Prefeitura trabalha para reativação dos chafarizes da Praça Gilberto Colzani e Sesquicentenário

A Prefeitura de Brusque está trabalhando para a reativação dos chafarizes da Praça Gilberto Colzani e Sesquicentenário. Esse último, inclusive, já conta com uma empresa que ficará responsável pela reativação. A obra já estava no planejamento para ser realizada anteriormente, mas, inicialmente, não teve empresas interessadas em fazer o orçamento.  

Agora, a perspectiva é de que o problema seja solucionado num prazo entre 30 e 60 dias, conforme explica o diretor de Paisagismo, Kito Maestri. “Essa semana já deixaremos tudo encaminhado, caso não haja problemas com chuvas. As empresas já estão trabalhando para que nas próximas semanas o chafariz possa ser reativado”, comenta.

Conforme o diretor de Gabinete Rafael Scheibel de Andrade, somente houve o interesse da empresa "Eletromêcanica Cadori", que acabou contratada na categoria compra direta ao apresentar o menor valor dentro do máximo permitido nessa modalidade, R$ 17 mil. "Após contato com diversas empresas, houve a compra direta por dispensa de licitação mediante a apresentação de três orçamentos", explica.


Já o chafariz da Praça Gilberto Colzani, por ser mais antigo, demandará mais recursos e, por isso, houve a necessidade de abertura de um processo licitatório para que a empresa ganhadora possa realizar toda a manutenção do espaço e reativar o chafariz.

“Em relação ao chafariz da Praça Sesquicentenário, a empresa contratada tem um prazo de até 180 dias, conforme contrato, para realizar a obra, mas ela se comprometeu conosco a entregar o quanto antes, talvez até mesmo num prazo de 30 dias, se tudo ocorrer bem”, afirma.

Já nesta quarta-feira haverá uma avaliação das peças danificadas no local e possíveis trocas, bem como a instalação dos motores. A partir disso, uma empresa já licitada fará o ajuste dos bicos, em cerca de 15 dias.

“Já o chafariz da Praça Gilberto Colzani é uma obra um pouco mais complexa em relação a questão dos motores e lâmpadas de led, por serem mais antigos, requerem mais reposição, o que elevará o preço, por isso foi necessário a abertura do processo licitatório”, observa Andrade.

Por fim, ele explica que, apesar de o local estar sem o funcionamento do chafariz, a Secretaria de Obras da Prefeitura de Brusque vem trabalhando na limpeza e conservação da estrutura a fim de evitar a proliferação de larvas e vetores de doenças como a dengue.

Dúvidas ou Sugestões

Colisão frontal no bairro Rio Branco

Corpo de Bombeiros de Guabiruba atendeu agora pela manhã 10h20 um acidente de trânsito no bairro Rio Branco em Brusque. O motorista de uma camioneta Ford F 100 bateu de frente com outro veículo, um gol. A batida aconteceu na rua Ernesto Bianchini, uma via de terra em direção a fazenda no bairro Rio Branco. A motorista do gol sofreu contusões e escoriações foi atendida pela equipe de socorristas e levada ao Hospital Azambuja,...
Continuar lendo...

Casos de Covid-19 sobem 11% em SC e somam 219

Santa Catarina tem 219 casos confirmados e uma morte por Covid-19, conforme boletim divulgado pelo governador Carlos Moisés em coletiva de imprensa neste segunda-feira (30). O número representa um acréscimo de 11% em relação ao balanço apresentado no domingo. Desse total, há 20 pacientes internados em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Ao todo, 39 municípios possuem casos confirmados da doença. No boletim atualizado,...
Continuar lendo...

Três na mesma moto e um deles com mandado de prisão

Uma cena inusitada chamou atenção de polciais e levou à prisão de um homem que estava sendo procurado pela justiça. O fato aconteceu na noite de sábado (22), por volta de 23h20, na Avenida Primeiro de Maio. Ele estava com outros dois a bordo de uma motocicleta. Os policiais militares desconfiaram da situação e pararam a motocicleta. Na consulta aos nomes dos três, constatou-se que um deles tinha o mandado em aberto. Ele foi levado...
Continuar lendo...