Alguém sempre é culpado no trânsito, diz instrutor

Em um acidente de trânsito não existe fatalidade e, sim, falta de atenção de algum envolvido. Alguém sempre falha. Palavras do instrutor de pilotagem Maicon Bertolini durante entrevista ao programa Rádio Revista Cidade de ontem, quinta-feira (18), da Rádio Cidade.

Ele apresentou dicas de como os motociclistas devem se portar nas ruas para evitar acidentes. Orientações que fazem, parte de um curso gratuito que a Mega Motos, da qual é gerente, ministra em empresas e entidades de Brusque e região.

Bertolini afirma que tem se surpreendido pela falta de conhecimento de muitos motociclistas quanto

“Cerca de 80% dos motocicletas, se perguntar qual freio utiliza, ele vai dizer que é o traseiro. Hoje, o freio que faz a parada da motocicleta é o freio dianteiro”, destaca ele.

O uso do capacete também é um item importante de se observar, afirma Bertolini. Muitos colocam, o item e não regulam a jugular, que prende o capacete à cabeça.

Além disso, o capacete deve ser trocado a cada três anos. Isso porque com o uso e os impactos, principalmente em acidentes, o isopor que faz parte do forro acaba comprimindo e não retorna mais à posição.

Outra dica que o instrutor dá é quanto ao transporte de caroneiros por motociclistas. O ideal é que o carona segure firme no corpo de quem conduz a moto. Nada de segurar em outra partes da moto, pois o condutor precisa conduzir o corpo da carona na mesma direção que o seu para manter a estabilidade da moto.

Além de instrutor de pilotagem, Bertolin é bombeiro voluntário e responsável pelo treinamento de policiais da ROCAM (Rondas Ostencivas Com Apoio de Motocicletas), da Políca Militar.

Dúvidas ou Sugestões

Chuva e calor alerta pra risco de aumento nos casos de leptospirose

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta para o risco de aumento no número de casos de leptospirose durante os períodos chuvosos, especialmente no verão, época em que as fortes pancadas de chuva são freqüentes no estado. No ano passado, 262 casos de leptospirose foram confirmados em SC. Desses, sete acabaram indo a óbito. A maioria foi registrada em homens e a maior parte das contaminações aconteceu na área...
Continuar lendo...

Santos Dumont no Estadual Fraldinha e Mamadeira

As equipes do Clube Santos Dumont, de Brusque, participou neste último fim de semana da quinta etapa do Estadual Fraldinha e Mamadeira. Os jogos foram disputados na cidade de Itajaí. O melhor desempenho foi o da equipe Sub-8, que chegou à final da etapa, mas acabou derrotada pelo Xoxo10, de Jaraguá do Sul. O vice-campeonato mantém a equipe bem na classificação geral. O time é o terceiro colocado, com 30 pontos, somente três...
Continuar lendo...

IPVA 2020: pagamento em cota única para placas com final 2 termina segunda-feira

Proprietários de veículos com placas que terminam em 2, que optarem por pagar o IPVA em cota única, podem pagar o imposto até a próxima segunda-feira, 2 de março. Em 2020, os catarinenses estão pagando, em média, 2,4 % a menos de IPVA do que no ano passado. O índice representa a desvalorização dos veículos em relação a 2019 de acordo com a tabela Fipe (Fundação Instituto de...
Continuar lendo...