos (PP) pela Defesa Civil de Brusque. A ação contará com o apoio da Secretaria de Trânsito, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema). Toda a operação contará também com o apoio de dois agentes da Defesa Civil de Itajaí (SC) - referência no Estado no que se refere a Produtos Perigosos. 

“O objetivo da blitz é orientar e conscientizar empresários e motoristas de caminhão sobre os perigos e cuidados que se deve ter ao transportar Produtos Perigosos em vias públicas. Brusque possui cerca de 80 empresas que trabalham com esse tipo de produto”, detalha o diretor da Defesa Civil, Carlos Alexandre Reis. 

Na segunda quinzena de maio, a Defesa Civil inicia uma rodada de visitas nas empresas do município, que fazem o armazenamento de PP. O objetivo também é orientar e verificar se estão dentro das normas, visto que novas Leis foram estabelecidas em 2019. 

Formação 

Antes de realizar a blitz, agentes da Defesa Civil de Brusque participaram de diversas capacitações sobre Operações de Produtos Perigosos (PP). A programação realizada em março teve início com o acompanhamento de operações da Defesa Civil de Itajaí.  Somente na central do Porto foram três dias de aulas teóricas e dois dias em aulas práticas.

Os agentes também participaram da XXV Cooperaportos, onde trocaram conhecimentos sobre a fiscalização de transporte de Produtos Perigosos, técnicas de resposta a vazamento de óleo em corpos hídricos, integração dos planos de emergência, entre outros temas. 

São considerados perigosos, os produtos inflamáveis como gasolina ou até mesmo uma grande carga de aerossol.

Dúvidas ou Sugestões

Homem acusado de furto é preso por danos ao patrimônio público

Por volta de 03h, o Copom recebeu uma ligação informando uma tentativa de Furto, uma guarnição foi até o local e fez contato com o solicitante, o mesmo informou que estava dormindo, quando ouviu um barulho na parte de fora de sua casa, ao verificar observou que a válvula de seu gás de cozinha estava solta e haviam deixado um botijão vazio no lugar, ao sair do quintal avistou um masculino pulando o muro da vizinhança de posse de...
Continuar lendo...

Bombeiros retiram bebê que ficou trancado em veículo

O descuido acidental de uma mãe, de 30 anos de idade, acabou trancando um menino de cinco meses de vida dentro de um veículo, por volta das 17h45 deste sábado (27), na rua Nereu Ramos, no bairro Maluche. O Corpo de Bombeiros foi acionado e precisou quebrar um dos vidros do veículo para resgatar a criança sem maiores consequências. Segundo informações dos socorristas,  a mãe colocou a chave do veículo no console para...
Continuar lendo...

Prefeitura divulga nota sobre caso envolvendo GTB e servidora do IGP

A Prefeitura de Brusque divulgou uma nota oficial na tarde desta quinta-feira (09) se pronunciando sobre a ocorrência envolvendo servidores da GTB (Guarda de Trânsito de Brusque) e uma servidora do IGP (Instituto Geral de Perícias), ocorrida na quarta-feira (08). Confira a nota na íntegra: A Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade (SETRAM) , por meio da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB), vem a público esclarecer os fatos que envolveram...
Continuar lendo...