Alguém sempre é culpado no trânsito, diz instrutor

Em um acidente de trânsito não existe fatalidade e, sim, falta de atenção de algum envolvido. Alguém sempre falha. Palavras do instrutor de pilotagem Maicon Bertolini durante entrevista ao programa Rádio Revista Cidade de ontem, quinta-feira (18), da Rádio Cidade.

Ele apresentou dicas de como os motociclistas devem se portar nas ruas para evitar acidentes. Orientações que fazem, parte de um curso gratuito que a Mega Motos, da qual é gerente, ministra em empresas e entidades de Brusque e região.

Bertolini afirma que tem se surpreendido pela falta de conhecimento de muitos motociclistas quanto

“Cerca de 80% dos motocicletas, se perguntar qual freio utiliza, ele vai dizer que é o traseiro. Hoje, o freio que faz a parada da motocicleta é o freio dianteiro”, destaca ele.

O uso do capacete também é um item importante de se observar, afirma Bertolini. Muitos colocam, o item e não regulam a jugular, que prende o capacete à cabeça.

Além disso, o capacete deve ser trocado a cada três anos. Isso porque com o uso e os impactos, principalmente em acidentes, o isopor que faz parte do forro acaba comprimindo e não retorna mais à posição.

Outra dica que o instrutor dá é quanto ao transporte de caroneiros por motociclistas. O ideal é que o carona segure firme no corpo de quem conduz a moto. Nada de segurar em outra partes da moto, pois o condutor precisa conduzir o corpo da carona na mesma direção que o seu para manter a estabilidade da moto.

Além de instrutor de pilotagem, Bertolin é bombeiro voluntário e responsável pelo treinamento de policiais da ROCAM (Rondas Ostencivas Com Apoio de Motocicletas), da Políca Militar.

Dúvidas ou Sugestões

Tenda Natalina abre Natal Mágico de Guabiruba

Nesta sexta-feira, 29, a 2ª Tenda Natalina dará início à programação de Natal de Guabiruba. Serão dois dias com diversidade gastronômica, feira e apresentações artísticas em um ambiente arejado e decorado. Na sexta o evento será animado por Silvano Baron, Corais Infanto-Juvenis, Trio de Cítaras e Terno de Reis. No sábado, 30, sobem ao palco os artistas Lais Dalagnol e Rodrigo Kormann. Às...
Continuar lendo...

Steffen vence Águas Claras e conquista o Futsal Feminino

Num grande jogo, com bom público na Arena Brusque, a comunidade do Steffen se consagrou a campeã do futsal feminino dos Jogos Comunitários de Brusque/Troféu Havan. O duelo final acabou em 3 a 1 para a equipe, num jogo pegado e muito nervoso, o que fez com que a torcida de ambos os lados literalmente jogasse junto na arquibancada. Após bonita troca de passes, a camisa 10 do Steffen, Tauany Kerolin, tocou para as redes com 9 minutos e 30 segundos jogados. Mas...
Continuar lendo...

Comandante Geral PMSC afirma que o modelo cívico militar nas escolas deve ser implantado em 2020 ou 2021

Na tarde de quarta-feira (20) o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes esteve em Brusque. Ele participou de algumas atividades e também aproveitou o momento para falar sobre a implantação do modelo cívico militar nas escolas. Ele explicou que o projeto ainda está em analise. “Esse programa está na fase final de avaliação, e será ai que vamos considerar se ele inicia em 2020...
Continuar lendo...