Unimed Brusque apresenta projeto de hospital próprio na cidade

A Unimed Brusque apresentou na tarde desta segunda-feira (22), o projeto de um hospital próprio na cidade. Durante coletiva de imprensa, que reuniu jornalistas e comunicadores do município e região, o diretor vice-presidente Dr. Eduardo dos Santos Ballester e o diretor superintendente Dr. Diogo Edele dos Santos, revelaram os trâmites do projeto, que se encontra ainda em fase de finalização no que diz respeito à engenharia e em estudo de viabilidade financeira.   

Na oportunidade, Dr. Eduardo explicou que o objetivo da Cooperativa em ter um hospital próprio é antigo. Tanto que o terreno onde deverá ser implantado o projeto foi adquirido ainda em 2008. A área possui 17 mil metros quadrados e está localizada no bairro São Luiz, anexa à sede administrativa da Cooperativa, Clínica Unimed, Clínica de Oncologia, SOS e Serviços de Atenção Domiciliar (SAD).

Quatro anos depois da aquisição do terreno, os cooperados autorizaram em assembleia o início da construção de um hospital no local. Porém, diante de uma incompatibilidade entre os projetos de arquitetura e engenharia, não foi levado adiante e uma nova empresa de arquitetura foi contratada.

Em 2015 um novo projeto de hospital foi apresentado aos cooperados, mas eles declinaram. “Eles entenderam que não era o momento adequado de iniciar a construção de um hospital, justamente pela crise que se avizinhava no país. Ali começou a baixar a saúde financeira dos nossos prestadores. Então a Unimed Brusque ora emprestava dinheiro para um hospital para que ele pudesse pagar fornecedores, ora adiantava a produção para que eles pudessem pagar a folha de funcionários, ora comprava serviços antecipados para eles pagarem o 13º salário dos funcionários, por exemplo”, comentou Dr. Eduardo.

Já em janeiro de 2017 a diretoria decidiu chamar os cooperados e definir qual o direcionamento que a Unimed Brusque deveria tomar. A partir dali foi deliberada a contratação da empresa de consultoria Ernst & Young que sinalizou que o projeto do hospital à época, estava hiperdimensionado. Diante disso, foi realizada uma remodelagem no projeto arquitetônico e em 2018 foi decidido dar sequência a isso ao invés de se investir nos prestadores atuais.

Ainda no ano passado, o projeto foi encaminhado à Vigilância Sanitária Estadual, que o aprovou no início deste ano. “Agora estamos em fase final dos projetos de engenharia e orçamentação, assim como do estudo de veículo financeiro para o financiamento deste hospital, o que deverá passar por assembleia com nossos cooperados, que deve ocorrer no terceiro trimestre deste ano”, ressaltou o diretor vice-presidente.

O Hospital Unimed Brusque terá 80 leitos e deve gerar a contratação de 300 profissionais diretos. O investimento estimado para a construção é de R$ 50 milhões. O hospital contará com Centro de Diagnóstico por Imagem, Centro de Endoscopia, Pronto Atendimento, UTIs – Neonatal e Adulta, Centro Obstétrico e terá acesso pela rua Paulo Bauer, uma transversal da rua Guilherme Wegner. O empreendimento terá 8,5 mil metros quadrados de área construída e deverá atender os beneficiários da Unimed Brusque, particulares e alguns planos de saúde que possuam autogestão. Após aprovação do veículo financeiro e do projeto final pela assembleia com os cooperados, a obra deve levar até dois anos para ser construída. “Este hospital terá exatamente o que precisamos para nossa carteira de clientes, com o padrão de hospitais Unimed, e principalmente com o jeito de cuidar Unimed. Com o hospital a gente espera nunca mais passar pelo que passamos, não fazer os nossos beneficiários passarem pela situação que passaram quando houve uma diminuição dos prestadores aqui na cidade, e principalmente, que o nosso cooperado tenha onde trabalhar”, enfatizou o médico.

Dúvidas ou Sugestões

Secretário revela que governador estuda trocar frota do estado pelo serviço de Uber

Em entrevista à rádio Clube de São João Batista, o Secretário de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Santa Catarina, Lucas Esmeraldino, revelou algumas ações futuras do governador, Carlos Moisés da Silva. O secretário destacou que estudos estão sendo realizados para substituir a frota de veículos das secretarias do estado por veículos do aplicativo Uber. Nesse caso, gastos como combustível,...
Continuar lendo...

Família de Biguaçu está entre as vítimas encontradas mortas no Chile

Cinco catarinenses estão entre os mortos encontrados na tarde desta quarta-feira (22) em um apartamento em Santiago, no Chile. As vítimas são um casal de Biguaçu, na Grande Florianópolis, os dois filhos - uma menina de 15 e um garoto de 13 - e outro catarinense que morava em São Paulo com a mulher. Eles teriam sido vítimas de um vazamento de gás. A identidade das vítimas ainda não foi confirmada. As...
Continuar lendo...

Drogas: ocorrências aumentaram 428%

Conforme dados repassados pela Polícia Civil de Santa Catarina desde o ano de 2008 até 2018 no Estado houve um aumento de 428% nas ocorrências de tráfico de drogas. Conforme a Secretaria de Estado da Segurança Pública os principais fatores que elevaram estes números foram o trabalho ostensivo das polícias no combate ao tráfico, o consumo que é o principal fomentador do mundo das drogas e também o aparelhamento...
Continuar lendo...